A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ius Gentium (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157 |
Resumo: | RESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página. Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico. ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página. Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico. |
id |
UNINTER-1_1a71c66962dabeb51c4787eef6e4338e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iusgentium:article/157 |
network_acronym_str |
UNINTER-1 |
network_name_str |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do PovoRESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página. Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico. ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página. Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico. UNINTER2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/15710.21880/ius gentium.v10i5.157IUS GENTIUM; v. 10 n. 5 (2014); 223 - 2442237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157/pdfSantos, Romer MottinhaPellizzaro, Anne CarolineSilva, Bruno Fernando dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-09T17:36:21Zoai:ojs.iusgentium:article/157Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2014-12-09T17:36:21Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
title |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
spellingShingle |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo Santos, Romer Mottinha |
title_short |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
title_full |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
title_fullStr |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
title_full_unstemmed |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
title_sort |
A cobertura no primeiro semestre de 2014 das primeiras páginas do portal eletrônico da Gazeta do Povo |
author |
Santos, Romer Mottinha |
author_facet |
Santos, Romer Mottinha Pellizzaro, Anne Caroline Silva, Bruno Fernando da |
author_role |
author |
author2 |
Pellizzaro, Anne Caroline Silva, Bruno Fernando da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Romer Mottinha Pellizzaro, Anne Caroline Silva, Bruno Fernando da |
description |
RESUMO O artigo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa do acompanhamento da cobertura jornalística da primeira página do portal eletrônico da Gazeta do Povo, no período de janeiro a junho de 2014. O objetivo foi identificar quais os temas com mais visibilidade na cobertura do jornal e quais foram de preferência dos leitores em curtidas, comentários e compartilhamentos. A metodologia adotada é quantitativa e de análise de conteúdo procurando-se identificar alguns traços do padrão jornalístico da Gazeta do Povo e da preferência de seus leitores. A hipótese é que a cobertura sobre o tema campanha eleitoral foi mínima e que outros temas preencheram este espaço. Os resultados apontam semelhantes padrões de cobertura de primeira página do jornal com a preferência dos leitores pelos temas variedades/cultura, esportes e político institucional. Estes dados demonstram que os leitores on-line do portal se interessam pelos temas que o jornal prioriza em sua primeira página. Palavras-chave: Comunicação Política. Cobertura Jornalística. Portal Eletrônico. ABSTRACT The paper presents the results obtained in the research of monitoring the media coverage of the first electronic portal page of the Gazeta do Povo, in the period from January to June 2014. The goal was to identify what are the themes with more visibility on the cover of the newspaper and what are readers’ preference in likes, comments and shares. The adopted methodology is quantitative and content analysis to identify a few traits of journalistic standards of Gazeta do Povo and preference of their readers. The hypothesis is that the coverage of the electoral campaign theme was minimal and that other issues have filled this space. The results show similar patterns of front-page newspaper coverage with readers’ preference for themes/varieties culture, sports and political institutions. These data demonstrate that the portal's on-line readers are interested by the topics that the paper gives priority in its front page. Keywords: Political communication. Election coverage. Electronic Portal.RESUMEN El artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en la encuesta de cobertura periodística de la primera página del portal electrónico de la Gazeta do Povo, en el período de Enero a Junio de 2014. El objetivo del estudio fue el de identificar los temas con más visibilidad en la cobertura del periódico y cuáles, en la preferencia de los lectores, los más curtidos, comentados y compartidos. La metodología adoptada es cuantitativa y de análisis de contenido, trata de identificar algunos de los rasgos de la norma periodística de la Gazeta do Povo y de la preferencia de sus lectores. La hipótesis es que la cobertura sobre el tema campaña electoral fue mínima y que otros temas llenaron este espacio. Los resultados muestran patrones similares de la cobertura de la primera página del periódico con la preferencia de los lectores por los temas variedades/cultura, deportes y política institucional. Estos datos demuestran que los lectores on-line del portal tienen interés por temas que el periódico da prioridad en su primera página. Palabras-clave: Comunicación Política. Cobertura Periodistica. Portal Electrónico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157 10.21880/ius gentium.v10i5.157 |
url |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157 |
identifier_str_mv |
10.21880/ius gentium.v10i5.157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/157/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
IUS GENTIUM; v. 10 n. 5 (2014); 223 - 244 2237-4965 reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online) instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
collection |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br |
_version_ |
1800218904204673024 |