PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIZO, JULIANA MOURA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACEDO, LUCIANA CONCI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672
Resumo: A Insuficiência Renal Crônica ocorre pela perda progressivados rins, quase sempre irreversível, e a melhor alternativaé a Terapia Renal substitutiva, que requer por meio dediálise, hemodiálise ou transplante renal. O transplanterenal constitui o melhor tratamento, permitindo maiorsobrevida do paciente. Apesar de inúmeros benefícios, apresentavárias complicações relacionada a cirurgia, a patologiasentre doador e receptor e aos imunossupressoresque são administrados por toda a vida para minimizar aschances de rejeição. A mortalidade ainda é relevante noprimeiro ano após o transplante, decorrente de complicaçõescardiovasculares e infecções, no qual as bacterianasconstituem a principal causa de infecção no primeiro mês,após surgem as infecções virais e fúngicas, entre as maisacometidas infecções respiratórias e urinárias, e em seguidaocorrem as infecções virais, em especial por Citomegalovírus.Os imunossupressores frequentemente são utilizadospara doenças auto-imunes e transplante, beneficiando aindaa sobreviada do enxerto a curto prazo e diminuindo osefeitos secundários. Mas apesar de apresentar grandes benefícios,possui muitos efeitos colaterais, como nefrotoxicidade,hipertensão, hiperlipidemia, diabetes mellitus, entreoutros. Através de uma revisão bibliográfica, apresentamosas principais complicações em pacientes submetidos aotransplante renal e os efeitos colaterais provenientes demedicamentos imunossupressores.
id UNINGA-2_6c2dd869d0a43c29709848e818904401
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1672
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENALA Insuficiência Renal Crônica ocorre pela perda progressivados rins, quase sempre irreversível, e a melhor alternativaé a Terapia Renal substitutiva, que requer por meio dediálise, hemodiálise ou transplante renal. O transplanterenal constitui o melhor tratamento, permitindo maiorsobrevida do paciente. Apesar de inúmeros benefícios, apresentavárias complicações relacionada a cirurgia, a patologiasentre doador e receptor e aos imunossupressoresque são administrados por toda a vida para minimizar aschances de rejeição. A mortalidade ainda é relevante noprimeiro ano após o transplante, decorrente de complicaçõescardiovasculares e infecções, no qual as bacterianasconstituem a principal causa de infecção no primeiro mês,após surgem as infecções virais e fúngicas, entre as maisacometidas infecções respiratórias e urinárias, e em seguidaocorrem as infecções virais, em especial por Citomegalovírus.Os imunossupressores frequentemente são utilizadospara doenças auto-imunes e transplante, beneficiando aindaa sobreviada do enxerto a curto prazo e diminuindo osefeitos secundários. Mas apesar de apresentar grandes benefícios,possui muitos efeitos colaterais, como nefrotoxicidade,hipertensão, hiperlipidemia, diabetes mellitus, entreoutros. Através de uma revisão bibliográfica, apresentamosas principais complicações em pacientes submetidos aotransplante renal e os efeitos colaterais provenientes demedicamentos imunossupressores.Editora Uningá2015-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672Uningá Review ; Vol. 24 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672/1284Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessTIZO, JULIANA MOURAMACEDO, LUCIANA CONCI2019-10-09T17:27:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1672Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:27:50UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
title PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
spellingShingle PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
TIZO, JULIANA MOURA
title_short PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
title_full PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
title_fullStr PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
title_full_unstemmed PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
title_sort PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRANSPLANTE RENAL
author TIZO, JULIANA MOURA
author_facet TIZO, JULIANA MOURA
MACEDO, LUCIANA CONCI
author_role author
author2 MACEDO, LUCIANA CONCI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TIZO, JULIANA MOURA
MACEDO, LUCIANA CONCI
description A Insuficiência Renal Crônica ocorre pela perda progressivados rins, quase sempre irreversível, e a melhor alternativaé a Terapia Renal substitutiva, que requer por meio dediálise, hemodiálise ou transplante renal. O transplanterenal constitui o melhor tratamento, permitindo maiorsobrevida do paciente. Apesar de inúmeros benefícios, apresentavárias complicações relacionada a cirurgia, a patologiasentre doador e receptor e aos imunossupressoresque são administrados por toda a vida para minimizar aschances de rejeição. A mortalidade ainda é relevante noprimeiro ano após o transplante, decorrente de complicaçõescardiovasculares e infecções, no qual as bacterianasconstituem a principal causa de infecção no primeiro mês,após surgem as infecções virais e fúngicas, entre as maisacometidas infecções respiratórias e urinárias, e em seguidaocorrem as infecções virais, em especial por Citomegalovírus.Os imunossupressores frequentemente são utilizadospara doenças auto-imunes e transplante, beneficiando aindaa sobreviada do enxerto a curto prazo e diminuindo osefeitos secundários. Mas apesar de apresentar grandes benefícios,possui muitos efeitos colaterais, como nefrotoxicidade,hipertensão, hiperlipidemia, diabetes mellitus, entreoutros. Através de uma revisão bibliográfica, apresentamosas principais complicações em pacientes submetidos aotransplante renal e os efeitos colaterais provenientes demedicamentos imunossupressores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1672/1284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213366005760