FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ROVIDA, AMANDA FLÁVIA DA SILVA, PAMPHILE, JOÃO ALENCAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613
Resumo: Os fungos são microrganismos de grande importância biotecnológica.São empregados nas indústrias farmacêuticas,utilizados na produção de alimentos e de suma importânciaagrícola e ecológica na manutenção do equilíbrio do ambiente.O presente trabalho, com base na literatura, mencionouaplicações de fungos filamentosos, leveduras e cogumelosde uso medicinal e industrial. Entre os fungos filamentososdestacou-se o gênero Aspergillus, utilizado para aprodução de proteínas recombinantes, já os fungos do gêneroMonascus são promissoras fontes de corantes naturaise redutores do colesterol. Devido à importância econômicados processos alimentícios, os trabalhos envolvendo a leveduraSaccharomyces cerevisiae foram os de maior destaque.Pesquisas recentes indicam atributos medicinais de diversasespécies de cogumelos, como efeitos antivirais, antibacterianos,antiparasitários, antitumorais, anti-hipertensivos,antiateroscleróticos, hepatoprotetores, antidiabéticos, anti-inflamatórios e moduladores do sistema imune. Nestecontexto, é necessário enfatizar a importância da Biotecnologiapara a obtenção de diversas substâncias por meio damanipulação de fungos para a obtenção de novas tecnologiaspara o benefícios da saúde humana e equilíbrio ambiental.
id UNINGA-2_a5481fa42b4cab8c7104ec85876cdc70
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1613
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICASOs fungos são microrganismos de grande importância biotecnológica.São empregados nas indústrias farmacêuticas,utilizados na produção de alimentos e de suma importânciaagrícola e ecológica na manutenção do equilíbrio do ambiente.O presente trabalho, com base na literatura, mencionouaplicações de fungos filamentosos, leveduras e cogumelosde uso medicinal e industrial. Entre os fungos filamentososdestacou-se o gênero Aspergillus, utilizado para aprodução de proteínas recombinantes, já os fungos do gêneroMonascus são promissoras fontes de corantes naturaise redutores do colesterol. Devido à importância econômicados processos alimentícios, os trabalhos envolvendo a leveduraSaccharomyces cerevisiae foram os de maior destaque.Pesquisas recentes indicam atributos medicinais de diversasespécies de cogumelos, como efeitos antivirais, antibacterianos,antiparasitários, antitumorais, anti-hipertensivos,antiateroscleróticos, hepatoprotetores, antidiabéticos, anti-inflamatórios e moduladores do sistema imune. Nestecontexto, é necessário enfatizar a importância da Biotecnologiapara a obtenção de diversas substâncias por meio damanipulação de fungos para a obtenção de novas tecnologiaspara o benefícios da saúde humana e equilíbrio ambiental.Editora Uningá2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613Uningá Review ; Vol. 21 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 21 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613/1224Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DEROVIDA, AMANDA FLÁVIA DA SILVAPAMPHILE, JOÃO ALENCAR2019-10-09T16:39:41Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1613Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:39:41UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
title FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
spellingShingle FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
ABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DE
title_short FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
title_full FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
title_fullStr FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
title_full_unstemmed FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
title_sort FUNGOS DE INTERESSE: APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
author ABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DE
author_facet ABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DE
ROVIDA, AMANDA FLÁVIA DA SILVA
PAMPHILE, JOÃO ALENCAR
author_role author
author2 ROVIDA, AMANDA FLÁVIA DA SILVA
PAMPHILE, JOÃO ALENCAR
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, JÉSSICA ALINE SOARES DE
ROVIDA, AMANDA FLÁVIA DA SILVA
PAMPHILE, JOÃO ALENCAR
description Os fungos são microrganismos de grande importância biotecnológica.São empregados nas indústrias farmacêuticas,utilizados na produção de alimentos e de suma importânciaagrícola e ecológica na manutenção do equilíbrio do ambiente.O presente trabalho, com base na literatura, mencionouaplicações de fungos filamentosos, leveduras e cogumelosde uso medicinal e industrial. Entre os fungos filamentososdestacou-se o gênero Aspergillus, utilizado para aprodução de proteínas recombinantes, já os fungos do gêneroMonascus são promissoras fontes de corantes naturaise redutores do colesterol. Devido à importância econômicados processos alimentícios, os trabalhos envolvendo a leveduraSaccharomyces cerevisiae foram os de maior destaque.Pesquisas recentes indicam atributos medicinais de diversasespécies de cogumelos, como efeitos antivirais, antibacterianos,antiparasitários, antitumorais, anti-hipertensivos,antiateroscleróticos, hepatoprotetores, antidiabéticos, anti-inflamatórios e moduladores do sistema imune. Nestecontexto, é necessário enfatizar a importância da Biotecnologiapara a obtenção de diversas substâncias por meio damanipulação de fungos para a obtenção de novas tecnologiaspara o benefícios da saúde humana e equilíbrio ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1613/1224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 21 No. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 21 n. 1 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212896243712