A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PUGAS, REJANE MARTINS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MATEUS, GUSTAVO AFFONSO PISANO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789
Resumo: O caranguejo-uçá (Ucides cordatus L.), é uma espécie típicados manguezais brasileiros e de grande importância econômicapara as populações litorâneas tradicionais. Desempenhapapel ecológico relevante e destaca-se na economiacomo recurso mais explorado nos manguezais brasileiros.Os catadores de caranguejo possuem muito conhecimentosobre a biologia desse crustáceo e dos fatores abióticos referidosao seu ciclo de vida. O objetivo deste estudo foi investigara percepção ambiental dos pescadores sobre osfatores abióticos que interferem na ecologia dos principaisrecursos pesqueiros e a percepção ambiental sobre o processode andada dos crustáceos, no município Maragogipinho,em Aratuípe, Bahia, Brasil. Os resultados indicam quealém de crustáceos, são coletados também moluscos e peixes.A colônia de pescadores Z-63 de Aratuípe recebeapenas o defeso do camarão, porém a comunidade tem aconsciência de não coletar o caranguejo, principal recursodo local, nos períodos da andada. Assim, o estudo tem aspectosestruturantes de uma educação ambiental, sendo deextrema importância a participação da comunidade pesqueirae uma reflexão das condições socioambientais quepermeiam a cultura dos pescadores artesanais. Contudo,faz-se necessário um acompanhamento para a efetiva conscientizaçãoda comunidade, visando à preservação dos recursospesqueiros e naturais.
id UNINGA-2_f44cfaacfcb6ff3318bc19e16f8b328f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1789
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASILO caranguejo-uçá (Ucides cordatus L.), é uma espécie típicados manguezais brasileiros e de grande importância econômicapara as populações litorâneas tradicionais. Desempenhapapel ecológico relevante e destaca-se na economiacomo recurso mais explorado nos manguezais brasileiros.Os catadores de caranguejo possuem muito conhecimentosobre a biologia desse crustáceo e dos fatores abióticos referidosao seu ciclo de vida. O objetivo deste estudo foi investigara percepção ambiental dos pescadores sobre osfatores abióticos que interferem na ecologia dos principaisrecursos pesqueiros e a percepção ambiental sobre o processode andada dos crustáceos, no município Maragogipinho,em Aratuípe, Bahia, Brasil. Os resultados indicam quealém de crustáceos, são coletados também moluscos e peixes.A colônia de pescadores Z-63 de Aratuípe recebeapenas o defeso do camarão, porém a comunidade tem aconsciência de não coletar o caranguejo, principal recursodo local, nos períodos da andada. Assim, o estudo tem aspectosestruturantes de uma educação ambiental, sendo deextrema importância a participação da comunidade pesqueirae uma reflexão das condições socioambientais quepermeiam a cultura dos pescadores artesanais. Contudo,faz-se necessário um acompanhamento para a efetiva conscientizaçãoda comunidade, visando à preservação dos recursospesqueiros e naturais.Editora Uningá2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789Uningá Review ; Vol. 26 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 26 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789/1395Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessPUGAS, REJANE MARTINSMATEUS, GUSTAVO AFFONSO PISANO2019-10-09T19:56:17Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1789Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T19:56:17UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
title A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
spellingShingle A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
PUGAS, REJANE MARTINS
title_short A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
title_full A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
title_fullStr A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
title_full_unstemmed A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
title_sort A PESCA SUSTENTÁVEL EM MARAGOGIPINHO, ARATUÍPE, BAHIA, BRASIL
author PUGAS, REJANE MARTINS
author_facet PUGAS, REJANE MARTINS
MATEUS, GUSTAVO AFFONSO PISANO
author_role author
author2 MATEUS, GUSTAVO AFFONSO PISANO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PUGAS, REJANE MARTINS
MATEUS, GUSTAVO AFFONSO PISANO
description O caranguejo-uçá (Ucides cordatus L.), é uma espécie típicados manguezais brasileiros e de grande importância econômicapara as populações litorâneas tradicionais. Desempenhapapel ecológico relevante e destaca-se na economiacomo recurso mais explorado nos manguezais brasileiros.Os catadores de caranguejo possuem muito conhecimentosobre a biologia desse crustáceo e dos fatores abióticos referidosao seu ciclo de vida. O objetivo deste estudo foi investigara percepção ambiental dos pescadores sobre osfatores abióticos que interferem na ecologia dos principaisrecursos pesqueiros e a percepção ambiental sobre o processode andada dos crustáceos, no município Maragogipinho,em Aratuípe, Bahia, Brasil. Os resultados indicam quealém de crustáceos, são coletados também moluscos e peixes.A colônia de pescadores Z-63 de Aratuípe recebeapenas o defeso do camarão, porém a comunidade tem aconsciência de não coletar o caranguejo, principal recursodo local, nos períodos da andada. Assim, o estudo tem aspectosestruturantes de uma educação ambiental, sendo deextrema importância a participação da comunidade pesqueirae uma reflexão das condições socioambientais quepermeiam a cultura dos pescadores artesanais. Contudo,faz-se necessário um acompanhamento para a efetiva conscientizaçãoda comunidade, visando à preservação dos recursospesqueiros e naturais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1789/1395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 26 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 26 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213951111168