IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506 |
Resumo: | O processo de envelhecimento ocasiona modificações biopsicossociais no indivíduo, que estão associadas à fragilidade. Com isso, muitas doenças podem surgir e gerar limitações ao idoso. É nesse cenário que os profissionais da saúde estão inseridos a fim de promover a saúde do idoso e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo como preconizado nas políticas públicas de saúde. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem ao desenvolverem atividades de educação em saúde para idosas. Este é um estudo do tipo descritivo, a partir de um relato de experiência de um projeto de Educação em Saúde, que ocorreu nos meses de maio e junho de 2018 no CRAS. O grupo era predominantemente de mulheres que tiveram o interesse em participar e, em média, 17 idosas compareceram a cada encontro. A experiência contribuiu no desenvolvimento de habilidades de comunicação e educação em saúde para as acadêmicas. Dessa forma, conclui-se que o modelo utilizado de roda de conversa estabelece uma relação de atendimento integral, constrói vínculos de confiança a partir do conhecimento das histórias de vida e da visão de mundo das idosas e permite, ainda, abordar, de forma educativa, os conteúdos acerca das principais doenças da faixa etária, orientando sobre a promoção e a prevenção destas. Os grupos que promovem a educação em saúde beneficiam os idosos, que passam a promover o autocuidado. |
id |
UNINGA-1_e730f7afea184ee747d1c62fcc4b6ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/3506 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALAssistência a idososEducação em saúdePromoção da saúdeSaúdeIdososAcadêmicas de enfermagemO processo de envelhecimento ocasiona modificações biopsicossociais no indivíduo, que estão associadas à fragilidade. Com isso, muitas doenças podem surgir e gerar limitações ao idoso. É nesse cenário que os profissionais da saúde estão inseridos a fim de promover a saúde do idoso e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo como preconizado nas políticas públicas de saúde. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem ao desenvolverem atividades de educação em saúde para idosas. Este é um estudo do tipo descritivo, a partir de um relato de experiência de um projeto de Educação em Saúde, que ocorreu nos meses de maio e junho de 2018 no CRAS. O grupo era predominantemente de mulheres que tiveram o interesse em participar e, em média, 17 idosas compareceram a cada encontro. A experiência contribuiu no desenvolvimento de habilidades de comunicação e educação em saúde para as acadêmicas. Dessa forma, conclui-se que o modelo utilizado de roda de conversa estabelece uma relação de atendimento integral, constrói vínculos de confiança a partir do conhecimento das histórias de vida e da visão de mundo das idosas e permite, ainda, abordar, de forma educativa, os conteúdos acerca das principais doenças da faixa etária, orientando sobre a promoção e a prevenção destas. Os grupos que promovem a educação em saúde beneficiam os idosos, que passam a promover o autocuidado.Editora Uningá2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/350610.46311/2318-0579.58.eUJ3506Revista Uningá; Vol. 58 (2021); eUJ3506Revista Uningá; v. 58 (2021); eUJ35062318-057910.46311/ru.v58i0reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporenghttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506/2347https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506/234810.46311/ru.v58i0.3506.g234710.46311/ru.v58i0.3506.g2348Copyright (c) 2021 UNINGÁ JOURNALinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Paula FernandesGusmão, Carolina Sant'AnnaJanuária, Isabelle de SouzaSouza, Myllene Aparecida Leite deTakeshita, Isabela Mie2023-10-20T18:43:58Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/3506Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2023-10-20T18:43:58Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
title |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
spellingShingle |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL de Souza, Paula Fernandes Assistência a idosos Educação em saúde Promoção da saúde Saúde Idosos Acadêmicas de enfermagem |
title_short |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
title_full |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
title_fullStr |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
title_full_unstemmed |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
title_sort |
IDOSAS E ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM CONVERSA SOBRE SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
author |
de Souza, Paula Fernandes |
author_facet |
de Souza, Paula Fernandes Gusmão, Carolina Sant'Anna Januária, Isabelle de Souza Souza, Myllene Aparecida Leite de Takeshita, Isabela Mie |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Carolina Sant'Anna Januária, Isabelle de Souza Souza, Myllene Aparecida Leite de Takeshita, Isabela Mie |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Paula Fernandes Gusmão, Carolina Sant'Anna Januária, Isabelle de Souza Souza, Myllene Aparecida Leite de Takeshita, Isabela Mie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência a idosos Educação em saúde Promoção da saúde Saúde Idosos Acadêmicas de enfermagem |
topic |
Assistência a idosos Educação em saúde Promoção da saúde Saúde Idosos Acadêmicas de enfermagem |
description |
O processo de envelhecimento ocasiona modificações biopsicossociais no indivíduo, que estão associadas à fragilidade. Com isso, muitas doenças podem surgir e gerar limitações ao idoso. É nesse cenário que os profissionais da saúde estão inseridos a fim de promover a saúde do idoso e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo como preconizado nas políticas públicas de saúde. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem ao desenvolverem atividades de educação em saúde para idosas. Este é um estudo do tipo descritivo, a partir de um relato de experiência de um projeto de Educação em Saúde, que ocorreu nos meses de maio e junho de 2018 no CRAS. O grupo era predominantemente de mulheres que tiveram o interesse em participar e, em média, 17 idosas compareceram a cada encontro. A experiência contribuiu no desenvolvimento de habilidades de comunicação e educação em saúde para as acadêmicas. Dessa forma, conclui-se que o modelo utilizado de roda de conversa estabelece uma relação de atendimento integral, constrói vínculos de confiança a partir do conhecimento das histórias de vida e da visão de mundo das idosas e permite, ainda, abordar, de forma educativa, os conteúdos acerca das principais doenças da faixa etária, orientando sobre a promoção e a prevenção destas. Os grupos que promovem a educação em saúde beneficiam os idosos, que passam a promover o autocuidado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506 10.46311/2318-0579.58.eUJ3506 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.58.eUJ3506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506/2347 https://revista.uninga.br/uninga/article/view/3506/2348 10.46311/ru.v58i0.3506.g2347 10.46311/ru.v58i0.3506.g2348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 UNINGÁ JOURNAL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 UNINGÁ JOURNAL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 58 (2021); eUJ3506 Revista Uningá; v. 58 (2021); eUJ3506 2318-0579 10.46311/ru.v58i0 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042158744633344 |