FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL, FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964
Resumo: O freio lingual, ou frênulo, é uma estrutura anatômica relevanteno ato da sucção, fala e alimentação. Às vezes, podeapresentar alterações em seu tamanho, podendo restringirsua mobilidade e outras tarefas da língua. A fusão completaou parcial da língua no assoalho da boca é designada comoanquiloglossia. Quando indicada, a técnica da frenotomia éum tratamento efetivo. O objetivo deste trabalho foi apresentarum caso clínico de frenotomia lingual em um bebêde 38 dias de idade, gênero masculino, atendido na ClínicaIntegrada de Odontopediatria e Ortodontia do CentroUniversitário Ingá – Uningá, vindo indicado por uma fonoaudióloga.Após a anamnese e exame clínico pelo odontólogo,recebeu o diagnóstico de anquiloglossia (com frênulocurto) sendo elaborado um planejamento cirúrgico pelatécnica da frenotomia. Após a cirurgia, imediatamente opaciente apresentou melhora na amamentação, que é diretamenterelacionada com as funções de sucção e deglutiçãocoordenadas com a respiração, sendo imprescindível a participaçãodos movimentos da língua. A frenotomia é umatécnica pouco invasiva, com expectativa de dorpós-operatória leve, indicando-se assim a amamentaçãonão-nutritiva ou mesmo artificial imediata aopós-operatório. Esta técnica cirúrgica é eficiente para melhorara postura, a mobilidade da língua e suas funções.
id UNINGA-2_44e80be591f5cf3c420756672c2b4e6d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1964
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊO freio lingual, ou frênulo, é uma estrutura anatômica relevanteno ato da sucção, fala e alimentação. Às vezes, podeapresentar alterações em seu tamanho, podendo restringirsua mobilidade e outras tarefas da língua. A fusão completaou parcial da língua no assoalho da boca é designada comoanquiloglossia. Quando indicada, a técnica da frenotomia éum tratamento efetivo. O objetivo deste trabalho foi apresentarum caso clínico de frenotomia lingual em um bebêde 38 dias de idade, gênero masculino, atendido na ClínicaIntegrada de Odontopediatria e Ortodontia do CentroUniversitário Ingá – Uningá, vindo indicado por uma fonoaudióloga.Após a anamnese e exame clínico pelo odontólogo,recebeu o diagnóstico de anquiloglossia (com frênulocurto) sendo elaborado um planejamento cirúrgico pelatécnica da frenotomia. Após a cirurgia, imediatamente opaciente apresentou melhora na amamentação, que é diretamenterelacionada com as funções de sucção e deglutiçãocoordenadas com a respiração, sendo imprescindível a participaçãodos movimentos da língua. A frenotomia é umatécnica pouco invasiva, com expectativa de dorpós-operatória leve, indicando-se assim a amamentaçãonão-nutritiva ou mesmo artificial imediata aopós-operatório. Esta técnica cirúrgica é eficiente para melhorara postura, a mobilidade da língua e suas funções.Editora Uningá2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964Uningá Review ; Vol. 29 No. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964/1560Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessBISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSOGIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHELFRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA2019-10-09T22:18:23Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1964Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:18:23UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
title FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
spellingShingle FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
BISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSO
title_short FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
title_full FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
title_fullStr FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
title_full_unstemmed FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
title_sort FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊ
author BISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSO
author_facet BISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSO
GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
author_role author
author2 GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BISTAFFA, ALISSON GABRIEL IDELFONSO
GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
description O freio lingual, ou frênulo, é uma estrutura anatômica relevanteno ato da sucção, fala e alimentação. Às vezes, podeapresentar alterações em seu tamanho, podendo restringirsua mobilidade e outras tarefas da língua. A fusão completaou parcial da língua no assoalho da boca é designada comoanquiloglossia. Quando indicada, a técnica da frenotomia éum tratamento efetivo. O objetivo deste trabalho foi apresentarum caso clínico de frenotomia lingual em um bebêde 38 dias de idade, gênero masculino, atendido na ClínicaIntegrada de Odontopediatria e Ortodontia do CentroUniversitário Ingá – Uningá, vindo indicado por uma fonoaudióloga.Após a anamnese e exame clínico pelo odontólogo,recebeu o diagnóstico de anquiloglossia (com frênulocurto) sendo elaborado um planejamento cirúrgico pelatécnica da frenotomia. Após a cirurgia, imediatamente opaciente apresentou melhora na amamentação, que é diretamenterelacionada com as funções de sucção e deglutiçãocoordenadas com a respiração, sendo imprescindível a participaçãodos movimentos da língua. A frenotomia é umatécnica pouco invasiva, com expectativa de dorpós-operatória leve, indicando-se assim a amamentaçãonão-nutritiva ou mesmo artificial imediata aopós-operatório. Esta técnica cirúrgica é eficiente para melhorara postura, a mobilidade da língua e suas funções.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1964/1560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214587596800