Conceitos iniciais de "O Anti-Édipo” sob a ótica do filme “Tempos Modernos"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ius Gentium (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/612 |
Resumo: | Gilles Deleuze e Félix Guattari, em sua obra “O Anti-Édipo”, inauguraram na psicanálise o que eles próprios chamam de anti-psiquiatria, uma psicanálise crítica à freudiana e à lacaniana. Seus estudos trazem diversos conceitos inovadores que remetem a sociedade a pensar através de uma ótica peculiar o esquizofrênico, a relação do desejo, o capitalismo, a ligação entre os indivíduos e tudo que os cercam, dentre outras proposições. Tudo é máquina, tudo é produção, e tudo está ligado. Uma máquina é ligada a outra máquina; uma máquina deseja e, assim, contribui para o desejo de outra máquina. Uma máquina desejante pode colapsar, transformando-se, assim, em um corpo sem órgãos. Assim, para compreender “O Anti-Édipo”, o filme “Tempos Modernos” pode ser utilizado de forma singular. Na obra cinematográfica, são apresentadas diversas personagens e situações que facilitam o entendimento dos conceitos principais de Deleuze e Guattari. Assim, um diálogo entre as obras é apresentado, apontando os elementos de “O Anti-Édipo” através de situações cômicas e pitorescas ocorridas no trabalho de Charlin Chaplin. |
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Conceitos iniciais de "O Anti-Édipo” sob a ótica do filme “Tempos Modernos"Gilles Deleuze e Félix Guattari, em sua obra “O Anti-Édipo”, inauguraram na psicanálise o que eles próprios chamam de anti-psiquiatria, uma psicanálise crítica à freudiana e à lacaniana. Seus estudos trazem diversos conceitos inovadores que remetem a sociedade a pensar através de uma ótica peculiar o esquizofrênico, a relação do desejo, o capitalismo, a ligação entre os indivíduos e tudo que os cercam, dentre outras proposições. Tudo é máquina, tudo é produção, e tudo está ligado. Uma máquina é ligada a outra máquina; uma máquina deseja e, assim, contribui para o desejo de outra máquina. Uma máquina desejante pode colapsar, transformando-se, assim, em um corpo sem órgãos. Assim, para compreender “O Anti-Édipo”, o filme “Tempos Modernos” pode ser utilizado de forma singular. Na obra cinematográfica, são apresentadas diversas personagens e situações que facilitam o entendimento dos conceitos principais de Deleuze e Guattari. Assim, um diálogo entre as obras é apresentado, apontando os elementos de “O Anti-Édipo” através de situações cômicas e pitorescas ocorridas no trabalho de Charlin Chaplin.UNINTER2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/612IUS GENTIUM; v. 13 n. Especial (2022)2237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/612/455Copyright (c) 2022 IUS GENTIUMinfo:eu-repo/semantics/openAccessUrbanavicius Marques, Lucas2022-12-15T21:44:43Zoai:ojs.iusgentium:article/612Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2022-12-15T21:44:43Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
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