PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALERIO, DANIELI SUZAN
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: COLELLA, JULIO CESAR, ECKER, ARNEY EDUARDO DO AMARAL, VIEIRA, SILVIA APARECIDA, TONELLO, ANNA PAOLA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658
Resumo: Os fungos são responsáveis por inúmeras doenças emplantas ornamentais, interferindo no processo fisiológico eacarretando anormalidades em suas funções vitais. Aspectocomo o vigor dos vegetais mostram o equilíbrio entre osprocessos geradores e consumidores de energia e, por outrolado, em uma planta doente este processo é quebrado e autilização de energia torna-se desordenada, com consequenteprejuízo levando-as a morte. O presente trabalho foirealizado no Parque do Japão - memorial Imin100, no municípiode Maringá-PR, com o intuito de verificar a ocorrênciade fungos em plantas ornamentais. Para identificaçãode doenças, foram coletadas amostras de folhas asquais apresentavam sinais e posteriormente levadas aoslaboratórios de microbiologia da Faculdade Ingá e UniversidadeEstadual de Maringá. Através do postulado de Koch,diagnosticou-se o agente causal das doenças previamenteavaliadas e constatou-se como agente causador da Antracnoseem Acer palmatum a espécie Colletotrichum gloeosporioidese em Iris germanica observou-se a “mancha olho derã”, tendo como agente causador Cercospora spp. Sugere-seo manejo de plantas ornamentais através do controle alternativo,tais como cultural, biológico ou genético.
id UNINGA-2_bcd041ffa336d697ac63f1c953e3838e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1658
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃOOs fungos são responsáveis por inúmeras doenças emplantas ornamentais, interferindo no processo fisiológico eacarretando anormalidades em suas funções vitais. Aspectocomo o vigor dos vegetais mostram o equilíbrio entre osprocessos geradores e consumidores de energia e, por outrolado, em uma planta doente este processo é quebrado e autilização de energia torna-se desordenada, com consequenteprejuízo levando-as a morte. O presente trabalho foirealizado no Parque do Japão - memorial Imin100, no municípiode Maringá-PR, com o intuito de verificar a ocorrênciade fungos em plantas ornamentais. Para identificaçãode doenças, foram coletadas amostras de folhas asquais apresentavam sinais e posteriormente levadas aoslaboratórios de microbiologia da Faculdade Ingá e UniversidadeEstadual de Maringá. Através do postulado de Koch,diagnosticou-se o agente causal das doenças previamenteavaliadas e constatou-se como agente causador da Antracnoseem Acer palmatum a espécie Colletotrichum gloeosporioidese em Iris germanica observou-se a “mancha olho derã”, tendo como agente causador Cercospora spp. Sugere-seo manejo de plantas ornamentais através do controle alternativo,tais como cultural, biológico ou genético.Editora Uningá2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658/1270Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessVALERIO, DANIELI SUZANCOLELLA, JULIO CESARECKER, ARNEY EDUARDO DO AMARALVIEIRA, SILVIA APARECIDATONELLO, ANNA PAOLA2019-10-09T17:21:09Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1658Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:21:09UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
title PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
spellingShingle PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
VALERIO, DANIELI SUZAN
title_short PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
title_full PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
title_fullStr PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
title_full_unstemmed PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
title_sort PRESENÇA DE DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS NO PARQUE DO JAPÃO
author VALERIO, DANIELI SUZAN
author_facet VALERIO, DANIELI SUZAN
COLELLA, JULIO CESAR
ECKER, ARNEY EDUARDO DO AMARAL
VIEIRA, SILVIA APARECIDA
TONELLO, ANNA PAOLA
author_role author
author2 COLELLA, JULIO CESAR
ECKER, ARNEY EDUARDO DO AMARAL
VIEIRA, SILVIA APARECIDA
TONELLO, ANNA PAOLA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALERIO, DANIELI SUZAN
COLELLA, JULIO CESAR
ECKER, ARNEY EDUARDO DO AMARAL
VIEIRA, SILVIA APARECIDA
TONELLO, ANNA PAOLA
description Os fungos são responsáveis por inúmeras doenças emplantas ornamentais, interferindo no processo fisiológico eacarretando anormalidades em suas funções vitais. Aspectocomo o vigor dos vegetais mostram o equilíbrio entre osprocessos geradores e consumidores de energia e, por outrolado, em uma planta doente este processo é quebrado e autilização de energia torna-se desordenada, com consequenteprejuízo levando-as a morte. O presente trabalho foirealizado no Parque do Japão - memorial Imin100, no municípiode Maringá-PR, com o intuito de verificar a ocorrênciade fungos em plantas ornamentais. Para identificaçãode doenças, foram coletadas amostras de folhas asquais apresentavam sinais e posteriormente levadas aoslaboratórios de microbiologia da Faculdade Ingá e UniversidadeEstadual de Maringá. Através do postulado de Koch,diagnosticou-se o agente causal das doenças previamenteavaliadas e constatou-se como agente causador da Antracnoseem Acer palmatum a espécie Colletotrichum gloeosporioidese em Iris germanica observou-se a “mancha olho derã”, tendo como agente causador Cercospora spp. Sugere-seo manejo de plantas ornamentais através do controle alternativo,tais como cultural, biológico ou genético.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1658/1270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212961255424