O cuidador e o cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população. |
id |
UNINGA-1_9bfb4cdf982474083d56fd51d209ece8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/404 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidador e o cuidadoEste estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população.Editora Uningá2005-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/40410.46311/2318-0579.5.eUJ404Revista Uningá; Vol. 5 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 5 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v5i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/404/7010.46311/ru.v5i1.404.g70Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACEDO, JUICE ISHIEALVES, EVERTON FERNANDESCOCHI, ANA PAULA DA SILVA2019-10-01T16:44:25Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/404Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T16:44:25Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidador e o cuidado |
title |
O cuidador e o cuidado |
spellingShingle |
O cuidador e o cuidado MACEDO, JUICE ISHIE |
title_short |
O cuidador e o cuidado |
title_full |
O cuidador e o cuidado |
title_fullStr |
O cuidador e o cuidado |
title_full_unstemmed |
O cuidador e o cuidado |
title_sort |
O cuidador e o cuidado |
author |
MACEDO, JUICE ISHIE |
author_facet |
MACEDO, JUICE ISHIE ALVES, EVERTON FERNANDES COCHI, ANA PAULA DA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, EVERTON FERNANDES COCHI, ANA PAULA DA SILVA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, JUICE ISHIE ALVES, EVERTON FERNANDES COCHI, ANA PAULA DA SILVA |
description |
Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404 10.46311/2318-0579.5.eUJ404 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.5.eUJ404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404/70 10.46311/ru.v5i1.404.g70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 5 No. 1 (2005): Revista Uningá Revista Uningá; v. 5 n. 1 (2005): Revista Uningá 2318-0579 10.46311/ru.v5i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042160104636416 |