QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Patrícia Vasconcelos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Meline ROSSETTO KRON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/14
Resumo: O termo “Qualidade de Vida (QV)” é de difícil definição por relacionar-se ao subjetivo, podendo sofrer variações de acordo com a pessoa, bem como com as circunstâncias que as permeiam. Por natureza, o docente está em contato com grande pluralidade de pessoas, o que já o expõe a um fator estressante, independente do cenário de imersão, seja público ou privado. A saúde física e mental do trabalhador pode ser modificada diante do ritmo de trabalho excessivo e de cobranças, que fomentam o desgaste dos profissionais desta área, o que pode interferir no seu comportamento profissional e/ou social. Neste contexto, o estudo teve como objetivo conhecer a produção científica disponível sobre a qualidade de vida dos profissionais docentes de enfermagem. O estudo é de revisão integrativa, qualitativo, baseado em dados da literatura científica publicados nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, no sítio da BVS e PubMed, selecionados a partir do DeCS e MeSH, com os descritores: “Qualidade de Vida” e “Docente de Enfermagem”. Foram selecionados cinco artigos para análise. Existe deficiência de publicações sobre a temática, tanto no contexto nacional quanto no internacional. Por unanimidade, os docentes referiram ter QV boa ou muito boa. O significado de QV foi relacionado como “equilíbrio da vida” e “boas condições de vida”. Alguns fatores mencionados como negativos, como o processo de trabalho e a carga horária do trabalho, interferem na QV, enquanto que a capacitação do docente, o relacionamento profissional e o reconhecimento da instituição são fatores favoráveis para o desenvolvimento da QV dos docentes.
id UNINGA-1_9a2caba46eda3df415c326331d3de343
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/14
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAqualidade de vidadocente de enfermagemensinoO termo “Qualidade de Vida (QV)” é de difícil definição por relacionar-se ao subjetivo, podendo sofrer variações de acordo com a pessoa, bem como com as circunstâncias que as permeiam. Por natureza, o docente está em contato com grande pluralidade de pessoas, o que já o expõe a um fator estressante, independente do cenário de imersão, seja público ou privado. A saúde física e mental do trabalhador pode ser modificada diante do ritmo de trabalho excessivo e de cobranças, que fomentam o desgaste dos profissionais desta área, o que pode interferir no seu comportamento profissional e/ou social. Neste contexto, o estudo teve como objetivo conhecer a produção científica disponível sobre a qualidade de vida dos profissionais docentes de enfermagem. O estudo é de revisão integrativa, qualitativo, baseado em dados da literatura científica publicados nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, no sítio da BVS e PubMed, selecionados a partir do DeCS e MeSH, com os descritores: “Qualidade de Vida” e “Docente de Enfermagem”. Foram selecionados cinco artigos para análise. Existe deficiência de publicações sobre a temática, tanto no contexto nacional quanto no internacional. Por unanimidade, os docentes referiram ter QV boa ou muito boa. O significado de QV foi relacionado como “equilíbrio da vida” e “boas condições de vida”. Alguns fatores mencionados como negativos, como o processo de trabalho e a carga horária do trabalho, interferem na QV, enquanto que a capacitação do docente, o relacionamento profissional e o reconhecimento da instituição são fatores favoráveis para o desenvolvimento da QV dos docentes.Editora Uningá2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1410.46311/2318-0579.54.eUJ14Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v54i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/14/45910.46311/ru.v54i1.14.g459Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Patrícia VasconcelosRodrigues, Meline ROSSETTO KRON2019-10-07T20:48:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/14Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T20:48:50Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Alves, Patrícia Vasconcelos
qualidade de vida
docente de enfermagem
ensino
title_short QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title_sort QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
author Alves, Patrícia Vasconcelos
author_facet Alves, Patrícia Vasconcelos
Rodrigues, Meline ROSSETTO KRON
author_role author
author2 Rodrigues, Meline ROSSETTO KRON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Patrícia Vasconcelos
Rodrigues, Meline ROSSETTO KRON
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade de vida
docente de enfermagem
ensino
topic qualidade de vida
docente de enfermagem
ensino
description O termo “Qualidade de Vida (QV)” é de difícil definição por relacionar-se ao subjetivo, podendo sofrer variações de acordo com a pessoa, bem como com as circunstâncias que as permeiam. Por natureza, o docente está em contato com grande pluralidade de pessoas, o que já o expõe a um fator estressante, independente do cenário de imersão, seja público ou privado. A saúde física e mental do trabalhador pode ser modificada diante do ritmo de trabalho excessivo e de cobranças, que fomentam o desgaste dos profissionais desta área, o que pode interferir no seu comportamento profissional e/ou social. Neste contexto, o estudo teve como objetivo conhecer a produção científica disponível sobre a qualidade de vida dos profissionais docentes de enfermagem. O estudo é de revisão integrativa, qualitativo, baseado em dados da literatura científica publicados nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, no sítio da BVS e PubMed, selecionados a partir do DeCS e MeSH, com os descritores: “Qualidade de Vida” e “Docente de Enfermagem”. Foram selecionados cinco artigos para análise. Existe deficiência de publicações sobre a temática, tanto no contexto nacional quanto no internacional. Por unanimidade, os docentes referiram ter QV boa ou muito boa. O significado de QV foi relacionado como “equilíbrio da vida” e “boas condições de vida”. Alguns fatores mencionados como negativos, como o processo de trabalho e a carga horária do trabalho, interferem na QV, enquanto que a capacitação do docente, o relacionamento profissional e o reconhecimento da instituição são fatores favoráveis para o desenvolvimento da QV dos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/14
10.46311/2318-0579.54.eUJ14
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/14
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.54.eUJ14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/14/459
10.46311/ru.v54i1.14.g459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v54i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042159435644928