O cuidador e o cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, JUICE ISHIE
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: ALVES, EVERTON FERNANDES, COCHI, ANA PAULA DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404
Resumo: Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população.
id UNINGA-1_9bfb4cdf982474083d56fd51d209ece8
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/404
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O cuidador e o cuidadoEste estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população.Editora Uningá2005-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/40410.46311/2318-0579.5.eUJ404Revista Uningá; Vol. 5 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 5 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v5i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/404/7010.46311/ru.v5i1.404.g70Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACEDO, JUICE ISHIEALVES, EVERTON FERNANDESCOCHI, ANA PAULA DA SILVA2019-10-01T16:44:25Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/404Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T16:44:25Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O cuidador e o cuidado
title O cuidador e o cuidado
spellingShingle O cuidador e o cuidado
MACEDO, JUICE ISHIE
title_short O cuidador e o cuidado
title_full O cuidador e o cuidado
title_fullStr O cuidador e o cuidado
title_full_unstemmed O cuidador e o cuidado
title_sort O cuidador e o cuidado
author MACEDO, JUICE ISHIE
author_facet MACEDO, JUICE ISHIE
ALVES, EVERTON FERNANDES
COCHI, ANA PAULA DA SILVA
author_role author
author2 ALVES, EVERTON FERNANDES
COCHI, ANA PAULA DA SILVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, JUICE ISHIE
ALVES, EVERTON FERNANDES
COCHI, ANA PAULA DA SILVA
description Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta ao aluno doCurso de Enfermagem a fim de estabelecer a capacidade de utilizar umahomeostasia no processo do cuidar para o exercício da profissão e maiorinteração profissional-paciente. Realizou-se em sala de aula a elaboraçãode um plano de ensino direcionado aos alunos durante o processo deensino-aprendizagem. Observamos que durante o desenvolvimento daproposta, a avaliação não-formativa seria o ideal para o método criado,pois estimularia os alunos a pesquisar e retransmitir o tema em linguagemacessível e a perceberem a importância da homeostasia no processo docuidado. Além disso, nos deparamos com limitações durante aimplementação do tema, visto que não há muitos estudos elaboradosacerca do enfoque negativo relacionado ao tema. Portanto é relevante aimportância de inserirmos nas unidades de ensino de saúde os aspectosnegativos ao cuidador, impulsionando ao futuro profissional, odesenvolvimento de uma homeostasia no processo saúde-doença e,principalmente uma conscientização disseminada aos demais cuidadoresem saúde na população.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404
10.46311/2318-0579.5.eUJ404
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.5.eUJ404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/404/70
10.46311/ru.v5i1.404.g70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 5 No. 1 (2005): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 5 n. 1 (2005): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v5i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160104636416