Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Renata Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Marina de Medeiros, Villazón Montalván, Roberth Andrés, Silva de Carvalho Pinto, Cátia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729
Resumo: Objetivo do estudo: Aplicar a ferramenta STARS na análise da sustentabilidade das operações dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina.Metodologia/Abordagem: Utilizou-se o STARS (Sustainability Tracking, Assessment and Rating System), que tem sido amplamente empregado por universidades e em pesquisas científicas para a análise da sustentabilidade de processos organizacionais.Originalidade/Relevância: Desde a década de 1970 a Organização da Nações Unidas reconhece o papel do ensino superior na promoção da sustentabilidade. Universidades têm visado promovê-la em todas as suas dimensões, seja no ensino, pesquisa, planejamento e operações (i.e., consumo de energia e água, emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos sólidos, compra de alimentos, transporte entre outros).Principais resultados: Os resultados demonstraram que no momento do estudo a Instituição não contava com práticas de sustentabilidade estáveis e estruturadas, sendo relevante o papel do governo federal nesse contexto.Contribuições teóricas/metodológicas: O presente estudo foi o primeiro a usar o STARS em uma universidade brasileira. O estudo trouxe novos dados para a discussão sobre a sustentabilidade em universidades, além de destacar o papel do governo federal enquanto promotor de políticas públicas nesta área.Conclusão: A Instituição precisa se estruturar para avançar em termos de sustentabilidade operacional, sendo que o governo federal pode ser um grande impulsionador nesse sentido.Palavras-chave: Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
id UNINOVE-3_a647980ee4237eae35a3501b84c3a6ad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uninove.br:article/14729
network_acronym_str UNINOVE-3
network_name_str Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
repository_id_str
spelling Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa CatarinaSustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.Objetivo do estudo: Aplicar a ferramenta STARS na análise da sustentabilidade das operações dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina.Metodologia/Abordagem: Utilizou-se o STARS (Sustainability Tracking, Assessment and Rating System), que tem sido amplamente empregado por universidades e em pesquisas científicas para a análise da sustentabilidade de processos organizacionais.Originalidade/Relevância: Desde a década de 1970 a Organização da Nações Unidas reconhece o papel do ensino superior na promoção da sustentabilidade. Universidades têm visado promovê-la em todas as suas dimensões, seja no ensino, pesquisa, planejamento e operações (i.e., consumo de energia e água, emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos sólidos, compra de alimentos, transporte entre outros).Principais resultados: Os resultados demonstraram que no momento do estudo a Instituição não contava com práticas de sustentabilidade estáveis e estruturadas, sendo relevante o papel do governo federal nesse contexto.Contribuições teóricas/metodológicas: O presente estudo foi o primeiro a usar o STARS em uma universidade brasileira. O estudo trouxe novos dados para a discussão sobre a sustentabilidade em universidades, além de destacar o papel do governo federal enquanto promotor de políticas públicas nesta área.Conclusão: A Instituição precisa se estruturar para avançar em termos de sustentabilidade operacional, sendo que o governo federal pode ser um grande impulsionador nesse sentido.Palavras-chave: Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/geas/article/view/1472910.5585/geas.v8i2.1018Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; v. 8 n. 2 (2019): maio/ago.; 205-2342316-9834reponame:Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeASinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729/7041https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729/7042Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Renata MartinsMachado, Marina de MedeirosVillazón Montalván, Roberth AndrésSilva de Carvalho Pinto, Cátia Regina2022-02-10T14:45:20Zoai:ojs.periodicos.uninove.br:article/14729Revistahttps://periodicos.uninove.br/geasONGhttps://periodicos.uninove.br/geas/oai||journalgeas@gmail.com2316-98342316-9834opendoar:2022-02-10T14:45:20Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
Pacheco, Renata Martins
Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
title_short Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
author Pacheco, Renata Martins
author_facet Pacheco, Renata Martins
Machado, Marina de Medeiros
Villazón Montalván, Roberth Andrés
Silva de Carvalho Pinto, Cátia Regina
author_role author
author2 Machado, Marina de Medeiros
Villazón Montalván, Roberth Andrés
Silva de Carvalho Pinto, Cátia Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Renata Martins
Machado, Marina de Medeiros
Villazón Montalván, Roberth Andrés
Silva de Carvalho Pinto, Cátia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
topic Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
description Objetivo do estudo: Aplicar a ferramenta STARS na análise da sustentabilidade das operações dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina.Metodologia/Abordagem: Utilizou-se o STARS (Sustainability Tracking, Assessment and Rating System), que tem sido amplamente empregado por universidades e em pesquisas científicas para a análise da sustentabilidade de processos organizacionais.Originalidade/Relevância: Desde a década de 1970 a Organização da Nações Unidas reconhece o papel do ensino superior na promoção da sustentabilidade. Universidades têm visado promovê-la em todas as suas dimensões, seja no ensino, pesquisa, planejamento e operações (i.e., consumo de energia e água, emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos sólidos, compra de alimentos, transporte entre outros).Principais resultados: Os resultados demonstraram que no momento do estudo a Instituição não contava com práticas de sustentabilidade estáveis e estruturadas, sendo relevante o papel do governo federal nesse contexto.Contribuições teóricas/metodológicas: O presente estudo foi o primeiro a usar o STARS em uma universidade brasileira. O estudo trouxe novos dados para a discussão sobre a sustentabilidade em universidades, além de destacar o papel do governo federal enquanto promotor de políticas públicas nesta área.Conclusão: A Instituição precisa se estruturar para avançar em termos de sustentabilidade operacional, sendo que o governo federal pode ser um grande impulsionador nesse sentido.Palavras-chave: Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729
10.5585/geas.v8i2.1018
url https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729
identifier_str_mv 10.5585/geas.v8i2.1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729/7041
https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/14729/7042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; v. 8 n. 2 (2019): maio/ago.; 205-234
2316-9834
reponame:Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
collection Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv ||journalgeas@gmail.com
_version_ 1800217234632605696