REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANZAI, DANIELE TIEMI
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ALEXANDRE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747
Resumo: A partir de participações em feiras de saúde, especificamenteem uma região com condições precárias de saúde dapopulação em que se observou crianças fazendo uso desubstâncias psicoativas, buscou-se compreender qual omodelo atual de intervenção e aspolíticas públicas de saúdevoltadas as pessoas em vulnerabilidade social. Este estudoexploratório-qualitativo objetivou conhecer a atuação daequipe do Consultório na Rua de um Município do Estadodo Paraná, no que se refere às ações de Redução de Danos.Esta, enquanto política pública de saúde visa minimizar osdanos advindos do uso abusivo de substâncias psicoativas,preconizando a inclusão social, cidadania e respeito aosdireitos humanos. O Consultório na Rua é um dispositivocriado como uma forma de fornecer cuidados de saúde àpopulação em situação de rua. Utilizou-se de entrevistasemi-estruturada como instrumento de coleta de dados,realizada com quatro profissionais. Concluiu-se que aequipe deste dispositivo tem se orientado pelas ações deRedução de Danos referentes a cuidados de saúde principalmentefísica, e sob uma perspectiva de saúde mentalrealiza um trabalho mais voltado à orientação, fazendo usode ferramentas como vínculo, acolhimento e escuta qualificada,bem como incentivo a adoção de uma perspectiva devida aos usuários.
id UNINGA-2_d986a09c75435936aa11bb1fdd18a8ae
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1747
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUAA partir de participações em feiras de saúde, especificamenteem uma região com condições precárias de saúde dapopulação em que se observou crianças fazendo uso desubstâncias psicoativas, buscou-se compreender qual omodelo atual de intervenção e aspolíticas públicas de saúdevoltadas as pessoas em vulnerabilidade social. Este estudoexploratório-qualitativo objetivou conhecer a atuação daequipe do Consultório na Rua de um Município do Estadodo Paraná, no que se refere às ações de Redução de Danos.Esta, enquanto política pública de saúde visa minimizar osdanos advindos do uso abusivo de substâncias psicoativas,preconizando a inclusão social, cidadania e respeito aosdireitos humanos. O Consultório na Rua é um dispositivocriado como uma forma de fornecer cuidados de saúde àpopulação em situação de rua. Utilizou-se de entrevistasemi-estruturada como instrumento de coleta de dados,realizada com quatro profissionais. Concluiu-se que aequipe deste dispositivo tem se orientado pelas ações deRedução de Danos referentes a cuidados de saúde principalmentefísica, e sob uma perspectiva de saúde mentalrealiza um trabalho mais voltado à orientação, fazendo usode ferramentas como vínculo, acolhimento e escuta qualificada,bem como incentivo a adoção de uma perspectiva devida aos usuários.Editora Uningá2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747/1356Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessANZAI, DANIELE TIEMIPEREIRA JUNIOR, ANTONIO ALEXANDRE2019-10-09T19:43:48Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1747Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T19:43:48UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
title REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
spellingShingle REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
ANZAI, DANIELE TIEMI
title_short REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
title_full REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
title_fullStr REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
title_full_unstemmed REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
title_sort REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE AOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
author ANZAI, DANIELE TIEMI
author_facet ANZAI, DANIELE TIEMI
PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ALEXANDRE
author_role author
author2 PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ALEXANDRE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANZAI, DANIELE TIEMI
PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ALEXANDRE
description A partir de participações em feiras de saúde, especificamenteem uma região com condições precárias de saúde dapopulação em que se observou crianças fazendo uso desubstâncias psicoativas, buscou-se compreender qual omodelo atual de intervenção e aspolíticas públicas de saúdevoltadas as pessoas em vulnerabilidade social. Este estudoexploratório-qualitativo objetivou conhecer a atuação daequipe do Consultório na Rua de um Município do Estadodo Paraná, no que se refere às ações de Redução de Danos.Esta, enquanto política pública de saúde visa minimizar osdanos advindos do uso abusivo de substâncias psicoativas,preconizando a inclusão social, cidadania e respeito aosdireitos humanos. O Consultório na Rua é um dispositivocriado como uma forma de fornecer cuidados de saúde àpopulação em situação de rua. Utilizou-se de entrevistasemi-estruturada como instrumento de coleta de dados,realizada com quatro profissionais. Concluiu-se que aequipe deste dispositivo tem se orientado pelas ações deRedução de Danos referentes a cuidados de saúde principalmentefísica, e sob uma perspectiva de saúde mentalrealiza um trabalho mais voltado à orientação, fazendo usode ferramentas como vínculo, acolhimento e escuta qualificada,bem como incentivo a adoção de uma perspectiva devida aos usuários.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1747/1356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213471911936