COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Thesis Juris |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9048 |
Resumo: | O bem ambiental tornou-se autônomo por meio da Lei nº 6.938, de 1981, recepcionada pela Constituição de 1988. Essa lei trouxe instrumentos de proteção ambiental, com destaque ao licenciamento ambiental. Durante anos, perduraram dúvidas quanto à competência para esse licenciamento, o que deveria ser sanado com a promulgação de lei complementar, conforme exigência do artigo 23 da Constituição, que só viria em 2011, com a Lei n° 140. Após quatro anos da sua promulgação, indaga-se: como os Estados da Amazônia Legal estão procedendo em relação à descentralização do licenciamento? Utilizou-se o Estado do Pará, a fim de se analisar a aplicação do processo de descentralização aos municípios. Com base em pesquisa documental e método indutivo, verificaram-se inicialmente morosidade e inconstitucionalidades na regulamentação, posteriormente, sanadas. |
id |
UNINOVE-2_d732e42180bd5548b78f610dcbef1aa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uninove.br:article/9048 |
network_acronym_str |
UNINOVE-2 |
network_name_str |
Revista Thesis Juris |
repository_id_str |
|
spelling |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011LICENCIAMENTO AMBIENTALDESCENTRALIZAÇÃOLEI N° 140DE 2011.O bem ambiental tornou-se autônomo por meio da Lei nº 6.938, de 1981, recepcionada pela Constituição de 1988. Essa lei trouxe instrumentos de proteção ambiental, com destaque ao licenciamento ambiental. Durante anos, perduraram dúvidas quanto à competência para esse licenciamento, o que deveria ser sanado com a promulgação de lei complementar, conforme exigência do artigo 23 da Constituição, que só viria em 2011, com a Lei n° 140. Após quatro anos da sua promulgação, indaga-se: como os Estados da Amazônia Legal estão procedendo em relação à descentralização do licenciamento? Utilizou-se o Estado do Pará, a fim de se analisar a aplicação do processo de descentralização aos municípios. Com base em pesquisa documental e método indutivo, verificaram-se inicialmente morosidade e inconstitucionalidades na regulamentação, posteriormente, sanadas.Universidade Nove de Julho - Uninove2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/904810.5585/rtj.v5i2.322Revista Thesis Juris; v. 5 n. 2 (2016): Maio/Agosto; 439-4582317-3580reponame:Revista Thesis Jurisinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9048/3882Copyright (c) 2018 Syglea Rejane Magalhães Lopes, Isabelle Rodrigues de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Syglea Rejane MagalhãesCarvalho, Isabelle Rodrigues de2019-09-12T18:59:49Zoai:ojs.periodicos.uninove.br:article/9048Revistahttps://periodicos.uninove.br/thesisjurisPRIhttps://periodicos.uninove.br/thesisjuris/oaithesis@uninove.br2317-35802317-3580opendoar:2019-09-12T18:59:49Revista Thesis Juris - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
title |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
spellingShingle |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 Lopes, Syglea Rejane Magalhães LICENCIAMENTO AMBIENTAL DESCENTRALIZAÇÃO LEI N° 140 DE 2011. |
title_short |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
title_full |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
title_fullStr |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
title_full_unstemmed |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
title_sort |
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL APÓS A LEI COMPLEMENTAR N° 140 DE 2011 |
author |
Lopes, Syglea Rejane Magalhães |
author_facet |
Lopes, Syglea Rejane Magalhães Carvalho, Isabelle Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Isabelle Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Syglea Rejane Magalhães Carvalho, Isabelle Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LICENCIAMENTO AMBIENTAL DESCENTRALIZAÇÃO LEI N° 140 DE 2011. |
topic |
LICENCIAMENTO AMBIENTAL DESCENTRALIZAÇÃO LEI N° 140 DE 2011. |
description |
O bem ambiental tornou-se autônomo por meio da Lei nº 6.938, de 1981, recepcionada pela Constituição de 1988. Essa lei trouxe instrumentos de proteção ambiental, com destaque ao licenciamento ambiental. Durante anos, perduraram dúvidas quanto à competência para esse licenciamento, o que deveria ser sanado com a promulgação de lei complementar, conforme exigência do artigo 23 da Constituição, que só viria em 2011, com a Lei n° 140. Após quatro anos da sua promulgação, indaga-se: como os Estados da Amazônia Legal estão procedendo em relação à descentralização do licenciamento? Utilizou-se o Estado do Pará, a fim de se analisar a aplicação do processo de descentralização aos municípios. Com base em pesquisa documental e método indutivo, verificaram-se inicialmente morosidade e inconstitucionalidades na regulamentação, posteriormente, sanadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9048 10.5585/rtj.v5i2.322 |
url |
https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9048 |
identifier_str_mv |
10.5585/rtj.v5i2.322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9048/3882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Syglea Rejane Magalhães Lopes, Isabelle Rodrigues de Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Syglea Rejane Magalhães Lopes, Isabelle Rodrigues de Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Thesis Juris; v. 5 n. 2 (2016): Maio/Agosto; 439-458 2317-3580 reponame:Revista Thesis Juris instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Revista Thesis Juris |
collection |
Revista Thesis Juris |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Thesis Juris - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
thesis@uninove.br |
_version_ |
1800218168818401280 |