CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, KARINY CARI
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: BARBOSA, JOSÉ FELINTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569
Resumo: Nectários extraflorais (NEFs) são glândulas produtoras denéctar externas a flor, podendo estar distribuídos sobre váriaspartes da planta. O néctar é atrativo a diversos artrópodes,principalmente formigas, os quais protegem a planta contraação de herbívoros. Os NEFs são encontrados em representantesde mais de 90 famílias de plantas, entre essas a Passifloraceae.Esse estudo trata da descrição morfoanatomica dosNEFs de Passiflora alata (maracujá doce), incluindo sua macroscopiae composição tecidual. Para o estudo foram coletadas20 amostras de NEFs peciolares de P. alata, sendo fixadosem solução de FAA e encaminhados ao processamento histotécnicopara cortes na espessura de 14 μm e coloração comsafranina, fast green e PAS. Também foram realizados cortes ecolorações a fresco para a detecção do amido pelo lugol. Microscopicamenteconstatou-se uma epiderme multisseriadarecobrindo o fundo dos NEFs, seguida por várias camadascelulares do parênquima nectarífero responsável pela secreçãode néctar, além do tecido vascular que apresenta abundânciade células do floema, sendo que o tecido xilemático perdurasomente até o parênquima subnectarífero, ou seja, não adentraa área principal de produção do néctar.
id UNINGA-2_feef77e2e5b75fb3568f0578e51e8930
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1569
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, PassifloraceaeNectários extraflorais (NEFs) são glândulas produtoras denéctar externas a flor, podendo estar distribuídos sobre váriaspartes da planta. O néctar é atrativo a diversos artrópodes,principalmente formigas, os quais protegem a planta contraação de herbívoros. Os NEFs são encontrados em representantesde mais de 90 famílias de plantas, entre essas a Passifloraceae.Esse estudo trata da descrição morfoanatomica dosNEFs de Passiflora alata (maracujá doce), incluindo sua macroscopiae composição tecidual. Para o estudo foram coletadas20 amostras de NEFs peciolares de P. alata, sendo fixadosem solução de FAA e encaminhados ao processamento histotécnicopara cortes na espessura de 14 μm e coloração comsafranina, fast green e PAS. Também foram realizados cortes ecolorações a fresco para a detecção do amido pelo lugol. Microscopicamenteconstatou-se uma epiderme multisseriadarecobrindo o fundo dos NEFs, seguida por várias camadascelulares do parênquima nectarífero responsável pela secreçãode néctar, além do tecido vascular que apresenta abundânciade células do floema, sendo que o tecido xilemático perdurasomente até o parênquima subnectarífero, ou seja, não adentraa área principal de produção do néctar.Editora Uningá2014-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569Uningá Review ; Vol. 20 No. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 20 n. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569/1180Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO, KARINY CARIBARBOSA, JOSÉ FELINTO2019-10-09T16:22:39Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1569Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:22:39UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
title CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
NASCIMENTO, KARINY CARI
title_short CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
title_full CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
title_sort CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS DE Passiflora alata, Passifloraceae
author NASCIMENTO, KARINY CARI
author_facet NASCIMENTO, KARINY CARI
BARBOSA, JOSÉ FELINTO
author_role author
author2 BARBOSA, JOSÉ FELINTO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, KARINY CARI
BARBOSA, JOSÉ FELINTO
description Nectários extraflorais (NEFs) são glândulas produtoras denéctar externas a flor, podendo estar distribuídos sobre váriaspartes da planta. O néctar é atrativo a diversos artrópodes,principalmente formigas, os quais protegem a planta contraação de herbívoros. Os NEFs são encontrados em representantesde mais de 90 famílias de plantas, entre essas a Passifloraceae.Esse estudo trata da descrição morfoanatomica dosNEFs de Passiflora alata (maracujá doce), incluindo sua macroscopiae composição tecidual. Para o estudo foram coletadas20 amostras de NEFs peciolares de P. alata, sendo fixadosem solução de FAA e encaminhados ao processamento histotécnicopara cortes na espessura de 14 μm e coloração comsafranina, fast green e PAS. Também foram realizados cortes ecolorações a fresco para a detecção do amido pelo lugol. Microscopicamenteconstatou-se uma epiderme multisseriadarecobrindo o fundo dos NEFs, seguida por várias camadascelulares do parênquima nectarífero responsável pela secreçãode néctar, além do tecido vascular que apresenta abundânciade células do floema, sendo que o tecido xilemático perdurasomente até o parênquima subnectarífero, ou seja, não adentraa área principal de produção do néctar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1569/1180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 20 No. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 20 n. 1 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212831232000