Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, RENATA IANTAS
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PIVATO, LEANDRO SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/961
Resumo: Este artigo tem como objetivo conhecer o histórico cronológicoda hidrocefalia, o desenvolvimento da sua fisiopatologia e tratamento, alémde investigar a metodologia educacional utilizada pela Associação NorteParanaense de Reabilitação – ANPR. Neste sentido realizaram-se pesquisasbibliográficas, levantamento de obras, visitas na instituição e coleta de dadosa partir de entrevistas com os profissionais e com uma família além deobservações do desenvolvimento de oito crianças. Verificou-se comoresultados que não há idade para o aluno ingressar e egressar na escola,realizam-se atividades teóricas, práticas e de reabilitação num período dequatro horas, as turmas são mistas, há uma rotina diária, a instituição possuium vasto espaço físico e salas de aula adaptadas, nas atividades dereabilitação os alunos são atendidos por profissionais de diversas áreas alémde acompanhamento médico, os docentes e profissionais de reabilitaçãoatuam em conjunto para melhor desenvolvimento dos discentes. A relação dafamília com a criança é exemplar e todos os alunos observados apresentamdéficit cognitivo e motor. Portanto se faz relevante que as pessoas comnecessidades especiais sejam valorizadas perante a sociedade e que a práticadocente seja planejada para atender a todos os discentes.
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