ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, IGOR DUTRA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOARES, LUISA SILVA DE OLIVEIRA, COELHO, PAULA PIMENTA RENAULT, DE PAIVA, ANDRES MARLO RAIMUNDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608
Resumo: INTRODUÇÃO: O principal órgão de degradação do álcool éo fígado. O etanol é um composto orgânico encontrado embebidas alcoólicas, sendo a droga mais utilizada no mundo.Apresenta capacidade de se difundir facilmente pelas membranascelulares devido sua alta liposolubilidade. OBJETIVO:Avaliar as ações do etanol no fígado, a partir de dados disponíveisna literatura. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizadauma busca no Portal de Pesquisa BVS, na base de dadosMEDLINE, onde foram selecionados 15 artigos como amostra.RESULTADOS: Nos artigos revisados neste estudo, os principaisachados em ratos foram: mutações no DNA decorrentesda modificação de histonas, produção de espécies reativas deoxigênio devido à respiração celular e acúmulo de gordura noshepatócitos proveniente de uma deficiência no transporte e nometabolismo de lipídeos. CONCLUSÃO: O etanol é hepatotóxicoe pode causar danos celulares e o aparecimento de patologiasque coloca em risco a saúde do indivíduo, isso ocorre casoa hepatopatia alcoólica não seja diagnosticada o mais rápidopossível para o início do tratamento. Algumas destas alteraçõescelulares poderão ser utilizadas para o diagnóstico precoce.
id UNINGA-2_6a00479f212559997058b689e1c23391
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1608
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADOINTRODUÇÃO: O principal órgão de degradação do álcool éo fígado. O etanol é um composto orgânico encontrado embebidas alcoólicas, sendo a droga mais utilizada no mundo.Apresenta capacidade de se difundir facilmente pelas membranascelulares devido sua alta liposolubilidade. OBJETIVO:Avaliar as ações do etanol no fígado, a partir de dados disponíveisna literatura. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizadauma busca no Portal de Pesquisa BVS, na base de dadosMEDLINE, onde foram selecionados 15 artigos como amostra.RESULTADOS: Nos artigos revisados neste estudo, os principaisachados em ratos foram: mutações no DNA decorrentesda modificação de histonas, produção de espécies reativas deoxigênio devido à respiração celular e acúmulo de gordura noshepatócitos proveniente de uma deficiência no transporte e nometabolismo de lipídeos. CONCLUSÃO: O etanol é hepatotóxicoe pode causar danos celulares e o aparecimento de patologiasque coloca em risco a saúde do indivíduo, isso ocorre casoa hepatopatia alcoólica não seja diagnosticada o mais rápidopossível para o início do tratamento. Algumas destas alteraçõescelulares poderão ser utilizadas para o diagnóstico precoce.Editora Uningá2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608Uningá Review ; Vol. 20 No. 3 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 20 n. 3 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608/1218Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, IGOR DUTRASOARES, LUISA SILVA DE OLIVEIRACOELHO, PAULA PIMENTA RENAULTDE PAIVA, ANDRES MARLO RAIMUNDO2019-10-09T16:35:28Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1608Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:35:28UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
title ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
spellingShingle ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
ALVES, IGOR DUTRA
title_short ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
title_full ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
title_fullStr ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
title_full_unstemmed ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
title_sort ESTUDO DAS AÇÕES CELULARES DO ETANOL NO FÍGADO
author ALVES, IGOR DUTRA
author_facet ALVES, IGOR DUTRA
SOARES, LUISA SILVA DE OLIVEIRA
COELHO, PAULA PIMENTA RENAULT
DE PAIVA, ANDRES MARLO RAIMUNDO
author_role author
author2 SOARES, LUISA SILVA DE OLIVEIRA
COELHO, PAULA PIMENTA RENAULT
DE PAIVA, ANDRES MARLO RAIMUNDO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, IGOR DUTRA
SOARES, LUISA SILVA DE OLIVEIRA
COELHO, PAULA PIMENTA RENAULT
DE PAIVA, ANDRES MARLO RAIMUNDO
description INTRODUÇÃO: O principal órgão de degradação do álcool éo fígado. O etanol é um composto orgânico encontrado embebidas alcoólicas, sendo a droga mais utilizada no mundo.Apresenta capacidade de se difundir facilmente pelas membranascelulares devido sua alta liposolubilidade. OBJETIVO:Avaliar as ações do etanol no fígado, a partir de dados disponíveisna literatura. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizadauma busca no Portal de Pesquisa BVS, na base de dadosMEDLINE, onde foram selecionados 15 artigos como amostra.RESULTADOS: Nos artigos revisados neste estudo, os principaisachados em ratos foram: mutações no DNA decorrentesda modificação de histonas, produção de espécies reativas deoxigênio devido à respiração celular e acúmulo de gordura noshepatócitos proveniente de uma deficiência no transporte e nometabolismo de lipídeos. CONCLUSÃO: O etanol é hepatotóxicoe pode causar danos celulares e o aparecimento de patologiasque coloca em risco a saúde do indivíduo, isso ocorre casoa hepatopatia alcoólica não seja diagnosticada o mais rápidopossível para o início do tratamento. Algumas destas alteraçõescelulares poderão ser utilizadas para o diagnóstico precoce.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1608/1218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 20 No. 3 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 20 n. 3 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212888903680