TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, VIVIAN APARECIDA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ORTIZ, MARIANA APARECIDA LOPES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920
Resumo: A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoárioToxoplasma gondii, que apresenta em seu ciclo de vida,felinos como hospedeiro definitivo, mamíferos e aves, comohospedeiros intermediários. Os hospedeiros definitivos,através de suas fezes contaminam o solo, a água e os vegetaiscom os oocistos de T. gondii. O ser humano, devido àmás condições alimentares e saneamento básico muitasvezes deficiente se infecta. Esta infecção geralmente é assintomática,porém em pacientes imunocomprometidospode gerar um quadro grave. Gestantes contaminadas podemtransmitir toxoplasmose ao feto, podendo deixar sequelascomo retardo mental, cegueira ou até mesmo provocara morte do feto. Assim como em outros países, o Brasilapresenta cerca de 50% a 80% de mulheres que já tiveramcontato com o parasita. Dessa forma, é importante arealização de exames sorológicos no pré-natal para a identificaçãodesta patologia, visando o tratamento adequado egarantindo melhor qualidade de vida para a criança. Medidaspreventivas podem ser tomadas, a fim de evitar acontaminação por T. gondii, como: evitar o consumo decarne crua, ou malcozida; lavar bem os alimentos antes deconsumi-los; lavar as mãos após o contato com o solo ouareia e fornecer a alimentação correta aos gatos.
id UNINGA-2_b50394240ae2b69d0aa7f51614c72baa
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1920
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIASA toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoárioToxoplasma gondii, que apresenta em seu ciclo de vida,felinos como hospedeiro definitivo, mamíferos e aves, comohospedeiros intermediários. Os hospedeiros definitivos,através de suas fezes contaminam o solo, a água e os vegetaiscom os oocistos de T. gondii. O ser humano, devido àmás condições alimentares e saneamento básico muitasvezes deficiente se infecta. Esta infecção geralmente é assintomática,porém em pacientes imunocomprometidospode gerar um quadro grave. Gestantes contaminadas podemtransmitir toxoplasmose ao feto, podendo deixar sequelascomo retardo mental, cegueira ou até mesmo provocara morte do feto. Assim como em outros países, o Brasilapresenta cerca de 50% a 80% de mulheres que já tiveramcontato com o parasita. Dessa forma, é importante arealização de exames sorológicos no pré-natal para a identificaçãodesta patologia, visando o tratamento adequado egarantindo melhor qualidade de vida para a criança. Medidaspreventivas podem ser tomadas, a fim de evitar acontaminação por T. gondii, como: evitar o consumo decarne crua, ou malcozida; lavar bem os alimentos antes deconsumi-los; lavar as mãos após o contato com o solo ouareia e fornecer a alimentação correta aos gatos.Editora Uningá2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920/1517Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDIAS, VIVIAN APARECIDAORTIZ, MARIANA APARECIDA LOPES2019-10-09T22:24:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1920Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:24:11UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
title TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
spellingShingle TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
DIAS, VIVIAN APARECIDA
title_short TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
title_full TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
title_fullStr TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
title_full_unstemmed TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
title_sort TOXOPLASMOSE NA GESTAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
author DIAS, VIVIAN APARECIDA
author_facet DIAS, VIVIAN APARECIDA
ORTIZ, MARIANA APARECIDA LOPES
author_role author
author2 ORTIZ, MARIANA APARECIDA LOPES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, VIVIAN APARECIDA
ORTIZ, MARIANA APARECIDA LOPES
description A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoárioToxoplasma gondii, que apresenta em seu ciclo de vida,felinos como hospedeiro definitivo, mamíferos e aves, comohospedeiros intermediários. Os hospedeiros definitivos,através de suas fezes contaminam o solo, a água e os vegetaiscom os oocistos de T. gondii. O ser humano, devido àmás condições alimentares e saneamento básico muitasvezes deficiente se infecta. Esta infecção geralmente é assintomática,porém em pacientes imunocomprometidospode gerar um quadro grave. Gestantes contaminadas podemtransmitir toxoplasmose ao feto, podendo deixar sequelascomo retardo mental, cegueira ou até mesmo provocara morte do feto. Assim como em outros países, o Brasilapresenta cerca de 50% a 80% de mulheres que já tiveramcontato com o parasita. Dessa forma, é importante arealização de exames sorológicos no pré-natal para a identificaçãodesta patologia, visando o tratamento adequado egarantindo melhor qualidade de vida para a criança. Medidaspreventivas podem ser tomadas, a fim de evitar acontaminação por T. gondii, como: evitar o consumo decarne crua, ou malcozida; lavar bem os alimentos antes deconsumi-los; lavar as mãos após o contato com o solo ouareia e fornecer a alimentação correta aos gatos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1920/1517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214526779392