ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENE
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CORREIA SILVA, ADILSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487
Resumo: O aumento da geração de R esíduos de S ervi ços de S aúde (RSS) constitui - se em um importante problema ambiental e de saúde pública, exigindo medidas no sentido de um gerenciamento adequado, desde a prevenção da geração na fonte até sua destinação final. O gerenciamento dos RSS constitui - se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a part ir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção dos resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro a eles, visando à proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A escolha da enfermagem para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde se dá devido ao tempo de permanência desse profissional dentro da instituição e suas ações empreendedoras de gestão e liderança da equipe de saúde. Assim, o o bjetivo deste trabalho foi o de identificar as questões r eferentes ao gerenciamento dos RSS . Para isso foi realizado levantamento dos aspectos legais dos resíduos de serviços de saúde descritos nas portarias e resoluções da ABNT, ANVISA e CONAMA além de artigos, l ivros e sites especializados . Considera - se que, para se alcançar os objetivos, é preciso que todos os envolvidos com os RSS, estejam conscientes da importância dos problemas que podem causar o mau gerenciamento dos resíduos.
id UNINGA-2_c1c4c1b0e92d4e50fe84808dd1566930
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/487
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDEO aumento da geração de R esíduos de S ervi ços de S aúde (RSS) constitui - se em um importante problema ambiental e de saúde pública, exigindo medidas no sentido de um gerenciamento adequado, desde a prevenção da geração na fonte até sua destinação final. O gerenciamento dos RSS constitui - se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a part ir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção dos resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro a eles, visando à proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A escolha da enfermagem para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde se dá devido ao tempo de permanência desse profissional dentro da instituição e suas ações empreendedoras de gestão e liderança da equipe de saúde. Assim, o o bjetivo deste trabalho foi o de identificar as questões r eferentes ao gerenciamento dos RSS . Para isso foi realizado levantamento dos aspectos legais dos resíduos de serviços de saúde descritos nas portarias e resoluções da ABNT, ANVISA e CONAMA além de artigos, l ivros e sites especializados . Considera - se que, para se alcançar os objetivos, é preciso que todos os envolvidos com os RSS, estejam conscientes da importância dos problemas que podem causar o mau gerenciamento dos resíduos.Editora Uningá2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 7Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 72178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487/144Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessEMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENECORREIA SILVA, ADILSON2019-10-08T20:54:06Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/487Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-08T20:54:06UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
title ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
spellingShingle ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
EMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENE
title_short ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
title_full ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
title_fullStr ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
title_full_unstemmed ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
title_sort ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
author EMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENE
author_facet EMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENE
CORREIA SILVA, ADILSON
author_role author
author2 CORREIA SILVA, ADILSON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv EMINY DOS SANTOS VIEIRA, SHARLENE
CORREIA SILVA, ADILSON
description O aumento da geração de R esíduos de S ervi ços de S aúde (RSS) constitui - se em um importante problema ambiental e de saúde pública, exigindo medidas no sentido de um gerenciamento adequado, desde a prevenção da geração na fonte até sua destinação final. O gerenciamento dos RSS constitui - se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a part ir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção dos resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro a eles, visando à proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A escolha da enfermagem para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde se dá devido ao tempo de permanência desse profissional dentro da instituição e suas ações empreendedoras de gestão e liderança da equipe de saúde. Assim, o o bjetivo deste trabalho foi o de identificar as questões r eferentes ao gerenciamento dos RSS . Para isso foi realizado levantamento dos aspectos legais dos resíduos de serviços de saúde descritos nas portarias e resoluções da ABNT, ANVISA e CONAMA além de artigos, l ivros e sites especializados . Considera - se que, para se alcançar os objetivos, é preciso que todos os envolvidos com os RSS, estejam conscientes da importância dos problemas que podem causar o mau gerenciamento dos resíduos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/487/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 2 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 7
Uningá Review Journal; v. 2 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 7
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211294019584