UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, RAINARA REGIANE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: POTTKER, CAROLINE ANDREA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654
Resumo: O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social.
id UNINGA-2_637082c3b6295c2048b065d77fa3e14b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1654
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTAO presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social.Editora Uningá2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654/1266Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARQUES, RAINARA REGIANEPOTTKER, CAROLINE ANDREA2019-10-09T17:20:15Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1654Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:20:15UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
title UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
MARQUES, RAINARA REGIANE
title_short UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
title_full UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
title_sort UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
author MARQUES, RAINARA REGIANE
author_facet MARQUES, RAINARA REGIANE
POTTKER, CAROLINE ANDREA
author_role author
author2 POTTKER, CAROLINE ANDREA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, RAINARA REGIANE
POTTKER, CAROLINE ANDREA
description O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654/1266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212956012544