QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486 |
Resumo: | Em uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade. |
id |
UNINGA-2_96578fc6664570b226eb0317e6931d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/486 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIAEm uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade.Editora Uningá2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 62178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486/143Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANEPANHOZI DE CAMARGO, LÍGIACAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA2019-10-08T20:53:52Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/486Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-08T20:53:52UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
title |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
spellingShingle |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE |
title_short |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
title_full |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
title_fullStr |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
title_full_unstemmed |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
title_sort |
QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA |
author |
DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE |
author_facet |
DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA |
author_role |
author |
author2 |
PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA |
description |
Em uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6 Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042211292971008 |