FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MINUZZI, ALINE
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: LONGHI REZENDE, CENY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712
Resumo: É de conhecimento geral que as taxas de cesáreas apresentam-se acima do recomendadopela Organização Mundial de Saúde e que muitas mulheres desejam o parto normal,fato um tanto contraditório. Diante deste dilema este estudo teve por objetivo analisar osfatores de influência na escolha da via de parto e descrever os fatores referentes à opçãopelo parto normal e pelo parto cesáreo. Trata-se de uma revisão bibliográfica na qualabrangeu trinta e sete artigos nacionais e quatro artigos estrangeiros, compreendidos noperíodo 2002 a 2012. Os resultados encontrados mostraram que o desejo pelo partonormal esteve associado à recuperação pós-parto, medo da anestesia e complicações dacesariana, preocupações com a estética e retomada da vida sexual, experiência de partovaginal, informações e influências de outras pessoas. Com relação aos fatoresrelacionados à cesárea observou-se a presença de cesariana anterior, desejo delaqueadura tubária, medo da dor e complicações no parto vaginal, receio deconsequências negativas na vida sexual, influência do médico, presença deintercorrências gestacionais e patologias. Desta forma essas informações permitem aoprofissional de saúde realizar uma assistência mais humanizada a mulher no ciclogravídico-puerperal, promovendo acolhimento e segurança na sua escolha pelo tipo departo.
id UNINGA-2_e6b02b420bcf8027ae16ddf841b822b7
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/712
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURAÉ de conhecimento geral que as taxas de cesáreas apresentam-se acima do recomendadopela Organização Mundial de Saúde e que muitas mulheres desejam o parto normal,fato um tanto contraditório. Diante deste dilema este estudo teve por objetivo analisar osfatores de influência na escolha da via de parto e descrever os fatores referentes à opçãopelo parto normal e pelo parto cesáreo. Trata-se de uma revisão bibliográfica na qualabrangeu trinta e sete artigos nacionais e quatro artigos estrangeiros, compreendidos noperíodo 2002 a 2012. Os resultados encontrados mostraram que o desejo pelo partonormal esteve associado à recuperação pós-parto, medo da anestesia e complicações dacesariana, preocupações com a estética e retomada da vida sexual, experiência de partovaginal, informações e influências de outras pessoas. Com relação aos fatoresrelacionados à cesárea observou-se a presença de cesariana anterior, desejo delaqueadura tubária, medo da dor e complicações no parto vaginal, receio deconsequências negativas na vida sexual, influência do médico, presença deintercorrências gestacionais e patologias. Desta forma essas informações permitem aoprofissional de saúde realizar uma assistência mais humanizada a mulher no ciclogravídico-puerperal, promovendo acolhimento e segurança na sua escolha pelo tipo departo.Editora Uningá2013-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712Uningá Review ; Vol. 14 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 11Uningá Review Journal; v. 14 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 112178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712/359Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMINUZZI, ALINELONGHI REZENDE, CENY2019-10-09T15:15:26Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/712Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T15:15:26UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
title FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
MINUZZI, ALINE
title_short FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA VIADE PARTO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
author MINUZZI, ALINE
author_facet MINUZZI, ALINE
LONGHI REZENDE, CENY
author_role author
author2 LONGHI REZENDE, CENY
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MINUZZI, ALINE
LONGHI REZENDE, CENY
description É de conhecimento geral que as taxas de cesáreas apresentam-se acima do recomendadopela Organização Mundial de Saúde e que muitas mulheres desejam o parto normal,fato um tanto contraditório. Diante deste dilema este estudo teve por objetivo analisar osfatores de influência na escolha da via de parto e descrever os fatores referentes à opçãopelo parto normal e pelo parto cesáreo. Trata-se de uma revisão bibliográfica na qualabrangeu trinta e sete artigos nacionais e quatro artigos estrangeiros, compreendidos noperíodo 2002 a 2012. Os resultados encontrados mostraram que o desejo pelo partonormal esteve associado à recuperação pós-parto, medo da anestesia e complicações dacesariana, preocupações com a estética e retomada da vida sexual, experiência de partovaginal, informações e influências de outras pessoas. Com relação aos fatoresrelacionados à cesárea observou-se a presença de cesariana anterior, desejo delaqueadura tubária, medo da dor e complicações no parto vaginal, receio deconsequências negativas na vida sexual, influência do médico, presença deintercorrências gestacionais e patologias. Desta forma essas informações permitem aoprofissional de saúde realizar uma assistência mais humanizada a mulher no ciclogravídico-puerperal, promovendo acolhimento e segurança na sua escolha pelo tipo departo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/712/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 14 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 11
Uningá Review Journal; v. 14 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 11
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211814113280