Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/961 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo conhecer o histórico cronológicoda hidrocefalia, o desenvolvimento da sua fisiopatologia e tratamento, alémde investigar a metodologia educacional utilizada pela Associação NorteParanaense de Reabilitação – ANPR. Neste sentido realizaram-se pesquisasbibliográficas, levantamento de obras, visitas na instituição e coleta de dadosa partir de entrevistas com os profissionais e com uma família além deobservações do desenvolvimento de oito crianças. Verificou-se comoresultados que não há idade para o aluno ingressar e egressar na escola,realizam-se atividades teóricas, práticas e de reabilitação num período dequatro horas, as turmas são mistas, há uma rotina diária, a instituição possuium vasto espaço físico e salas de aula adaptadas, nas atividades dereabilitação os alunos são atendidos por profissionais de diversas áreas alémde acompanhamento médico, os docentes e profissionais de reabilitaçãoatuam em conjunto para melhor desenvolvimento dos discentes. A relação dafamília com a criança é exemplar e todos os alunos observados apresentamdéficit cognitivo e motor. Portanto se faz relevante que as pessoas comnecessidades especiais sejam valorizadas perante a sociedade e que a práticadocente seja planejada para atender a todos os discentes. |
id |
UNINGA-1_ca6ace9fe5279b03a3e824245a4d2ae6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/961 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PREste artigo tem como objetivo conhecer o histórico cronológicoda hidrocefalia, o desenvolvimento da sua fisiopatologia e tratamento, alémde investigar a metodologia educacional utilizada pela Associação NorteParanaense de Reabilitação – ANPR. Neste sentido realizaram-se pesquisasbibliográficas, levantamento de obras, visitas na instituição e coleta de dadosa partir de entrevistas com os profissionais e com uma família além deobservações do desenvolvimento de oito crianças. Verificou-se comoresultados que não há idade para o aluno ingressar e egressar na escola,realizam-se atividades teóricas, práticas e de reabilitação num período dequatro horas, as turmas são mistas, há uma rotina diária, a instituição possuium vasto espaço físico e salas de aula adaptadas, nas atividades dereabilitação os alunos são atendidos por profissionais de diversas áreas alémde acompanhamento médico, os docentes e profissionais de reabilitaçãoatuam em conjunto para melhor desenvolvimento dos discentes. A relação dafamília com a criança é exemplar e todos os alunos observados apresentamdéficit cognitivo e motor. Portanto se faz relevante que as pessoas comnecessidades especiais sejam valorizadas perante a sociedade e que a práticadocente seja planejada para atender a todos os discentes.Editora Uningá2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/96110.46311/2318-0579.29.eUJ961Revista Uningá; Vol. 29 No. 1 (2011): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 29 n. 1 (2011): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v29i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/961/62410.46311/ru.v29i1.961.g624Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, RENATA IANTASPIVATO, LEANDRO SILVA2019-10-01T21:37:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/961Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T21:37:56Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
title |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
spellingShingle |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR COSTA, RENATA IANTAS |
title_short |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
title_full |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
title_fullStr |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
title_full_unstemmed |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
title_sort |
Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR |
author |
COSTA, RENATA IANTAS |
author_facet |
COSTA, RENATA IANTAS PIVATO, LEANDRO SILVA |
author_role |
author |
author2 |
PIVATO, LEANDRO SILVA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, RENATA IANTAS PIVATO, LEANDRO SILVA |
description |
Este artigo tem como objetivo conhecer o histórico cronológicoda hidrocefalia, o desenvolvimento da sua fisiopatologia e tratamento, alémde investigar a metodologia educacional utilizada pela Associação NorteParanaense de Reabilitação – ANPR. Neste sentido realizaram-se pesquisasbibliográficas, levantamento de obras, visitas na instituição e coleta de dadosa partir de entrevistas com os profissionais e com uma família além deobservações do desenvolvimento de oito crianças. Verificou-se comoresultados que não há idade para o aluno ingressar e egressar na escola,realizam-se atividades teóricas, práticas e de reabilitação num período dequatro horas, as turmas são mistas, há uma rotina diária, a instituição possuium vasto espaço físico e salas de aula adaptadas, nas atividades dereabilitação os alunos são atendidos por profissionais de diversas áreas alémde acompanhamento médico, os docentes e profissionais de reabilitaçãoatuam em conjunto para melhor desenvolvimento dos discentes. A relação dafamília com a criança é exemplar e todos os alunos observados apresentamdéficit cognitivo e motor. Portanto se faz relevante que as pessoas comnecessidades especiais sejam valorizadas perante a sociedade e que a práticadocente seja planejada para atender a todos os discentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/961 10.46311/2318-0579.29.eUJ961 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/961 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.29.eUJ961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/961/624 10.46311/ru.v29i1.961.g624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 29 No. 1 (2011): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 29 n. 1 (2011): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v29i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042162176622592 |