O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elizama Franciane da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Patrícia Alessandra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/444
Resumo: O presente estudo tenciona retratar o sofrimento psíquico causado pelo racismo e procura descrever o seu impacto na subjetividade. De fato, sabe-se que, com a abolição da escravatura em 1888, através da Lei Áurea, os escravos foram libertados, porém apesar de estarem livres, não possuíam meios para reconstruírem suas vidas. Constata-se que, mesmo como ex-escravos, os negros passaram a constituir um grupo de população com direitos fundamentais privados, sofrendo preconceito e segregação. Dessa forma, esta pesquisa também aborda o ensino da cultura africana e indígena, na escola, buscando eliminar ou na melhor das hipóteses, minimizar o racismo. Assim, o racismo aparece camuflado nas práticas da sociedade, porém ele é a face grotesca do sistema capitalista. O método utilizado neste artigo caracteriza-se por ser um estudo de revisão de literatura, permitindo a criação de novos conhecimentos e saberes sobre o tema em questão. Como resultado deste exame, é imprescindível destacar que a subjetividade é afetada devido à discriminação racial, causando um intenso sofrimento psíquico na vítima. Sendo assim, a subjetividade é singular. Cada pessoa expressa medos, emoções, fracassos, perdas e/ou vitórias, de forma peculiar. Portanto, cada indivíduo constitui parte de uma única raça: a Humana. A conclusão dessa pesquisa torna necessário um país que lute pelos direitos humanos, proporcionando a igualdade entre todos os cidadãos, com o objetivo de um Brasil justo e equânime.
id UNINGA-1_faca20e2220e2ecff728491d009aa245
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/444
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADENegro, racismo, sofrimento psíquico, subjetividade, Raça.O presente estudo tenciona retratar o sofrimento psíquico causado pelo racismo e procura descrever o seu impacto na subjetividade. De fato, sabe-se que, com a abolição da escravatura em 1888, através da Lei Áurea, os escravos foram libertados, porém apesar de estarem livres, não possuíam meios para reconstruírem suas vidas. Constata-se que, mesmo como ex-escravos, os negros passaram a constituir um grupo de população com direitos fundamentais privados, sofrendo preconceito e segregação. Dessa forma, esta pesquisa também aborda o ensino da cultura africana e indígena, na escola, buscando eliminar ou na melhor das hipóteses, minimizar o racismo. Assim, o racismo aparece camuflado nas práticas da sociedade, porém ele é a face grotesca do sistema capitalista. O método utilizado neste artigo caracteriza-se por ser um estudo de revisão de literatura, permitindo a criação de novos conhecimentos e saberes sobre o tema em questão. Como resultado deste exame, é imprescindível destacar que a subjetividade é afetada devido à discriminação racial, causando um intenso sofrimento psíquico na vítima. Sendo assim, a subjetividade é singular. Cada pessoa expressa medos, emoções, fracassos, perdas e/ou vitórias, de forma peculiar. Portanto, cada indivíduo constitui parte de uma única raça: a Humana. A conclusão dessa pesquisa torna necessário um país que lute pelos direitos humanos, proporcionando a igualdade entre todos os cidadãos, com o objetivo de um Brasil justo e equânime.Editora Uningá2019-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/44410.46311/2318-0579.56.eUJ444Revista Uningá; Vol. 56 No. 1 (2019): Revista UNINGÁ; 114-130Revista Uningá; v. 56 n. 1 (2019): Revista UNINGÁ; 114-1302318-057910.46311/ru.v56i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/444/188910.46311/ru.v56i1.444.g1889Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elizama Franciane daOliveira, Patrícia Alessandra de2019-03-12T22:59:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/444Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-12T22:59:50Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
title O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
spellingShingle O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
Costa, Elizama Franciane da
Negro, racismo, sofrimento psíquico, subjetividade, Raça.
title_short O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
title_full O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
title_fullStr O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
title_full_unstemmed O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
title_sort O SOFRIMENTO PSÍQUICO CAUSADO PELO RACISMO E O SEU IMPACTO NA SUBJETIVIDADE
author Costa, Elizama Franciane da
author_facet Costa, Elizama Franciane da
Oliveira, Patrícia Alessandra de
author_role author
author2 Oliveira, Patrícia Alessandra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elizama Franciane da
Oliveira, Patrícia Alessandra de
dc.subject.por.fl_str_mv Negro, racismo, sofrimento psíquico, subjetividade, Raça.
topic Negro, racismo, sofrimento psíquico, subjetividade, Raça.
description O presente estudo tenciona retratar o sofrimento psíquico causado pelo racismo e procura descrever o seu impacto na subjetividade. De fato, sabe-se que, com a abolição da escravatura em 1888, através da Lei Áurea, os escravos foram libertados, porém apesar de estarem livres, não possuíam meios para reconstruírem suas vidas. Constata-se que, mesmo como ex-escravos, os negros passaram a constituir um grupo de população com direitos fundamentais privados, sofrendo preconceito e segregação. Dessa forma, esta pesquisa também aborda o ensino da cultura africana e indígena, na escola, buscando eliminar ou na melhor das hipóteses, minimizar o racismo. Assim, o racismo aparece camuflado nas práticas da sociedade, porém ele é a face grotesca do sistema capitalista. O método utilizado neste artigo caracteriza-se por ser um estudo de revisão de literatura, permitindo a criação de novos conhecimentos e saberes sobre o tema em questão. Como resultado deste exame, é imprescindível destacar que a subjetividade é afetada devido à discriminação racial, causando um intenso sofrimento psíquico na vítima. Sendo assim, a subjetividade é singular. Cada pessoa expressa medos, emoções, fracassos, perdas e/ou vitórias, de forma peculiar. Portanto, cada indivíduo constitui parte de uma única raça: a Humana. A conclusão dessa pesquisa torna necessário um país que lute pelos direitos humanos, proporcionando a igualdade entre todos os cidadãos, com o objetivo de um Brasil justo e equânime.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/444
10.46311/2318-0579.56.eUJ444
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/444
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/444/1889
10.46311/ru.v56i1.444.g1889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. 1 (2019): Revista UNINGÁ; 114-130
Revista Uningá; v. 56 n. 1 (2019): Revista UNINGÁ; 114-130
2318-0579
10.46311/ru.v56i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160442277888