Analysis of Intention to Use Car Sharing Services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel de Sousa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Neutzling, Daiane Mülling, Souza, Lucas Lopes Ferreira de, Rocha, Luan Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/22874
Resumo: Context: Although car sharing services represent an alternative for urban mobility and the expansion of practices aimed at sustainability, among the challenges to increasing their offer are the financial viability of the platforms and the change in behavior of individuals around the world. subscribe to such services. Objective: In this sense, the study aims to investigate intentions to use the car sharing service. The application of the research is justified by the fact that there is still an empirical gap to be explored with studies applied in emerging countries, with Brazil being in evidence as it has the largest number of car sharing platforms and users in Latin America. Fortaleza stands out on the national scene, due to its high demographic density and offering different shared economy initiatives in the mobility sector, such as bicycles and automobiles. Methodology: The research used the Theory of Planned Behavior (TCP) as a theoretical framework. Quantitative research, survey style, was carried out using constructs based on the TPB, identifying relationships between attitude, subjective norm and control of perceived behavior that influence the intention to use. In total, six hypotheses were developed. To this end, structural equation modeling was used to test and confirm hypotheses. Results: Regarding the results, it was found that there is a relationship between the subjective norm and the intention to use car sharing. Conclusion: Based on the analysis and discussion of the study, it is possible to focus on the attitudes and behaviors of individuals with issues related to sustainability.
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The application of the research is justified by the fact that there is still an empirical gap to be explored with studies applied in emerging countries, with Brazil being in evidence as it has the largest number of car sharing platforms and users in Latin America. Fortaleza stands out on the national scene, due to its high demographic density and offering different shared economy initiatives in the mobility sector, such as bicycles and automobiles. Methodology: The research used the Theory of Planned Behavior (TCP) as a theoretical framework. Quantitative research, survey style, was carried out using constructs based on the TPB, identifying relationships between attitude, subjective norm and control of perceived behavior that influence the intention to use. In total, six hypotheses were developed. To this end, structural equation modeling was used to test and confirm hypotheses. Results: Regarding the results, it was found that there is a relationship between the subjective norm and the intention to use car sharing. Conclusion: Based on the analysis and discussion of the study, it is possible to focus on the attitudes and behaviors of individuals with issues related to sustainability.Contexto: Apesar dos serviços de car sharing corresponderem a uma alternativa para a mobilidade urbana e para a expansão de práticas voltadas à sustentabilidade, dentre os desafios para que aumente a sua oferta, estão a viabilidade financeira das plataformas e a mudança de comportamento de indivíduos ao aderirem tais serviços. Objetivo: Neste sentido, o estudo tem como objetivo investigar as intenções de uso do serviço de car sharing. Justifica-se a aplicação da pesquisa pelo fato de que há ainda um gap empírico a ser explorado com estudos aplicados em países emergentes, estando o Brasil em evidência ao possuir o maior número de plataformas de car sharing e usuários da América Latina. Já Fortaleza se destaca no cenário nacional, pela alta densidade demográfica e por oferecer diferentes iniciativas de economia compartilhada no setor de mobilidade, como bicicletas e automóveis. Metodologia: A pesquisa utilizou a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como arcabouço teórico. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, estilo survey, utilizando construtos baseados na TCP, identificando relações entre atitude, norma subjetiva e controle do comportamento percebido que influenciam a intenção de uso. No total, seis hipóteses foram desenvolvidas. Para tal, foi utilizada modelagem de equações estruturais para teste e confirmação de hipóteses. Resultados: Com relação aos resultados, verificou-se que existe relação entre a norma subjetiva e a intenção de uso do car sharing. Conclusão: A partir das análises e da discussão do estudo, é possível ater-se às atitudes e comportamentos de indivíduos com questões relativas à sustentabilidade.Contexto: Apesar dos serviços de car sharing corresponderem a uma alternativa para a mobilidade urbana e para a expansão de práticas voltadas à sustentabilidade, dentre os desafios para que aumente a sua oferta, estão a viabilidade financeira das plataformas e a mudança de comportamento de indivíduos ao aderirem tais serviços. Objetivo: Neste sentido, o estudo tem como objetivo investigar as intenções de uso do serviço de car sharing. Justifica-se a aplicação da pesquisa pelo fato de que há ainda um gap empírico a ser explorado com estudos aplicados em países emergentes, estando o Brasil em evidência ao possuir o maior número de plataformas de car sharing e usuários da América Latina. Já Fortaleza se destaca no cenário nacional, pela alta densidade demográfica e por oferecer diferentes iniciativas de economia compartilhada no setor de mobilidade, como bicicletas e automóveis. Metodologia: A pesquisa utilizou a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como arcabouço teórico. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, estilo survey, utilizando construtos baseados na TCP, identificando relações entre atitude, norma subjetiva e controle do comportamento percebido que influenciam a intenção de uso. No total, seis hipóteses foram desenvolvidas. Para tal, foi utilizada modelagem de equações estruturais para teste e confirmação de hipóteses. Resultados: Com relação aos resultados, verificou-se que existe relação entre a norma subjetiva e a intenção de uso do car sharing. Conclusão: A partir das análises e da discussão do estudo, é possível ater-se às atitudes e comportamentos de indivíduos com questões relativas à sustentabilidade.Universidade Nove de Julho - Uninove2024-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/geas/article/view/2287410.5585/2024.22874Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; v. 13 n. 1 (2024): Fluxo Contínuo; e228742316-9834reponame:Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeASinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEengporhttps://periodicos.uninove.br/geas/article/view/22874/10713https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/22874/10714Copyright (c) 2024 Autoreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Gabriel de SousaNeutzling, Daiane MüllingSouza, Lucas Lopes Ferreira deRocha, Luan Matias2024-05-24T20:50:17Zoai:ojs.periodicos.uninove.br:article/22874Revistahttps://periodicos.uninove.br/geasONGhttps://periodicos.uninove.br/geas/oai||journalgeas@gmail.com2316-98342316-9834opendoar:2024-05-24T20:50:17Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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