TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: TESTON, ANA PAULA MARGIOTO, ZANUSSO JÚNIOR, GERSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580
Resumo: A doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana éuma infecção causada pelo protozoário hemoflageladoTrypanosoma cruzi, que é transmitido ao homem atravésdas fezes do inseto triatomíneo infectado. Acomete cerca de7-8 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas dois medicamentostêm eficácia comprovada contra o T. cruzi, obenzonidazol e o nifurtimox, no entanto, apenas o benzonidazolestá clinicamente disponível no Brasil. Ambosapresentam atividade tripanocida contra formas tripomastigotase amastigotas, atuam no parasito a partir da formaçãode radicais livres de hidrogênio que promovem alteraçõesletais. São indicados para pacientes nos estágiosdefinidos como fase aguda, exacerbações em imunocomprometidos,forma indeterminada em crianças e adolescentes,forma indeterminada em adultos, cardíacos assintomáticose em transplantados de órgãos. Causam váriosefeitos adversos aos pacientes, o que leva a redução daadesão terapêutica e abandono do tratamento. Tem eficáciade cerca de 70% na fase aguda e apenas 10% na fase crônica,com altas taxas de cepas e isolados com perfil de resistênciaao tratamento, a qual pode ser influenciada pelaampla heterogeneidade genética do parasito. Faz-se necessárioa pesquisa e desenvolvimento de novas drogas, ajustese readequação dos esquemas terapêuticos existentes, associaçãode drogas sintéticas e naturais.
id UNINGA-2_e0566f3ff73b8314168ea477e0b944d1
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1580
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICAA doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana éuma infecção causada pelo protozoário hemoflageladoTrypanosoma cruzi, que é transmitido ao homem atravésdas fezes do inseto triatomíneo infectado. Acomete cerca de7-8 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas dois medicamentostêm eficácia comprovada contra o T. cruzi, obenzonidazol e o nifurtimox, no entanto, apenas o benzonidazolestá clinicamente disponível no Brasil. Ambosapresentam atividade tripanocida contra formas tripomastigotase amastigotas, atuam no parasito a partir da formaçãode radicais livres de hidrogênio que promovem alteraçõesletais. São indicados para pacientes nos estágiosdefinidos como fase aguda, exacerbações em imunocomprometidos,forma indeterminada em crianças e adolescentes,forma indeterminada em adultos, cardíacos assintomáticose em transplantados de órgãos. Causam váriosefeitos adversos aos pacientes, o que leva a redução daadesão terapêutica e abandono do tratamento. Tem eficáciade cerca de 70% na fase aguda e apenas 10% na fase crônica,com altas taxas de cepas e isolados com perfil de resistênciaao tratamento, a qual pode ser influenciada pelaampla heterogeneidade genética do parasito. Faz-se necessárioa pesquisa e desenvolvimento de novas drogas, ajustese readequação dos esquemas terapêuticos existentes, associaçãode drogas sintéticas e naturais.Editora Uningá2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580Uningá Review ; Vol. 20 No. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 20 n. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580/1190Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRATESTON, ANA PAULA MARGIOTOZANUSSO JÚNIOR, GERSON2019-10-09T16:26:39Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1580Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:26:39UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
title TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
spellingShingle TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
ALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA
title_short TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
title_full TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
title_fullStr TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
title_full_unstemmed TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
title_sort TRATAMENTO ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS: UM ANTIGO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
author ALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA
author_facet ALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA
TESTON, ANA PAULA MARGIOTO
ZANUSSO JÚNIOR, GERSON
author_role author
author2 TESTON, ANA PAULA MARGIOTO
ZANUSSO JÚNIOR, GERSON
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE, JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA
TESTON, ANA PAULA MARGIOTO
ZANUSSO JÚNIOR, GERSON
description A doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana éuma infecção causada pelo protozoário hemoflageladoTrypanosoma cruzi, que é transmitido ao homem atravésdas fezes do inseto triatomíneo infectado. Acomete cerca de7-8 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas dois medicamentostêm eficácia comprovada contra o T. cruzi, obenzonidazol e o nifurtimox, no entanto, apenas o benzonidazolestá clinicamente disponível no Brasil. Ambosapresentam atividade tripanocida contra formas tripomastigotase amastigotas, atuam no parasito a partir da formaçãode radicais livres de hidrogênio que promovem alteraçõesletais. São indicados para pacientes nos estágiosdefinidos como fase aguda, exacerbações em imunocomprometidos,forma indeterminada em crianças e adolescentes,forma indeterminada em adultos, cardíacos assintomáticose em transplantados de órgãos. Causam váriosefeitos adversos aos pacientes, o que leva a redução daadesão terapêutica e abandono do tratamento. Tem eficáciade cerca de 70% na fase aguda e apenas 10% na fase crônica,com altas taxas de cepas e isolados com perfil de resistênciaao tratamento, a qual pode ser influenciada pelaampla heterogeneidade genética do parasito. Faz-se necessárioa pesquisa e desenvolvimento de novas drogas, ajustese readequação dos esquemas terapêuticos existentes, associaçãode drogas sintéticas e naturais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1580/1190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 20 No. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 20 n. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212846960640