UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654 |
Resumo: | O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social. |
id |
UNINGA-2_637082c3b6295c2048b065d77fa3e14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1654 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTAO presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social.Editora Uningá2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654/1266Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARQUES, RAINARA REGIANEPOTTKER, CAROLINE ANDREA2019-10-09T17:20:15Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1654Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:20:15UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
title |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA MARQUES, RAINARA REGIANE |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA |
author |
MARQUES, RAINARA REGIANE |
author_facet |
MARQUES, RAINARA REGIANE POTTKER, CAROLINE ANDREA |
author_role |
author |
author2 |
POTTKER, CAROLINE ANDREA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARQUES, RAINARA REGIANE POTTKER, CAROLINE ANDREA |
description |
O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar quais os principais benefícios que o PEC’s podetrazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vidadas crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisasem bancos de dados e indexadores, como o Portal daCapes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtornoglobal do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado porum quadro clínico em que há comprometimento na capacidadeda interação e comunicação da pessoa/portador, queapresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. OPEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativacriado para indivíduos com dificuldades na comunicação.Essa técnica é muito eficiente não apenas paraas crianças autistas, mas também para adolescentes, jovense adultos, bem como contribui para o desenvolvimento depessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidosaos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,diminuição de comportamentos socialmente inadequadose interação social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654/1266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042212956012544 |