Aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/13285 |
Resumo: | Este comentário editorial tem como objetivo discutir o processo aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativa. A entrevista é uma rica fonte de evidências desde que seja bem empregada, o que gera validade, com análise e interpretação adequada, resultando em uma pesquisa confiável. Um aspecto relevante nesse método é o grau de interação e profundidade na “conversa direcionada” com o entrevistado. Este diálogo proporciona compreender a intersubjetividade do entrevistado, permitindo ao pesquisador descrever a realidade social pesquisada. Contudo, essa compreensão depende da competência e do preparo do entrevistador. Entrevistas mais objetivas permitem depreender frações superficiais dos sentimentos, percepções e atitudes dos entrevistados. Por outro lado, entrevistas em profundidade e Focus Group permitem compreender a realidade do entrevistado a partir da sua perspectiva. Esperamos contribuir na obtenção de pesquisas com uma melhor aplicação de entrevistas, o que contribuirá com o processo de análise e construção dos achados, melhorando a qualidade de artigos recebidos. |
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Aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativaEste comentário editorial tem como objetivo discutir o processo aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativa. A entrevista é uma rica fonte de evidências desde que seja bem empregada, o que gera validade, com análise e interpretação adequada, resultando em uma pesquisa confiável. Um aspecto relevante nesse método é o grau de interação e profundidade na “conversa direcionada” com o entrevistado. Este diálogo proporciona compreender a intersubjetividade do entrevistado, permitindo ao pesquisador descrever a realidade social pesquisada. Contudo, essa compreensão depende da competência e do preparo do entrevistador. Entrevistas mais objetivas permitem depreender frações superficiais dos sentimentos, percepções e atitudes dos entrevistados. Por outro lado, entrevistas em profundidade e Focus Group permitem compreender a realidade do entrevistado a partir da sua perspectiva. Esperamos contribuir na obtenção de pesquisas com uma melhor aplicação de entrevistas, o que contribuirá com o processo de análise e construção dos achados, melhorando a qualidade de artigos recebidos.Universidade Nove de Julho (Uninove)Silva, Luciano Ferreira daRusso, Rosária de Fátima Segger Macri2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/1328510.5585/gep.v10i1.13285Revista de Gestão e Projetos; v. 10, n. 1 (2019): janeiro-abril; 1-62236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/13285/6641Direitos autorais 2019 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-12T13:39:49Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13285Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2019-09-12T13:39:49Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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