A expressão de violência no idiomatismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, VICENTE
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/921
Resumo: As crianças, durante o processo de aquisição da linguagem,aprendem e memorizam formas simbólicas de violência através depalavras, frases e fraseologias de sua língua materna. Na fase adulta,recorremos, graças à memória episódica, às expressões idiomáticas emdiversos contextos de uso da língua. Como os adultos, então, interpretamas expressões idiomáticas? Que tipo de compreensão as crianças, naprimeira infância, têm das expressões idiomáticas do tipo “chutar o pauda barraca”, “entrar no pau”, “meter o pau (em)” e “mostrar com quantospaus se faz uma canoa”? O presente artigo procura responder a estasindagações que inquietam educadores, psicólogos e pais. Dados coletadosda fraseologia popular apontam que os significados dados às expressõesidiomáticas não são arbitrários, mas têm base metafórica que decorre deesquemas de imagens e movimentos que emergem a partir de nossasexperiências corpóreas armazenadas em nossa memória episódica.
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