PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, MARIELE ROZARIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, EDINEI APARECIDO FURQUIM, CASTILHO, ANA CAROLINA BRITTO, FILHO, FERNANDO CASTRO VIEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764
Resumo: Os métodos e as ferramentas da qualidade oferecem controles simples de aplicação que podem otimizar e potencializar resultados. Este artigo aplica a metodologia da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação em conjunto com métodos e ferramentas da qualidade para estudo e avaliação dos dados de uma empresa de facção industrial da região de Maringá. A facção industrial está inserida no macro sistema da cadeia têxtil, que no ramo dos confeccionados delegando a etapa de montagem das peças, a partir da função costurar, à terceiros. Em uma primeira avaliação, na empresa estudo de caso, foi possível identificar que a mesma já apresenta o uso de uma ferramenta da qualidade, a inspeção. O objetivo é aprofundar os conhecimentos a respeito do processo da empresa, identificando oportunidades de melhorias com potencial de redução de custos e otimização de ganhos causados por problemas qualitativos, bem como melhorar a satisfação dos clientes que poderá ser percebida após a implantação dos controles de qualidade. A problemática inicial foi a partir da redução do volume de produção, medidos em peças, e o lead time de produção, medidos em dias corridos, que não atendem ao desejado. Para tanto foi aplicada a metodologia do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act / Planejar, Fazer, Verificar e Agir) com base nas fases do método gerencial MASP (Método de Solução e Análise de Problemas). A fase Planejar foi cumprida com a realização do diagrama SIPOC, mapeamento do processo, FMEA, Gráfico de Pareto e método dos 5 Porquês, em conjunto.
id UNINGA-2_6170fe8c87fbdf48bc5ea95db93f3a26
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/764
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADEEngenharia civilOs métodos e as ferramentas da qualidade oferecem controles simples de aplicação que podem otimizar e potencializar resultados. Este artigo aplica a metodologia da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação em conjunto com métodos e ferramentas da qualidade para estudo e avaliação dos dados de uma empresa de facção industrial da região de Maringá. A facção industrial está inserida no macro sistema da cadeia têxtil, que no ramo dos confeccionados delegando a etapa de montagem das peças, a partir da função costurar, à terceiros. Em uma primeira avaliação, na empresa estudo de caso, foi possível identificar que a mesma já apresenta o uso de uma ferramenta da qualidade, a inspeção. O objetivo é aprofundar os conhecimentos a respeito do processo da empresa, identificando oportunidades de melhorias com potencial de redução de custos e otimização de ganhos causados por problemas qualitativos, bem como melhorar a satisfação dos clientes que poderá ser percebida após a implantação dos controles de qualidade. A problemática inicial foi a partir da redução do volume de produção, medidos em peças, e o lead time de produção, medidos em dias corridos, que não atendem ao desejado. Para tanto foi aplicada a metodologia do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act / Planejar, Fazer, Verificar e Agir) com base nas fases do método gerencial MASP (Método de Solução e Análise de Problemas). A fase Planejar foi cumprida com a realização do diagrama SIPOC, mapeamento do processo, FMEA, Gráfico de Pareto e método dos 5 Porquês, em conjunto.Editora Uningá2017-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764Uningá Review ; Vol. 32 No. 1 (2017): UNINGA REVIEW JOURNAL; 75 - 92Uningá Review Journal; v. 32 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW; 75 - 922178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764/470Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, MARIELE ROZARIASANTOS, EDINEI APARECIDO FURQUIMCASTILHO, ANA CAROLINA BRITTOFILHO, FERNANDO CASTRO VIEIRA2019-10-09T21:07:10Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/764Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:07:10UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
title PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
spellingShingle PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
SOUZA, MARIELE ROZARIA
Engenharia civil
title_short PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
title_full PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
title_fullStr PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
title_full_unstemmed PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
title_sort PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA FACÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONTROLES DA QUALIDADE
author SOUZA, MARIELE ROZARIA
author_facet SOUZA, MARIELE ROZARIA
SANTOS, EDINEI APARECIDO FURQUIM
CASTILHO, ANA CAROLINA BRITTO
FILHO, FERNANDO CASTRO VIEIRA
author_role author
author2 SANTOS, EDINEI APARECIDO FURQUIM
CASTILHO, ANA CAROLINA BRITTO
FILHO, FERNANDO CASTRO VIEIRA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, MARIELE ROZARIA
SANTOS, EDINEI APARECIDO FURQUIM
CASTILHO, ANA CAROLINA BRITTO
FILHO, FERNANDO CASTRO VIEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description Os métodos e as ferramentas da qualidade oferecem controles simples de aplicação que podem otimizar e potencializar resultados. Este artigo aplica a metodologia da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação em conjunto com métodos e ferramentas da qualidade para estudo e avaliação dos dados de uma empresa de facção industrial da região de Maringá. A facção industrial está inserida no macro sistema da cadeia têxtil, que no ramo dos confeccionados delegando a etapa de montagem das peças, a partir da função costurar, à terceiros. Em uma primeira avaliação, na empresa estudo de caso, foi possível identificar que a mesma já apresenta o uso de uma ferramenta da qualidade, a inspeção. O objetivo é aprofundar os conhecimentos a respeito do processo da empresa, identificando oportunidades de melhorias com potencial de redução de custos e otimização de ganhos causados por problemas qualitativos, bem como melhorar a satisfação dos clientes que poderá ser percebida após a implantação dos controles de qualidade. A problemática inicial foi a partir da redução do volume de produção, medidos em peças, e o lead time de produção, medidos em dias corridos, que não atendem ao desejado. Para tanto foi aplicada a metodologia do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act / Planejar, Fazer, Verificar e Agir) com base nas fases do método gerencial MASP (Método de Solução e Análise de Problemas). A fase Planejar foi cumprida com a realização do diagrama SIPOC, mapeamento do processo, FMEA, Gráfico de Pareto e método dos 5 Porquês, em conjunto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/764/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 32 No. 1 (2017): UNINGA REVIEW JOURNAL; 75 - 92
Uningá Review Journal; v. 32 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW; 75 - 92
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211847667712