EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, KAROLINA CASTOLDI
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DE SOUZA, ANDRÉ BARBISAN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556
Resumo: A doença periodontal (DP) tem como fator etiológico o biofilmedental, seu acúmulo pode ocorrer através de váriosfatores de retenção locais e, dentre eles, encontra-se as prótesesparciais removíveis (PPRs). Elas são aparelhos protéticosque tem por função substituir os dentes ausentes empacientes parcialmente desdentados. Desta forma, o objetivodesta revisão de literatura foi desenvolver um levantamentobibliográfico sobre os trabalhos que relacionarama doença periodontal e a utilização das PPRs. Os estudosforam divididos entre aqueles que demonstravam umaassociação positiva e aqueles que mostraram uma associaçãonegativa entre DP e PPRs. Observou-se, através devários estudos, que a PPR aumenta o risco no desenvolvimentoda gengivite, periodontite e perda futura dos dentespilares. Porém este aumento no risco está relacionado a máhigienização do paciente e ao incorreto planejamento daprótese. Desta forma, caso a terapia periodontal seja realizadacom sucesso, com um controle de placa adequado eperiódico, associado a um correto planejamento e adaptaçãoda PPR, este tipo de reabilitação pode ser uma boaalternativa, que leva a pouco ou nenhum dano ao remanescentedental e periodontal.
id UNINGA-2_97fce2f8532285d8fedd0d6b362116ca
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1556
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAISA doença periodontal (DP) tem como fator etiológico o biofilmedental, seu acúmulo pode ocorrer através de váriosfatores de retenção locais e, dentre eles, encontra-se as prótesesparciais removíveis (PPRs). Elas são aparelhos protéticosque tem por função substituir os dentes ausentes empacientes parcialmente desdentados. Desta forma, o objetivodesta revisão de literatura foi desenvolver um levantamentobibliográfico sobre os trabalhos que relacionarama doença periodontal e a utilização das PPRs. Os estudosforam divididos entre aqueles que demonstravam umaassociação positiva e aqueles que mostraram uma associaçãonegativa entre DP e PPRs. Observou-se, através devários estudos, que a PPR aumenta o risco no desenvolvimentoda gengivite, periodontite e perda futura dos dentespilares. Porém este aumento no risco está relacionado a máhigienização do paciente e ao incorreto planejamento daprótese. Desta forma, caso a terapia periodontal seja realizadacom sucesso, com um controle de placa adequado eperiódico, associado a um correto planejamento e adaptaçãoda PPR, este tipo de reabilitação pode ser uma boaalternativa, que leva a pouco ou nenhum dano ao remanescentedental e periodontal.Editora Uningá2014-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556Uningá Review ; Vol. 20 No. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 20 n. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556/1167Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, KAROLINA CASTOLDIDE SOUZA, ANDRÉ BARBISAN2019-10-09T16:19:17Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1556Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:19:17UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
title EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
spellingShingle EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
PEREIRA, KAROLINA CASTOLDI
title_short EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
title_full EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
title_fullStr EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
title_full_unstemmed EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
title_sort EFEITOS DELETÉRIOS DA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL EM PACIENTES PERIODONTAIS
author PEREIRA, KAROLINA CASTOLDI
author_facet PEREIRA, KAROLINA CASTOLDI
DE SOUZA, ANDRÉ BARBISAN
author_role author
author2 DE SOUZA, ANDRÉ BARBISAN
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, KAROLINA CASTOLDI
DE SOUZA, ANDRÉ BARBISAN
description A doença periodontal (DP) tem como fator etiológico o biofilmedental, seu acúmulo pode ocorrer através de váriosfatores de retenção locais e, dentre eles, encontra-se as prótesesparciais removíveis (PPRs). Elas são aparelhos protéticosque tem por função substituir os dentes ausentes empacientes parcialmente desdentados. Desta forma, o objetivodesta revisão de literatura foi desenvolver um levantamentobibliográfico sobre os trabalhos que relacionarama doença periodontal e a utilização das PPRs. Os estudosforam divididos entre aqueles que demonstravam umaassociação positiva e aqueles que mostraram uma associaçãonegativa entre DP e PPRs. Observou-se, através devários estudos, que a PPR aumenta o risco no desenvolvimentoda gengivite, periodontite e perda futura dos dentespilares. Porém este aumento no risco está relacionado a máhigienização do paciente e ao incorreto planejamento daprótese. Desta forma, caso a terapia periodontal seja realizadacom sucesso, com um controle de placa adequado eperiódico, associado a um correto planejamento e adaptaçãoda PPR, este tipo de reabilitação pode ser uma boaalternativa, que leva a pouco ou nenhum dano ao remanescentedental e periodontal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1556/1167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 20 No. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 20 n. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212451647488