Conceitos iniciais de "O Anti-Édipo” sob a ótica do filme “Tempos Modernos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbanavicius Marques, Lucas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/612
Resumo: Gilles Deleuze e Félix Guattari, em sua obra “O Anti-Édipo”, inauguraram na psicanálise o que eles próprios chamam de anti-psiquiatria, uma psicanálise crítica à freudiana e à lacaniana. Seus estudos trazem diversos conceitos inovadores que remetem a sociedade a pensar através de uma ótica peculiar o esquizofrênico, a relação do desejo, o capitalismo, a ligação entre os indivíduos e tudo que os cercam, dentre outras proposições. Tudo é máquina, tudo é produção, e tudo está ligado. Uma máquina é ligada a outra máquina; uma máquina deseja e, assim, contribui para o desejo de outra máquina. Uma máquina desejante pode colapsar,  transformando-se, assim, em um corpo sem órgãos. Assim, para compreender “O Anti-Édipo”, o filme “Tempos Modernos” pode ser utilizado de forma singular. Na obra cinematográfica, são apresentadas diversas personagens e situações que facilitam o entendimento dos conceitos principais de Deleuze e Guattari. Assim, um diálogo entre as obras é apresentado, apontando os elementos de “O Anti-Édipo” através de situações cômicas e pitorescas ocorridas no trabalho de Charlin Chaplin.
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