REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, GISELA DE MORAES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PAVAN, ANGELO JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713
Resumo: O câncer bucal no Brasil, assim como em outros países,vem crescendo a cada dia, e com ele uma queda da qualidadede vida dos pacientes. Muitos indivíduos não têm informaçõessuficientes da importância de uma boa higienebucal, alimentação e hábitos saudáveis para eliminar essetipo de doença, pois já se tem dados que mostram a predisposiçãode pacientes que fazem uso de bebidas alcoólicase cigarros a ter câncer bucal. O dano provocado principalmentepelo consumo de álcool pode vir tanto pelo contatodireto com a mucosa, quanto como resultado do álcool nacorrente sanguínea, além de sua atuação sobre outros sistemas,o contato tópico do álcool com a mucosa bucal tendea modificar a permeabilidade desta mucosa, o que é umaexplicação para o sinergismo entre o álcool e o tabaco nageração de câncer bucal, pois permite que substâncias carcinogênicaspresentes no fumo possam penetrar nessa mucosaUm dos mais diagnosticados é o carcinoma espinocelular,também conhecido como espinocelular ou epidemoide,o qual é caracterizado por rompimento epitelial, formaçãode ulcera de consistência e base endurecida. Com esta revisãotemos o objetivo de analisar a prevalência de casos decâncer bucal do estado do Paraná.
id UNINGA-2_ab9de85bdcafb70d6cadb0ff3e9b5d98
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1713
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁO câncer bucal no Brasil, assim como em outros países,vem crescendo a cada dia, e com ele uma queda da qualidadede vida dos pacientes. Muitos indivíduos não têm informaçõessuficientes da importância de uma boa higienebucal, alimentação e hábitos saudáveis para eliminar essetipo de doença, pois já se tem dados que mostram a predisposiçãode pacientes que fazem uso de bebidas alcoólicase cigarros a ter câncer bucal. O dano provocado principalmentepelo consumo de álcool pode vir tanto pelo contatodireto com a mucosa, quanto como resultado do álcool nacorrente sanguínea, além de sua atuação sobre outros sistemas,o contato tópico do álcool com a mucosa bucal tendea modificar a permeabilidade desta mucosa, o que é umaexplicação para o sinergismo entre o álcool e o tabaco nageração de câncer bucal, pois permite que substâncias carcinogênicaspresentes no fumo possam penetrar nessa mucosaUm dos mais diagnosticados é o carcinoma espinocelular,também conhecido como espinocelular ou epidemoide,o qual é caracterizado por rompimento epitelial, formaçãode ulcera de consistência e base endurecida. Com esta revisãotemos o objetivo de analisar a prevalência de casos decâncer bucal do estado do Paraná.Editora Uningá2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713/1322Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessRIBEIRO, GISELA DE MORAESPAVAN, ANGELO JOSÉ2019-10-09T17:43:45Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1713Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:43:45UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
title REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
spellingShingle REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
RIBEIRO, GISELA DE MORAES
title_short REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
title_full REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
title_fullStr REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
title_full_unstemmed REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
title_sort REVISÃO LITERÁRIA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO PARANÁ
author RIBEIRO, GISELA DE MORAES
author_facet RIBEIRO, GISELA DE MORAES
PAVAN, ANGELO JOSÉ
author_role author
author2 PAVAN, ANGELO JOSÉ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, GISELA DE MORAES
PAVAN, ANGELO JOSÉ
description O câncer bucal no Brasil, assim como em outros países,vem crescendo a cada dia, e com ele uma queda da qualidadede vida dos pacientes. Muitos indivíduos não têm informaçõessuficientes da importância de uma boa higienebucal, alimentação e hábitos saudáveis para eliminar essetipo de doença, pois já se tem dados que mostram a predisposiçãode pacientes que fazem uso de bebidas alcoólicase cigarros a ter câncer bucal. O dano provocado principalmentepelo consumo de álcool pode vir tanto pelo contatodireto com a mucosa, quanto como resultado do álcool nacorrente sanguínea, além de sua atuação sobre outros sistemas,o contato tópico do álcool com a mucosa bucal tendea modificar a permeabilidade desta mucosa, o que é umaexplicação para o sinergismo entre o álcool e o tabaco nageração de câncer bucal, pois permite que substâncias carcinogênicaspresentes no fumo possam penetrar nessa mucosaUm dos mais diagnosticados é o carcinoma espinocelular,também conhecido como espinocelular ou epidemoide,o qual é caracterizado por rompimento epitelial, formaçãode ulcera de consistência e base endurecida. Com esta revisãotemos o objetivo de analisar a prevalência de casos decâncer bucal do estado do Paraná.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1713/1322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213422628864