QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA, CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486
Resumo: Em uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade.
id UNINGA-2_96578fc6664570b226eb0317e6931d7d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/486
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIAEm uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade.Editora Uningá2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 62178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486/143Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANEPANHOZI DE CAMARGO, LÍGIACAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA2019-10-08T20:53:52Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/486Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-08T20:53:52UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
title QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
spellingShingle QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE
title_short QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
title_full QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
title_fullStr QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
title_full_unstemmed QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
title_sort QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA
author DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE
author_facet DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE
PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA
CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA
author_role author
author2 PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA
CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE FÁTIMA BERNARDO, VIVIANE
PANHOZI DE CAMARGO, LÍGIA
CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, PAULA
description Em uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486/143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6
Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 6
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211292971008