ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANARDI, BRUNA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: TORQUATO, ALEX SANCHES, DA LUZ, EZEQUIEL MARÇAL ZANCHETTI, KAEFER, LUCAS ANDREI PAETZOLD, FORTES, ANDREA MARIA TEIXEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar o potencial alelopáticode extratos aquosos de amoreira-negra sobre a germinaçãode sementes, de milho. Para o estudo foram utilizadasas concentrações de extrato em 0% 50% 75% e100%. Para obtenção dos extratos foi utilizado folhas frescasde amoreira. O delineamento experimental foi inteiramentecasualisado. Observou–se uma melhora na porcentagemde germinação das sementes de acordo com o aumentoda concentração dos extratos. Em relação ao comprimentomédio da raiz primaria (CMRP) e comprimentomédio de parte aérea (CMPA) observa-se que a aplicaçãodo extrato não interferiu negativamente no crescimento,tanto que os mesmos foram afetados pelos extratos daamoreira-negra de forma linear crescente com o aumentoda concentração. Os resultados do seguinte estudo sugeremque os extratos aquosos das folhas da amoreira-negraapresentaram efeito alelopático sobre a germinação de sementesde milho e não afeta negativamente o crescimentode raiz primaria e parte aérea, o que viabilizaria estudos acampo de um possível consórcio entre as duas espécies.
id UNINGA-2_cde63c0bbe92fdd123baa7ca66374bd7
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1800
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)Este trabalho teve por objetivo verificar o potencial alelopáticode extratos aquosos de amoreira-negra sobre a germinaçãode sementes, de milho. Para o estudo foram utilizadasas concentrações de extrato em 0% 50% 75% e100%. Para obtenção dos extratos foi utilizado folhas frescasde amoreira. O delineamento experimental foi inteiramentecasualisado. Observou–se uma melhora na porcentagemde germinação das sementes de acordo com o aumentoda concentração dos extratos. Em relação ao comprimentomédio da raiz primaria (CMRP) e comprimentomédio de parte aérea (CMPA) observa-se que a aplicaçãodo extrato não interferiu negativamente no crescimento,tanto que os mesmos foram afetados pelos extratos daamoreira-negra de forma linear crescente com o aumentoda concentração. Os resultados do seguinte estudo sugeremque os extratos aquosos das folhas da amoreira-negraapresentaram efeito alelopático sobre a germinação de sementesde milho e não afeta negativamente o crescimentode raiz primaria e parte aérea, o que viabilizaria estudos acampo de um possível consórcio entre as duas espécies.Editora Uningá2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800/1406Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessZANARDI, BRUNATORQUATO, ALEX SANCHESDA LUZ, EZEQUIEL MARÇAL ZANCHETTIKAEFER, LUCAS ANDREI PAETZOLDFORTES, ANDREA MARIA TEIXEIRA2019-10-09T17:53:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1800Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:53:36UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
title ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
spellingShingle ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
ZANARDI, BRUNA
title_short ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
title_full ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
title_fullStr ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
title_full_unstemmed ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
title_sort ALELOPATIA DO EXTRATO DE AMOREIRA-NEGRA (Morus nigra L., (MORACEAE) SOBRE SEMENTES DE MILHO (ZEAMAYS)
author ZANARDI, BRUNA
author_facet ZANARDI, BRUNA
TORQUATO, ALEX SANCHES
DA LUZ, EZEQUIEL MARÇAL ZANCHETTI
KAEFER, LUCAS ANDREI PAETZOLD
FORTES, ANDREA MARIA TEIXEIRA
author_role author
author2 TORQUATO, ALEX SANCHES
DA LUZ, EZEQUIEL MARÇAL ZANCHETTI
KAEFER, LUCAS ANDREI PAETZOLD
FORTES, ANDREA MARIA TEIXEIRA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANARDI, BRUNA
TORQUATO, ALEX SANCHES
DA LUZ, EZEQUIEL MARÇAL ZANCHETTI
KAEFER, LUCAS ANDREI PAETZOLD
FORTES, ANDREA MARIA TEIXEIRA
description Este trabalho teve por objetivo verificar o potencial alelopáticode extratos aquosos de amoreira-negra sobre a germinaçãode sementes, de milho. Para o estudo foram utilizadasas concentrações de extrato em 0% 50% 75% e100%. Para obtenção dos extratos foi utilizado folhas frescasde amoreira. O delineamento experimental foi inteiramentecasualisado. Observou–se uma melhora na porcentagemde germinação das sementes de acordo com o aumentoda concentração dos extratos. Em relação ao comprimentomédio da raiz primaria (CMRP) e comprimentomédio de parte aérea (CMPA) observa-se que a aplicaçãodo extrato não interferiu negativamente no crescimento,tanto que os mesmos foram afetados pelos extratos daamoreira-negra de forma linear crescente com o aumentoda concentração. Os resultados do seguinte estudo sugeremque os extratos aquosos das folhas da amoreira-negraapresentaram efeito alelopático sobre a germinação de sementesde milho e não afeta negativamente o crescimentode raiz primaria e parte aérea, o que viabilizaria estudos acampo de um possível consórcio entre as duas espécies.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1800/1406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213967888384