ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ROCHA, JEFFERSON FRANCO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938
Resumo: O setor elétrico brasileiro está estruturado para assegurartarifas moderadas e acessíveis aos consumidores. O modelodo setor elétrico vigente conta com dois ambientes denegociação: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) eo Ambiente de Contratação Livre (ACL). Neste último, osconsumidores têm direito à portabilidade da conta deenergia elétrica, sendo possível adquirir energia dequalquer gerador ou comercializador que esteja conectadoao sistema interligado nacional. Assim é imprescindível, aocogitar a intenção de migração para o ACL, que os agentesenvolvidos conheçam as condições deste mercado, alegislação pertinente e os riscos, além de realizarem umaanálise que aponte a decisão mais vantajosa. Umametodologia de análise será abordada neste artigo, com aapresentação de mecanismos envolvidos na migração parao ACL e identificando fatores que interferem no resultadopretendido. Será utilizada a metodologia do ponto deequilíbrio tarifário, apresentando o valor, em unidadesmonetárias, em que não há diferencial econômico para aaquisição de energia elétrica em ambos os mercados(regulado ou livre). Este artigo, proporcionará noçõesacerca dos aspectos estruturais do sistema elétricobrasileiro que culminaram em um mercado descentralizadoe mais competitivo e apresentará informações paramigração ao ACL.
id UNINGA-2_6951e95e3a1fa3d26878bb6131550a2d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1938
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIAO setor elétrico brasileiro está estruturado para assegurartarifas moderadas e acessíveis aos consumidores. O modelodo setor elétrico vigente conta com dois ambientes denegociação: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) eo Ambiente de Contratação Livre (ACL). Neste último, osconsumidores têm direito à portabilidade da conta deenergia elétrica, sendo possível adquirir energia dequalquer gerador ou comercializador que esteja conectadoao sistema interligado nacional. Assim é imprescindível, aocogitar a intenção de migração para o ACL, que os agentesenvolvidos conheçam as condições deste mercado, alegislação pertinente e os riscos, além de realizarem umaanálise que aponte a decisão mais vantajosa. Umametodologia de análise será abordada neste artigo, com aapresentação de mecanismos envolvidos na migração parao ACL e identificando fatores que interferem no resultadopretendido. Será utilizada a metodologia do ponto deequilíbrio tarifário, apresentando o valor, em unidadesmonetárias, em que não há diferencial econômico para aaquisição de energia elétrica em ambos os mercados(regulado ou livre). Este artigo, proporcionará noçõesacerca dos aspectos estruturais do sistema elétricobrasileiro que culminaram em um mercado descentralizadoe mais competitivo e apresentará informações paramigração ao ACL.Editora Uningá2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938/1534Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇAROCHA, JEFFERSON FRANCO2019-10-09T22:28:15Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1938Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:28:15UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
title ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
spellingShingle ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
CARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇA
title_short ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
title_full ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
title_fullStr ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
title_full_unstemmed ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
title_sort ESTUDO DE VIABILIDADE NA MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
author CARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇA
author_facet CARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇA
ROCHA, JEFFERSON FRANCO
author_role author
author2 ROCHA, JEFFERSON FRANCO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, MARCOS VINÍCIUS BRAGANÇA
ROCHA, JEFFERSON FRANCO
description O setor elétrico brasileiro está estruturado para assegurartarifas moderadas e acessíveis aos consumidores. O modelodo setor elétrico vigente conta com dois ambientes denegociação: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) eo Ambiente de Contratação Livre (ACL). Neste último, osconsumidores têm direito à portabilidade da conta deenergia elétrica, sendo possível adquirir energia dequalquer gerador ou comercializador que esteja conectadoao sistema interligado nacional. Assim é imprescindível, aocogitar a intenção de migração para o ACL, que os agentesenvolvidos conheçam as condições deste mercado, alegislação pertinente e os riscos, além de realizarem umaanálise que aponte a decisão mais vantajosa. Umametodologia de análise será abordada neste artigo, com aapresentação de mecanismos envolvidos na migração parao ACL e identificando fatores que interferem no resultadopretendido. Será utilizada a metodologia do ponto deequilíbrio tarifário, apresentando o valor, em unidadesmonetárias, em que não há diferencial econômico para aaquisição de energia elétrica em ambos os mercados(regulado ou livre). Este artigo, proporcionará noçõesacerca dos aspectos estruturais do sistema elétricobrasileiro que culminaram em um mercado descentralizadoe mais competitivo e apresentará informações paramigração ao ACL.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1938/1534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214550896640