Qualidade de vida de estudantes de enfermagem de uma faculdade privada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/898 |
Resumo: | O presente estudo foi elaborado, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida dos estudantes no curso de Enfermagem de uma faculdade privada. Tem-se em vista que uma parte significante destes estudantes são trabalhadores da saúde, os quais enfrentam dupla ou tripla jornada de trabalho, chegam atrasados à faculdade e dormem durante as aulas. Estes fatos chamaram a atenção e ao mesmo tempo geraram preocupações quanto à qualidade de vida desses futuros profissionais. Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e um instrumento de coleta de dados complementares, contendo questões estruturadas. Resultou numa amostra de 192 (cento e noventa e dois) estudantes. O diagnóstico evidenciou que a maioria dos estudantes está “satisfeito” e “muito satisfeito” com a sua qualidade de vida, entretanto identificou a presença de vários problemas que necessitam de atenção dos educadores, já que o ensino do cuidado deve iniciar pelos protagonistas do processo de ensinar e aprender enfermagem. |
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Qualidade de vida de estudantes de enfermagem de uma faculdade privadaO presente estudo foi elaborado, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida dos estudantes no curso de Enfermagem de uma faculdade privada. Tem-se em vista que uma parte significante destes estudantes são trabalhadores da saúde, os quais enfrentam dupla ou tripla jornada de trabalho, chegam atrasados à faculdade e dormem durante as aulas. Estes fatos chamaram a atenção e ao mesmo tempo geraram preocupações quanto à qualidade de vida desses futuros profissionais. Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e um instrumento de coleta de dados complementares, contendo questões estruturadas. Resultou numa amostra de 192 (cento e noventa e dois) estudantes. O diagnóstico evidenciou que a maioria dos estudantes está “satisfeito” e “muito satisfeito” com a sua qualidade de vida, entretanto identificou a presença de vários problemas que necessitam de atenção dos educadores, já que o ensino do cuidado deve iniciar pelos protagonistas do processo de ensinar e aprender enfermagem.Editora Uningá2010-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/89810.46311/2318-0579.25.eUJ898Revista Uningá; Vol. 25 No. 1 (2010): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 25 n. 1 (2010): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v25i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/898/56910.46311/ru.v25i1.898.g569Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, EVERTON FERNANDOFERNANDES, MARIA IDALINA MARQUESCOCHI, ANA PAULA DA SILVA2019-10-01T21:14:12Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/898Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T21:14:12Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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O presente estudo foi elaborado, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida dos estudantes no curso de Enfermagem de uma faculdade privada. Tem-se em vista que uma parte significante destes estudantes são trabalhadores da saúde, os quais enfrentam dupla ou tripla jornada de trabalho, chegam atrasados à faculdade e dormem durante as aulas. Estes fatos chamaram a atenção e ao mesmo tempo geraram preocupações quanto à qualidade de vida desses futuros profissionais. Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e um instrumento de coleta de dados complementares, contendo questões estruturadas. Resultou numa amostra de 192 (cento e noventa e dois) estudantes. O diagnóstico evidenciou que a maioria dos estudantes está “satisfeito” e “muito satisfeito” com a sua qualidade de vida, entretanto identificou a presença de vários problemas que necessitam de atenção dos educadores, já que o ensino do cuidado deve iniciar pelos protagonistas do processo de ensinar e aprender enfermagem. |
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