A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1247 |
Resumo: | A proposta desta revisão sistemática foi de identificar asconcepções dos cuidados paliativos durante a graduaçãomédica. Foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Ibecs,Medline, Periódicos Capes e Scielo, sendo selecionados 14artigos, publicados no período de 2005 a 2015. O tema decuidados paliativos, apesar de estar em franco desenvolvimento,ainda é pouco abordado durante a graduação e após-graduação médica, fazendo com que o estudante sesinta despreparado para introduzir os CP na prática médica.A formação médica prepara o aluno visando o processode tratamento, reabilitação e cura do doente, distanciando-o dos aspectos sociais, espirituais e psicológicos.Torna-se necessário abordar os cuidados paliativos durantea graduação médica, seja por meio de disciplinas específicas,ou indiretamente através de ligas, cursos e palestras, osquais demonstram ser muito bem aproveitados pelos alunos,já que é comprovado que estes são receptivos a abordagenshumanísticas. |
id |
UNINGA-1_dcf67888089b8aa259609bc971f04bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1247 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVELA proposta desta revisão sistemática foi de identificar asconcepções dos cuidados paliativos durante a graduaçãomédica. Foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Ibecs,Medline, Periódicos Capes e Scielo, sendo selecionados 14artigos, publicados no período de 2005 a 2015. O tema decuidados paliativos, apesar de estar em franco desenvolvimento,ainda é pouco abordado durante a graduação e após-graduação médica, fazendo com que o estudante sesinta despreparado para introduzir os CP na prática médica.A formação médica prepara o aluno visando o processode tratamento, reabilitação e cura do doente, distanciando-o dos aspectos sociais, espirituais e psicológicos.Torna-se necessário abordar os cuidados paliativos durantea graduação médica, seja por meio de disciplinas específicas,ou indiretamente através de ligas, cursos e palestras, osquais demonstram ser muito bem aproveitados pelos alunos,já que é comprovado que estes são receptivos a abordagenshumanísticas.Editora Uningá2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/124710.46311/2318-0579.46.eUJ1247Revista Uningá; Vol. 46 No. 1 (2015): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 46 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v46i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1247/86910.46311/ru.v46i1.1247.g869Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MORAIS, ALLISON RUAN GATOVIANA, LETÍCIA FRANCISQUINI DE SOUZADE CAMARGO, ALISON PEREIRADUTRA, FERNANDO DE OLIVEIRA2019-10-04T16:49:55Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1247Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T16:49:55Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
title |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL DE MORAIS, ALLISON RUAN GATO |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PALIATIVISTA NO CURRÍCULO MÉDICO BRASILEIRO: QUANDO O CURAR NÃO É POSSÍVEL |
author |
DE MORAIS, ALLISON RUAN GATO |
author_facet |
DE MORAIS, ALLISON RUAN GATO VIANA, LETÍCIA FRANCISQUINI DE SOUZA DE CAMARGO, ALISON PEREIRA DUTRA, FERNANDO DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
VIANA, LETÍCIA FRANCISQUINI DE SOUZA DE CAMARGO, ALISON PEREIRA DUTRA, FERNANDO DE OLIVEIRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE MORAIS, ALLISON RUAN GATO VIANA, LETÍCIA FRANCISQUINI DE SOUZA DE CAMARGO, ALISON PEREIRA DUTRA, FERNANDO DE OLIVEIRA |
description |
A proposta desta revisão sistemática foi de identificar asconcepções dos cuidados paliativos durante a graduaçãomédica. Foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Ibecs,Medline, Periódicos Capes e Scielo, sendo selecionados 14artigos, publicados no período de 2005 a 2015. O tema decuidados paliativos, apesar de estar em franco desenvolvimento,ainda é pouco abordado durante a graduação e após-graduação médica, fazendo com que o estudante sesinta despreparado para introduzir os CP na prática médica.A formação médica prepara o aluno visando o processode tratamento, reabilitação e cura do doente, distanciando-o dos aspectos sociais, espirituais e psicológicos.Torna-se necessário abordar os cuidados paliativos durantea graduação médica, seja por meio de disciplinas específicas,ou indiretamente através de ligas, cursos e palestras, osquais demonstram ser muito bem aproveitados pelos alunos,já que é comprovado que estes são receptivos a abordagenshumanísticas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1247 10.46311/2318-0579.46.eUJ1247 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1247 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.46.eUJ1247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1247/869 10.46311/ru.v46i1.1247.g869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 46 No. 1 (2015): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 46 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v46i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042163618414592 |