HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HAYAKAWA, ANA PAULA SANCHES
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SADOWSKI, RENATA ALESSANDRA, FERNANDES, MARIA IDALINA MARQUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477
Resumo: Trata-se de uma revisão de literatura sobre a vacinação contra o rotavírus humano. Com o objetivo de conhecer as gerações da vacina contra o rotavírus e seus efeitos até chegar a vacina utilizada atualmente. O rotavírus é um vírus que causa diarréia grave, acompanhada de febre e vômito, que atinge principalmente crianças menores de cinco anos e adultos em menor intensidade. É uma doença não relacionada a medidas de saneamento básico, mas sim por meio de contato pessoa a pessoa. No mundo cerca de 125 milhões de episódios diarréicos por rotavirus ocorrem geralmente a cada ano, causando entre 600.000 a 870.000 óbitos. Mediante esses dados foi desenvolvido no início da década de 80 a primeira geração da vacina contra rotavirus, sendo essa de origem animal. Em 1998 foi licenciada nos Estados Unidos a vacina tetravalente contra o rotavirus, no entanto após a sua introdução, foram notificados ao Sistema de Vigilância de Eventos adversos pós-vacinais, 15 casos de invaginação intestinal entre lactantes que receberam a vacina, o que culminou em 1999 no adiamento da vacinação até que melhores avaliações fossem feitas, assim ela foi suspendida. Apesar das decepções os laboratórios Glaxo Smith Kline e Merck realizaram pesquisas em mais de 69.000 crianças em 11 países industrializados pela empresa Merck e 63.000 crianças da Finlândia e de 11 países da América Latina incluindo Brasil pela empresa Glaxo Smith Kline para fabricarem uma nova vacina. A vacina implantada no Brasil requer como esquema duas doses, sendo a primeira realizada aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses, por via oral.
id UNINGA-2_d352a6bf5b675eb8b3cd2b7f78f3df91
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/477
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUSTrata-se de uma revisão de literatura sobre a vacinação contra o rotavírus humano. Com o objetivo de conhecer as gerações da vacina contra o rotavírus e seus efeitos até chegar a vacina utilizada atualmente. O rotavírus é um vírus que causa diarréia grave, acompanhada de febre e vômito, que atinge principalmente crianças menores de cinco anos e adultos em menor intensidade. É uma doença não relacionada a medidas de saneamento básico, mas sim por meio de contato pessoa a pessoa. No mundo cerca de 125 milhões de episódios diarréicos por rotavirus ocorrem geralmente a cada ano, causando entre 600.000 a 870.000 óbitos. Mediante esses dados foi desenvolvido no início da década de 80 a primeira geração da vacina contra rotavirus, sendo essa de origem animal. Em 1998 foi licenciada nos Estados Unidos a vacina tetravalente contra o rotavirus, no entanto após a sua introdução, foram notificados ao Sistema de Vigilância de Eventos adversos pós-vacinais, 15 casos de invaginação intestinal entre lactantes que receberam a vacina, o que culminou em 1999 no adiamento da vacinação até que melhores avaliações fossem feitas, assim ela foi suspendida. Apesar das decepções os laboratórios Glaxo Smith Kline e Merck realizaram pesquisas em mais de 69.000 crianças em 11 países industrializados pela empresa Merck e 63.000 crianças da Finlândia e de 11 países da América Latina incluindo Brasil pela empresa Glaxo Smith Kline para fabricarem uma nova vacina. A vacina implantada no Brasil requer como esquema duas doses, sendo a primeira realizada aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses, por via oral. Editora Uningá2010-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477Uningá Review ; Vol. 1 No. 1 (2010): Revista Uningá ReviewUningá Review Journal; v. 1 n. 1 (2010): Revista Uningá Review2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477/134Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessHAYAKAWA, ANA PAULA SANCHESSADOWSKI, RENATA ALESSANDRAFERNANDES, MARIA IDALINA MARQUES2019-10-08T20:49:25Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/477Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-08T20:49:25UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
title HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
spellingShingle HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
HAYAKAWA, ANA PAULA SANCHES
title_short HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
title_full HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
title_fullStr HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
title_full_unstemmed HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
title_sort HISTÓRICO SOBRE A VACINA CONTRA O ROTAVÍRUS
author HAYAKAWA, ANA PAULA SANCHES
author_facet HAYAKAWA, ANA PAULA SANCHES
SADOWSKI, RENATA ALESSANDRA
FERNANDES, MARIA IDALINA MARQUES
author_role author
author2 SADOWSKI, RENATA ALESSANDRA
FERNANDES, MARIA IDALINA MARQUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HAYAKAWA, ANA PAULA SANCHES
SADOWSKI, RENATA ALESSANDRA
FERNANDES, MARIA IDALINA MARQUES
description Trata-se de uma revisão de literatura sobre a vacinação contra o rotavírus humano. Com o objetivo de conhecer as gerações da vacina contra o rotavírus e seus efeitos até chegar a vacina utilizada atualmente. O rotavírus é um vírus que causa diarréia grave, acompanhada de febre e vômito, que atinge principalmente crianças menores de cinco anos e adultos em menor intensidade. É uma doença não relacionada a medidas de saneamento básico, mas sim por meio de contato pessoa a pessoa. No mundo cerca de 125 milhões de episódios diarréicos por rotavirus ocorrem geralmente a cada ano, causando entre 600.000 a 870.000 óbitos. Mediante esses dados foi desenvolvido no início da década de 80 a primeira geração da vacina contra rotavirus, sendo essa de origem animal. Em 1998 foi licenciada nos Estados Unidos a vacina tetravalente contra o rotavirus, no entanto após a sua introdução, foram notificados ao Sistema de Vigilância de Eventos adversos pós-vacinais, 15 casos de invaginação intestinal entre lactantes que receberam a vacina, o que culminou em 1999 no adiamento da vacinação até que melhores avaliações fossem feitas, assim ela foi suspendida. Apesar das decepções os laboratórios Glaxo Smith Kline e Merck realizaram pesquisas em mais de 69.000 crianças em 11 países industrializados pela empresa Merck e 63.000 crianças da Finlândia e de 11 países da América Latina incluindo Brasil pela empresa Glaxo Smith Kline para fabricarem uma nova vacina. A vacina implantada no Brasil requer como esquema duas doses, sendo a primeira realizada aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses, por via oral.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/477/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 1 No. 1 (2010): Revista Uningá Review
Uningá Review Journal; v. 1 n. 1 (2010): Revista Uningá Review
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211279339520