Teatro e fábrica na construção da ecocracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson, Joao Paulo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611
Resumo: Em “O Anti-Édipo” Deleuze e Guattari atacam a ideia freudiana de que a mente humana funciona como um teatro - cujos papéis e atores se encontram pré-definidos no Complexo de Édipo. A mente recebe, nos franceses, seu constructo noutro ambiente: a fábrica. Constrói, maquina, e não simplesmente representa. Neste artigo - utilizando da pesquisa bibliográfica, de maneira crítica e reflexiva - parto da “fábrica deleuze-guattariana” para iniciar a reflexão que visa repensar a democracia e o poder judiciário a partir da sua montagem pelo todo ecológico. Ou seja, também é uma reflexão em oposição à representação, desta vez à Democracia Representativa. Foi necessário revisitar o conceito de Ecologia para além do Conservacionismo e mesmo do Ecologismo que não leva em consideração as diferenças. Também caminho pelos conceitos da sociedade em redes e do pensamento sistêmico. Concluo que “O Anti-édipo” deve ser lido envolto num cenário muito maior que da reforma psiquiátrica, podendo ser instrumento de reflexão sobre a construção de uma democracia complexa, em redes e, sobretudo, ecológica.
id UNINTER-1_77e2039bc7e3ac2aba1e69d3a01f3777
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/611
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Teatro e fábrica na construção da ecocraciaEm “O Anti-Édipo” Deleuze e Guattari atacam a ideia freudiana de que a mente humana funciona como um teatro - cujos papéis e atores se encontram pré-definidos no Complexo de Édipo. A mente recebe, nos franceses, seu constructo noutro ambiente: a fábrica. Constrói, maquina, e não simplesmente representa. Neste artigo - utilizando da pesquisa bibliográfica, de maneira crítica e reflexiva - parto da “fábrica deleuze-guattariana” para iniciar a reflexão que visa repensar a democracia e o poder judiciário a partir da sua montagem pelo todo ecológico. Ou seja, também é uma reflexão em oposição à representação, desta vez à Democracia Representativa. Foi necessário revisitar o conceito de Ecologia para além do Conservacionismo e mesmo do Ecologismo que não leva em consideração as diferenças. Também caminho pelos conceitos da sociedade em redes e do pensamento sistêmico. Concluo que “O Anti-édipo” deve ser lido envolto num cenário muito maior que da reforma psiquiátrica, podendo ser instrumento de reflexão sobre a construção de uma democracia complexa, em redes e, sobretudo, ecológica.UNINTER2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611IUS GENTIUM; v. 13 n. Especial (2022)2237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611/454Copyright (c) 2022 IUS GENTIUMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnderson, Joao Paulo2022-12-15T21:44:43Zoai:ojs.iusgentium:article/611Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2022-12-15T21:44:43Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro e fábrica na construção da ecocracia
title Teatro e fábrica na construção da ecocracia
spellingShingle Teatro e fábrica na construção da ecocracia
Anderson, Joao Paulo
title_short Teatro e fábrica na construção da ecocracia
title_full Teatro e fábrica na construção da ecocracia
title_fullStr Teatro e fábrica na construção da ecocracia
title_full_unstemmed Teatro e fábrica na construção da ecocracia
title_sort Teatro e fábrica na construção da ecocracia
author Anderson, Joao Paulo
author_facet Anderson, Joao Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson, Joao Paulo
description Em “O Anti-Édipo” Deleuze e Guattari atacam a ideia freudiana de que a mente humana funciona como um teatro - cujos papéis e atores se encontram pré-definidos no Complexo de Édipo. A mente recebe, nos franceses, seu constructo noutro ambiente: a fábrica. Constrói, maquina, e não simplesmente representa. Neste artigo - utilizando da pesquisa bibliográfica, de maneira crítica e reflexiva - parto da “fábrica deleuze-guattariana” para iniciar a reflexão que visa repensar a democracia e o poder judiciário a partir da sua montagem pelo todo ecológico. Ou seja, também é uma reflexão em oposição à representação, desta vez à Democracia Representativa. Foi necessário revisitar o conceito de Ecologia para além do Conservacionismo e mesmo do Ecologismo que não leva em consideração as diferenças. Também caminho pelos conceitos da sociedade em redes e do pensamento sistêmico. Concluo que “O Anti-édipo” deve ser lido envolto num cenário muito maior que da reforma psiquiátrica, podendo ser instrumento de reflexão sobre a construção de uma democracia complexa, em redes e, sobretudo, ecológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/611/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 IUS GENTIUM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 IUS GENTIUM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 13 n. Especial (2022)
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904912461824