DELINEAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS DO SISTEMA DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) MARINGÁ-PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1285 |
Resumo: | O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foicriado com a finalidade de ser a porta de entrada paraurgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS).O objetivo deste trabalho consistiu em traçar o perfil epidemiológicodos atendimentos pré-hospitalares do SAMUda cidade de Maringá-PR. A coleta de informações se deu apartir do software gerenciador de dados da base do serviço,que deu origem a um estudo descritivo, quantitativo e decorte transversal. Foram obtidos dados de atendimentos doperíodo de Julho de 2013 à Junho de 2015 (24 meses), nototal de 68.892 atendimentos, dos quais a maior parte é dogênero masculino; as causas clínicas foram o tipo de ocorrênciaspredominante, seguido pelas causas externas;apresentou tempo de resposta média de 34 minutos e 50segundos; os dias úteis apresentaram maior quantidade dechamadas durante o período diurno enquanto nos finais desemana destacam-se as madrugadas. Os resultados permitemum melhor gerenciamento dos recursos de saúde, coma inovação tecnológica mostrando ser uma grande aliadana análise dos atendimentos. Ela tornará possível uma boaautoavaliação e identificação de acertos e erros no sistemado serviço pré-hospitalar |
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DELINEAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS DO SISTEMA DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) MARINGÁ-PRO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foicriado com a finalidade de ser a porta de entrada paraurgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS).O objetivo deste trabalho consistiu em traçar o perfil epidemiológicodos atendimentos pré-hospitalares do SAMUda cidade de Maringá-PR. A coleta de informações se deu apartir do software gerenciador de dados da base do serviço,que deu origem a um estudo descritivo, quantitativo e decorte transversal. Foram obtidos dados de atendimentos doperíodo de Julho de 2013 à Junho de 2015 (24 meses), nototal de 68.892 atendimentos, dos quais a maior parte é dogênero masculino; as causas clínicas foram o tipo de ocorrênciaspredominante, seguido pelas causas externas;apresentou tempo de resposta média de 34 minutos e 50segundos; os dias úteis apresentaram maior quantidade dechamadas durante o período diurno enquanto nos finais desemana destacam-se as madrugadas. Os resultados permitemum melhor gerenciamento dos recursos de saúde, coma inovação tecnológica mostrando ser uma grande aliadana análise dos atendimentos. Ela tornará possível uma boaautoavaliação e identificação de acertos e erros no sistemado serviço pré-hospitalarEditora Uningá2016-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/128510.46311/2318-0579.48.eUJ1285Revista Uningá; Vol. 48 No. 1 (2016): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 48 n. 1 (2016): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v48i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1285/90510.46311/ru.v48i1.1285.g905Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSEYBOTH, MARCEL DE PAULAASSADA, VITOR KEYDANIELLI, VINICIUS REBOLA2019-10-04T17:21:53Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1285Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T17:21:53Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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