A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Romer Mottinha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pellizzaro, Anne Caroline, Silva, Bruno Fernando da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157
Resumo: RESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página.   Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico.   ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN   El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página.   Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico.
id UNINTER-1_1a71c66962dabeb51c4787eef6e4338e
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/157
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do PovoRESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página.   Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico.   ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN   El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página.   Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico. UNINTER2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/15710.21880/ius gentium.v10i5.157IUS GENTIUM; v. 10 n. 5 (2014); 223 - 2442237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157/pdfSantos, Romer MottinhaPellizzaro, Anne CarolineSilva, Bruno Fernando dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-09T17:36:21Zoai:ojs.iusgentium:article/157Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2014-12-09T17:36:21Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
title A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
spellingShingle A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
Santos, Romer Mottinha
title_short A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
title_full A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
title_fullStr A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
title_full_unstemmed A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
title_sort A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
author Santos, Romer Mottinha
author_facet Santos, Romer Mottinha
Pellizzaro, Anne Caroline
Silva, Bruno Fernando da
author_role author
author2 Pellizzaro, Anne Caroline
Silva, Bruno Fernando da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Romer Mottinha
Pellizzaro, Anne Caroline
Silva, Bruno Fernando da
description RESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página.   Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico.   ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN   El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página.   Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157
10.21880/ius gentium.v10i5.157
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157
identifier_str_mv 10.21880/ius gentium.v10i5.157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 10 n. 5 (2014); 223 - 244
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904204673024