HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINHÃO, LETICIA DIAS
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GUADAGNIN, VIVIANE, MANTOVANI, MATHEUS, FRACALOSSI, CAMILA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680
Resumo: Alterações morfológicas de cor e proporções harmoniosas, namaioria das vezes, não levam a problemas dentários funcionais,no entanto, podem comprometer o estado psicológico e o convíviosocial do paciente. O presente artigo relata um caso dehipoplasia de esmalte, com a presença de manchas amarelo-amarronzadas de média profundidade e alterações na texturado esmalte dos incisivos centrais superiores e inferiores,comprometendo a estética e autoestima da paciente. PacienteB.P., 10 anos, procurou a clínica da Faculdade Ingá queixando-se da presença de manchas nos dentes anteriores superiorespermanentes. Durante a anamnese, a mãe adotiva relatou queos dentes acometidos já estavam manchados desde seu irrompimentoe relatou trauma na região, por queda, aos 3 anos deidade aproximadamente. Além disso, apontou o fato de a mãebiológica ter feito uso de drogas ilícitas durante a gravidez. Aoexame clínico, diagnosticou-se hipoplasia de esmalte. Diante daqueixa da paciente, o tratamento seguiu-se de desgastes superficiaisdas manchas brancas dos dentes 11 e 21, com o cuidadode preservar o máximo da estrutura sadia e em seguida restauraçãocom compósito resinoso. A utilização de resinas compostasdireta, como alternativa de tratamento conservadorpara lesões de manchas hipoplásicas de esmalte, se mostroueficiente no restabelecimento da estética e harmonia do sorriso,além de alcançar a satisfação pessoal da paciente.
id UNINGA-2_a2e54dfdfe79be35fe9df616f2fe65f2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1680
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORAAlterações morfológicas de cor e proporções harmoniosas, namaioria das vezes, não levam a problemas dentários funcionais,no entanto, podem comprometer o estado psicológico e o convíviosocial do paciente. O presente artigo relata um caso dehipoplasia de esmalte, com a presença de manchas amarelo-amarronzadas de média profundidade e alterações na texturado esmalte dos incisivos centrais superiores e inferiores,comprometendo a estética e autoestima da paciente. PacienteB.P., 10 anos, procurou a clínica da Faculdade Ingá queixando-se da presença de manchas nos dentes anteriores superiorespermanentes. Durante a anamnese, a mãe adotiva relatou queos dentes acometidos já estavam manchados desde seu irrompimentoe relatou trauma na região, por queda, aos 3 anos deidade aproximadamente. Além disso, apontou o fato de a mãebiológica ter feito uso de drogas ilícitas durante a gravidez. Aoexame clínico, diagnosticou-se hipoplasia de esmalte. Diante daqueixa da paciente, o tratamento seguiu-se de desgastes superficiaisdas manchas brancas dos dentes 11 e 21, com o cuidadode preservar o máximo da estrutura sadia e em seguida restauraçãocom compósito resinoso. A utilização de resinas compostasdireta, como alternativa de tratamento conservadorpara lesões de manchas hipoplásicas de esmalte, se mostroueficiente no restabelecimento da estética e harmonia do sorriso,além de alcançar a satisfação pessoal da paciente.Editora Uningá2015-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680Uningá Review ; Vol. 24 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680/1290Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINHÃO, LETICIA DIASGUADAGNIN, VIVIANEMANTOVANI, MATHEUSFRACALOSSI, CAMILA2019-10-09T17:29:22Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1680Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:29:22UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
title HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
spellingShingle HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
MARTINHÃO, LETICIA DIAS
title_short HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
title_full HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
title_fullStr HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
title_full_unstemmed HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
title_sort HIPOPLASIA DE ESMALTE: UMA ABORDAGEM CLÍNICA CONSERVADORA
author MARTINHÃO, LETICIA DIAS
author_facet MARTINHÃO, LETICIA DIAS
GUADAGNIN, VIVIANE
MANTOVANI, MATHEUS
FRACALOSSI, CAMILA
author_role author
author2 GUADAGNIN, VIVIANE
MANTOVANI, MATHEUS
FRACALOSSI, CAMILA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINHÃO, LETICIA DIAS
GUADAGNIN, VIVIANE
MANTOVANI, MATHEUS
FRACALOSSI, CAMILA
description Alterações morfológicas de cor e proporções harmoniosas, namaioria das vezes, não levam a problemas dentários funcionais,no entanto, podem comprometer o estado psicológico e o convíviosocial do paciente. O presente artigo relata um caso dehipoplasia de esmalte, com a presença de manchas amarelo-amarronzadas de média profundidade e alterações na texturado esmalte dos incisivos centrais superiores e inferiores,comprometendo a estética e autoestima da paciente. PacienteB.P., 10 anos, procurou a clínica da Faculdade Ingá queixando-se da presença de manchas nos dentes anteriores superiorespermanentes. Durante a anamnese, a mãe adotiva relatou queos dentes acometidos já estavam manchados desde seu irrompimentoe relatou trauma na região, por queda, aos 3 anos deidade aproximadamente. Além disso, apontou o fato de a mãebiológica ter feito uso de drogas ilícitas durante a gravidez. Aoexame clínico, diagnosticou-se hipoplasia de esmalte. Diante daqueixa da paciente, o tratamento seguiu-se de desgastes superficiaisdas manchas brancas dos dentes 11 e 21, com o cuidadode preservar o máximo da estrutura sadia e em seguida restauraçãocom compósito resinoso. A utilização de resinas compostasdireta, como alternativa de tratamento conservadorpara lesões de manchas hipoplásicas de esmalte, se mostroueficiente no restabelecimento da estética e harmonia do sorriso,além de alcançar a satisfação pessoal da paciente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1680/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213374394368