BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIRO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PUJALS, CONSTANZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925
Resumo: Atualmente, a prevalência da insatisfação da imagem corporal vem crescendo e as relações que identificam a autoimagem relacionada com medidas antropométricas não são bem conhecidos em alguns grupos. O objetivo do presente estudo foi investigar se existe relação entre o índice de massa corporal que os idosos apresentam com sua satisfação da própria imagem.  Participaram do estudo 40 idosos do sexo feminino, inseridos no programa de ginástica e alongamento. A análise da imagem corporal foi realizada através da escala de silhuetas por Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1998). Para a coleta de dados foi apresentado um questionário sócio demográfico para identificação dos alunos, assim como para a obtenção dos dados referentes à altura, peso e idade. Para análise foi utilizada a correlação de Pearson, frequência, desvio padrão, média e ANOVA (Oneway).  As silhuetas 3 e 4 e as silhuetas 2 e 3 foram as mais indicadas como real e ideal, respectivamente. A maior parte das idosas (65%) estava levemente insatisfeita com a imagem corporal devido ao excesso de peso. A maioria dos participantes (67,5%) encontra-se na faixa de eutrofia. As idosas com peso adequado foram as que mais se sentiram insatisfeitos com a imagem corporal (22%). A preocupação com a imagem corporal pode levar o indivíduo a comportamentos extremos, podendo causar insatisfação crônica, associando-se com situações de sobrepeso, obesidade e transtornos alimentares. Sendo assim, mais estudos envolvendo a análise da percepção da imagem corporal são necessários para que o tema seja discutido com maior profundidade.
id UNINGA-2_f3263535f690c8a8abc7e878dec3683c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2925
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLYINDÍCE DE MASSA COPORAL E A RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM IDOSASDescontentamentoIdososImagem corporalEnvelhecimento e atividade fisicaAtualmente, a prevalência da insatisfação da imagem corporal vem crescendo e as relações que identificam a autoimagem relacionada com medidas antropométricas não são bem conhecidos em alguns grupos. O objetivo do presente estudo foi investigar se existe relação entre o índice de massa corporal que os idosos apresentam com sua satisfação da própria imagem.  Participaram do estudo 40 idosos do sexo feminino, inseridos no programa de ginástica e alongamento. A análise da imagem corporal foi realizada através da escala de silhuetas por Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1998). Para a coleta de dados foi apresentado um questionário sócio demográfico para identificação dos alunos, assim como para a obtenção dos dados referentes à altura, peso e idade. Para análise foi utilizada a correlação de Pearson, frequência, desvio padrão, média e ANOVA (Oneway).  As silhuetas 3 e 4 e as silhuetas 2 e 3 foram as mais indicadas como real e ideal, respectivamente. A maior parte das idosas (65%) estava levemente insatisfeita com a imagem corporal devido ao excesso de peso. A maioria dos participantes (67,5%) encontra-se na faixa de eutrofia. As idosas com peso adequado foram as que mais se sentiram insatisfeitos com a imagem corporal (22%). A preocupação com a imagem corporal pode levar o indivíduo a comportamentos extremos, podendo causar insatisfação crônica, associando-se com situações de sobrepeso, obesidade e transtornos alimentares. Sendo assim, mais estudos envolvendo a análise da percepção da imagem corporal são necessários para que o tema seja discutido com maior profundidade.Editora Uningá2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 39-53Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 39-532178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925/1987Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIROPUJALS, CONSTANZA2019-10-09T21:42:43Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2925Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:42:43UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
INDÍCE DE MASSA COPORAL E A RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM IDOSAS
title BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
spellingShingle BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
MAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIRO
Descontentamento
Idosos
Imagem corporal
Envelhecimento e atividade fisica
title_short BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
title_full BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
title_fullStr BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
title_full_unstemmed BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
title_sort BODY MASS INDEX AND THE RELATIONSHIP WITH SATISFACTION OF BODY IMAGE IN ELDERLY
author MAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIRO
author_facet MAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIRO
PUJALS, CONSTANZA
author_role author
author2 PUJALS, CONSTANZA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIOLI, ANDRESSA CAMILA VENÂNCIO CORDEIRO
PUJALS, CONSTANZA
dc.subject.por.fl_str_mv Descontentamento
Idosos
Imagem corporal
Envelhecimento e atividade fisica
topic Descontentamento
Idosos
Imagem corporal
Envelhecimento e atividade fisica
description Atualmente, a prevalência da insatisfação da imagem corporal vem crescendo e as relações que identificam a autoimagem relacionada com medidas antropométricas não são bem conhecidos em alguns grupos. O objetivo do presente estudo foi investigar se existe relação entre o índice de massa corporal que os idosos apresentam com sua satisfação da própria imagem.  Participaram do estudo 40 idosos do sexo feminino, inseridos no programa de ginástica e alongamento. A análise da imagem corporal foi realizada através da escala de silhuetas por Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1998). Para a coleta de dados foi apresentado um questionário sócio demográfico para identificação dos alunos, assim como para a obtenção dos dados referentes à altura, peso e idade. Para análise foi utilizada a correlação de Pearson, frequência, desvio padrão, média e ANOVA (Oneway).  As silhuetas 3 e 4 e as silhuetas 2 e 3 foram as mais indicadas como real e ideal, respectivamente. A maior parte das idosas (65%) estava levemente insatisfeita com a imagem corporal devido ao excesso de peso. A maioria dos participantes (67,5%) encontra-se na faixa de eutrofia. As idosas com peso adequado foram as que mais se sentiram insatisfeitos com a imagem corporal (22%). A preocupação com a imagem corporal pode levar o indivíduo a comportamentos extremos, podendo causar insatisfação crônica, associando-se com situações de sobrepeso, obesidade e transtornos alimentares. Sendo assim, mais estudos envolvendo a análise da percepção da imagem corporal são necessários para que o tema seja discutido com maior profundidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2925/1987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 39-53
Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 39-53
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042215094059008