IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kátia Cristina de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2777
Resumo: RESUMO O número de idosos no mundo vem crescendo nas últimas décadas. Contudo, o aumento da expectativa de vida vem sendo acompanhada de um declínio do estado de saúde físico e mental, presença de múltiplas doenças, perda de independência e autonomia, limitações socioeconômicas e ambientais, restringindo a capacidade funcional dos idosos, implicando na falta de mobilidade. Este estudo teve por objetivo apresentar as alterações morfofuncionais decorrentes do imobilismo em indivíduos idosos. A proposta foi realizar uma revisão bibliográfica baseada em documentos que abordassem o assunto. Foi realizado um levantamento da literatura, buscando documentos nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), SCIELO (biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online), PUBMED (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: comorbidade, idoso, imobilização e repouso em cama. Os documentos foram selecionados utilizando os seguintes critérios de inclusão: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que abordassem o tema, sendo publicados entre os anos de 2008 a 2018, indexados nas bases de dados supracitados, disponíveis na íntegra e nos idiomas português e inglês. Com este estudo pode-se verificar que o repouso no leito por período prolongado, acarreta efeitos deletérios nos diversos sistemas do corpo humano, colocando os idosos em risco para uma série de consequências negativas em níveis fisiológico e psicológico, sendo que estes aspectos afetam sua saúde, bem-estar e a qualidade de vida, além da interação social. Palavras-chave: Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.
id UNINGA-1_f8a1bd7127e812d2baab08cd5a661057
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2777
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADEComorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.SAÚDE DO IDOSORESUMO O número de idosos no mundo vem crescendo nas últimas décadas. Contudo, o aumento da expectativa de vida vem sendo acompanhada de um declínio do estado de saúde físico e mental, presença de múltiplas doenças, perda de independência e autonomia, limitações socioeconômicas e ambientais, restringindo a capacidade funcional dos idosos, implicando na falta de mobilidade. Este estudo teve por objetivo apresentar as alterações morfofuncionais decorrentes do imobilismo em indivíduos idosos. A proposta foi realizar uma revisão bibliográfica baseada em documentos que abordassem o assunto. Foi realizado um levantamento da literatura, buscando documentos nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), SCIELO (biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online), PUBMED (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: comorbidade, idoso, imobilização e repouso em cama. Os documentos foram selecionados utilizando os seguintes critérios de inclusão: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que abordassem o tema, sendo publicados entre os anos de 2008 a 2018, indexados nas bases de dados supracitados, disponíveis na íntegra e nos idiomas português e inglês. Com este estudo pode-se verificar que o repouso no leito por período prolongado, acarreta efeitos deletérios nos diversos sistemas do corpo humano, colocando os idosos em risco para uma série de consequências negativas em níveis fisiológico e psicológico, sendo que estes aspectos afetam sua saúde, bem-estar e a qualidade de vida, além da interação social. Palavras-chave: Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.Editora Uningá2019-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/277710.46311/2318-0579.56.eUJ2777Revista Uningá; Vol. 56 No. S4 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Fisioterapia; 77-92Revista Uningá; v. 56 n. S4 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Fisioterapia; 77-922318-057910.46311/ru.v56iS4reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2777/194810.46311/ru.v56iS4.2777.g1948Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Kátia Cristina deBertolini, Sônia Maria Marques Gomes2019-04-06T17:57:23Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2777Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-04-06T17:57:23Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
title IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
spellingShingle IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
Souza, Kátia Cristina de
Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.
SAÚDE DO IDOSO
title_short IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
title_full IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
title_fullStr IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
title_full_unstemmed IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
title_sort IMPACTOS MORFOFUNCIONAIS DA IMOBILIDADE PROLONGADA NA TERCEIRA IDADE
author Souza, Kátia Cristina de
author_facet Souza, Kátia Cristina de
Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kátia Cristina de
Bertolini, Sônia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.
SAÚDE DO IDOSO
topic Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.
SAÚDE DO IDOSO
description RESUMO O número de idosos no mundo vem crescendo nas últimas décadas. Contudo, o aumento da expectativa de vida vem sendo acompanhada de um declínio do estado de saúde físico e mental, presença de múltiplas doenças, perda de independência e autonomia, limitações socioeconômicas e ambientais, restringindo a capacidade funcional dos idosos, implicando na falta de mobilidade. Este estudo teve por objetivo apresentar as alterações morfofuncionais decorrentes do imobilismo em indivíduos idosos. A proposta foi realizar uma revisão bibliográfica baseada em documentos que abordassem o assunto. Foi realizado um levantamento da literatura, buscando documentos nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), SCIELO (biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online), PUBMED (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: comorbidade, idoso, imobilização e repouso em cama. Os documentos foram selecionados utilizando os seguintes critérios de inclusão: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que abordassem o tema, sendo publicados entre os anos de 2008 a 2018, indexados nas bases de dados supracitados, disponíveis na íntegra e nos idiomas português e inglês. Com este estudo pode-se verificar que o repouso no leito por período prolongado, acarreta efeitos deletérios nos diversos sistemas do corpo humano, colocando os idosos em risco para uma série de consequências negativas em níveis fisiológico e psicológico, sendo que estes aspectos afetam sua saúde, bem-estar e a qualidade de vida, além da interação social. Palavras-chave: Comorbidade. Idoso. Imobilização. Repouso em cama.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2777
10.46311/2318-0579.56.eUJ2777
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2777
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ2777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2777/1948
10.46311/ru.v56iS4.2777.g1948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. S4 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Fisioterapia; 77-92
Revista Uningá; v. 56 n. S4 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Fisioterapia; 77-92
2318-0579
10.46311/ru.v56iS4
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042165505851392