Estado “pós-moderno”: uma escritura política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ius Gentium (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/156 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste texto é abordar algumas transformações pelas quais atravessa o Estado. No meio acadêmico, pleiteia-se a existência de um suposto Estado “Pós-Moderno” haja vista a crise de legitimidade, consentimento e adesão vivida pelas instituições mais tradicionais da política. O paradoxo está em que a própria modernidade não responde aos anseios políticos globais, mas também decorre do fato de alternativas reconhecíveis terem sido formuladas. Elas então constituem a Modernidade Tardia, uma espécie de “espírito do mundo”, ansioso pelo novo e que não suporta o “velho”, tampouco sua reciclagem. Dado esse contexto, utiliza-se a obra La Sagrada Família, do catalão Antoni Gaudí, como modelo de representação do problema proposto. Além do mais, após a caracterização do status quo do direito e do Estado na modernidade, o artigo analisa alguns fenômenos políticos constituintes dessa estrutura e projeta possibilidades, dada a constituição e a coesão dos elementos dessa conformação política na atualidade. Palavras-chave: Estado; Modernidade; Modernidade Tardia. ABSTRACT The aim of this essay is to approach some transformations which the State experiences. Into academy, is plead the existence of a supposed “Postmodern” State due to the crisis of legitimacy, consent and adherence experienced by the more traditional institutions of politics. The paradox is in that modernity itself does not respond to the global political aspirations, but also comes from the fact of recognizable alternatives have been formulated, feasible, which constitute the Late Modernity, a kind of “spirit of the world”, anxious by new and what does not support the “old”, either its recycling. Given this context, it is used the work La Sagrada Família, by the Catalan Antoni Gaudí, as model of representation of the proposed problem. Moreover, after the characterization of the status quo of the law and of the State in modernity, the article analyzes some political phenomena constituent this structure and projects possibilities, due to the formation and cohesion of the elements of this political conformation today. Keywords: State; Modernity; Late Modernity.RESUMEN El objetivo de este texto es abordar algunas transformaciones por las que atraviesa el Estado. En el ámbito universitario, se aboga la existencia de un supuesto Estado " Pós-Moderno " en vista de la crisis de legitimidad, consentimiento y adhesión vivida por las instituciones más tradicionales de la política. La paradoja es que la propia modernidad no responde a las preocupaciones políticas mundiales, sino que también se deriva del hecho de alternativas reconocibles han sido formuladas, viables, que constituyen la Modernidad Tardía, una especie de "espíritu del mundo", a la espera del nuevo y que no admite la "antigua", ni su reciclado. En este contexto, utiliza la obra de La Sagrada Familia, del catalán Antoni Gaudí, como modelo de representación del problema propuesto. Además, después de la caracterización de la situación actual del derecho y del Estado en la modernidad, el artículo analiza algunos fenómenos constituyentes políticos de esa estructura y diseña posibilidades, dada la constitución y la cohesión de los elementos de esta conformación política hoy. Palabras-clave: Estado; Modernidad; Modernidad Tardía. |
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Estado “pós-moderno”: uma escritura políticaRESUMO O objetivo deste texto é abordar algumas transformações pelas quais atravessa o Estado. No meio acadêmico, pleiteia-se a existência de um suposto Estado “Pós-Moderno” haja vista a crise de legitimidade, consentimento e adesão vivida pelas instituições mais tradicionais da política. O paradoxo está em que a própria modernidade não responde aos anseios políticos globais, mas também decorre do fato de alternativas reconhecíveis terem sido formuladas. Elas então constituem a Modernidade Tardia, uma espécie de “espírito do mundo”, ansioso pelo novo e que não suporta o “velho”, tampouco sua reciclagem. Dado esse contexto, utiliza-se a obra La Sagrada Família, do catalão Antoni Gaudí, como modelo de representação do problema proposto. Além do mais, após a caracterização do status quo do direito e do Estado na modernidade, o artigo analisa alguns fenômenos políticos constituintes dessa estrutura e projeta possibilidades, dada a constituição e a coesão dos elementos dessa conformação política na atualidade. Palavras-chave: Estado; Modernidade; Modernidade Tardia. ABSTRACT The aim of this essay is to approach some transformations which the State experiences. Into academy, is plead the existence of a supposed “Postmodern” State due to the crisis of legitimacy, consent and adherence experienced by the more traditional institutions of politics. The paradox is in that modernity itself does not respond to the global political aspirations, but also comes from the fact of recognizable alternatives have been formulated, feasible, which constitute the Late Modernity, a kind of “spirit of the world”, anxious by new and what does not support the “old”, either its recycling. Given this context, it is used the work La Sagrada Família, by the Catalan Antoni Gaudí, as model of representation of the proposed problem. Moreover, after the characterization of the status quo of the law and of the State in modernity, the article analyzes some political phenomena constituent this structure and projects possibilities, due to the formation and cohesion of the elements of this political conformation today. Keywords: State; Modernity; Late Modernity.RESUMEN El objetivo de este texto es abordar algunas transformaciones por las que atraviesa el Estado. En el ámbito universitario, se aboga la existencia de un supuesto Estado " Pós-Moderno " en vista de la crisis de legitimidad, consentimiento y adhesión vivida por las instituciones más tradicionales de la política. La paradoja es que la propia modernidad no responde a las preocupaciones políticas mundiales, sino que también se deriva del hecho de alternativas reconocibles han sido formuladas, viables, que constituyen la Modernidad Tardía, una especie de "espíritu del mundo", a la espera del nuevo y que no admite la "antigua", ni su reciclado. En este contexto, utiliza la obra de La Sagrada Familia, del catalán Antoni Gaudí, como modelo de representación del problema propuesto. Además, después de la caracterización de la situación actual del derecho y del Estado en la modernidad, el artículo analiza algunos fenómenos constituyentes políticos de esa estructura y diseña posibilidades, dada la constitución y la cohesión de los elementos de esta conformación política hoy. Palabras-clave: Estado; Modernidad; Modernidad Tardía.UNINTER2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/15610.21880/ius gentium.v10i5.156IUS GENTIUM; v. 10 n. 5 (2014); 31 - 552237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/156/pdfMartinez, Vinício CarrilhoSilva, Antenor Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-09T17:36:21Zoai:ojs.iusgentium:article/156Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2014-12-09T17:36:21Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
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