Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Franco, Luciane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459
Resumo: RESUMO Este trabalho pesquisou os conceitos de comunicação interna entre empresa e colaboradores através do seu gerente, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo. A fundamentação teórica utilizada foi a cultura organizacional com perspectiva na comunicação, a comunicação na organização e os elementos da comunicação entre colaboradores e empresa. A abordagem utilizada foi qualitativa e a pergunta que conduz: Como configura-se a comunicação entre colaboradores e empresa através do seu gerente? Para análise dos objetivos secundários propostos foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos foram: a detecção e o favorecimento de métodos de interação para estimular a participação de colaboradores e gerente, a satisfação profissional dos colaboradores e da empresa, a identificação do rumo que estimula a comunicação e a análise dos comportamentos dos atores envolvidos. Ainda apresenta estudos de metodologias comunicacionais e uma investigação de comunicação com foco na organização. Palavras-chave: Cultura. Comunicação. Ambiente Organizacional. ABSTRACT This paper researched the concepts of internal communication between company and employees through its manager, by means of a case study in an automotive company. The theoretical basis used was organizational culture with perspective in communication, communication in the organization and the elements of communication between employees and company. The approach used was qualitative and the leading question was: How is the communication between employees and company through its manager? For analysis of the proposed secondary objectives a bibliographical research, a documentary research and semi-structured interviews were carried out. The results obtained were: the detection and the favoring of interaction methods to stimulate the participation of employees and the manager, the professional satisfaction of the employees and the company, the identification of a direction that stimulates the communication, and the behavioral analysis of the actors involved. It also presents studies of communication methodologies and a communication investigation focused on the organization. Keywords: Culture. Communication. Organizational Environment. RESUMEN Este trabajo estudia los conceptos de comunicación interna entre una empresa y sus colaboradores a través de su gerente, por medio de un estudio de caso en empresa del sector automotor. La fundamentación teórica utilizada fue la cultura organizacional, orientada a la comunicación, la comunicación en la organización y los elementos de la comunicación entre colaboradores y empresa. El abordaje utilizado fue el cualitativo y la pregunta que conduce el trabajo es: ¿Cómo se configura la comunicación entre colaboradores y empresa a través de su gerente? Para el análisis de los objetivos secundarios propuestos, se utilizó la investigación bibliográfica, la investigación documental y entrevistas semiestructuradas. Los resultados obtenidos fueron: la detección y el favorecimiento de métodos de interacción para estimular la participación de colaboradores y gerente, la satisfacción profesional de los colaboradores y de la empresa, la identificación del camino que estimula la comunicación y el análisis de los comportamientos de los actores involucrados. También presenta estudio de metodologías comunicacionales y una investigación sobre comunicación orientada a la organización. Palabras-clave: Cultura. Comunicación. Ambiente Organizacional.
id UNINTER-2_297795da1de11177d4a2ef28f46bda06
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/459
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissionalRESUMO Este trabalho pesquisou os conceitos de comunicação interna entre empresa e colaboradores através do seu gerente, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo. A fundamentação teórica utilizada foi a cultura organizacional com perspectiva na comunicação, a comunicação na organização e os elementos da comunicação entre colaboradores e empresa. A abordagem utilizada foi qualitativa e a pergunta que conduz: Como configura-se a comunicação entre colaboradores e empresa através do seu gerente? Para análise dos objetivos secundários propostos foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos foram: a detecção e o favorecimento de métodos de interação para estimular a participação de colaboradores e gerente, a satisfação profissional dos colaboradores e da empresa, a identificação do rumo que estimula a comunicação e a análise dos comportamentos dos atores envolvidos. Ainda apresenta estudos de metodologias comunicacionais e uma investigação de comunicação com foco na organização. Palavras-chave: Cultura. Comunicação. Ambiente Organizacional. ABSTRACT This paper researched the concepts of internal communication between company and employees through its manager, by means of a case study in an automotive company. The theoretical basis used was organizational culture with perspective in communication, communication in the organization and the elements of communication between employees and company. The approach used was qualitative and the leading question was: How is the communication between employees and company through its manager? For analysis of the proposed secondary objectives a bibliographical research, a documentary research and semi-structured interviews were carried out. The results obtained were: the detection and the favoring of interaction methods to stimulate the participation of employees and the manager, the professional satisfaction of the employees and the company, the identification of a direction that stimulates the communication, and the behavioral analysis of the actors involved. It also presents studies of communication methodologies and a communication investigation focused on the organization. Keywords: Culture. Communication. Organizational Environment. RESUMEN Este trabajo estudia los conceptos de comunicación interna entre una empresa y sus colaboradores a través de su gerente, por medio de un estudio de caso en empresa del sector automotor. La fundamentación teórica utilizada fue la cultura organizacional, orientada a la comunicación, la comunicación en la organización y los elementos de la comunicación entre colaboradores y empresa. El abordaje utilizado fue el cualitativo y la pregunta que conduce el trabajo es: ¿Cómo se configura la comunicación entre colaboradores y empresa a través de su gerente? Para el análisis de los objetivos secundarios propuestos, se utilizó la investigación bibliográfica, la investigación documental y entrevistas semiestructuradas. Los resultados obtenidos fueron: la detección y el favorecimiento de métodos de interacción para estimular la participación de colaboradores y gerente, la satisfacción profesional de los colaboradores y de la empresa, la identificación del camino que estimula la comunicación y el análisis de los comportamientos de los actores involucrados. También presenta estudio de metodologías comunicacionales y una investigación sobre comunicación orientada a la organización. Palabras-clave: Cultura. Comunicación. Ambiente Organizacional. Centro Universitário Internacional - Uninter2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459Revista Organização Sistêmica; v. 9 n. 5 (2016)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459/225https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459/255Franco, Antonio CarlosFranco, Luciane Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-18T15:41:36Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/459Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2019-09-18T15:41:36Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
title Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
spellingShingle Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
Franco, Antonio Carlos
title_short Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
title_full Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
title_fullStr Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
title_full_unstemmed Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
title_sort Organização e comunicação no trabalho: o caso de um gerente no ambiente profissional
author Franco, Antonio Carlos
author_facet Franco, Antonio Carlos
Franco, Luciane Silva
author_role author
author2 Franco, Luciane Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Antonio Carlos
Franco, Luciane Silva
description RESUMO Este trabalho pesquisou os conceitos de comunicação interna entre empresa e colaboradores através do seu gerente, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo automotivo. A fundamentação teórica utilizada foi a cultura organizacional com perspectiva na comunicação, a comunicação na organização e os elementos da comunicação entre colaboradores e empresa. A abordagem utilizada foi qualitativa e a pergunta que conduz: Como configura-se a comunicação entre colaboradores e empresa através do seu gerente? Para análise dos objetivos secundários propostos foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos foram: a detecção e o favorecimento de métodos de interação para estimular a participação de colaboradores e gerente, a satisfação profissional dos colaboradores e da empresa, a identificação do rumo que estimula a comunicação e a análise dos comportamentos dos atores envolvidos. Ainda apresenta estudos de metodologias comunicacionais e uma investigação de comunicação com foco na organização. Palavras-chave: Cultura. Comunicação. Ambiente Organizacional. ABSTRACT This paper researched the concepts of internal communication between company and employees through its manager, by means of a case study in an automotive company. The theoretical basis used was organizational culture with perspective in communication, communication in the organization and the elements of communication between employees and company. The approach used was qualitative and the leading question was: How is the communication between employees and company through its manager? For analysis of the proposed secondary objectives a bibliographical research, a documentary research and semi-structured interviews were carried out. The results obtained were: the detection and the favoring of interaction methods to stimulate the participation of employees and the manager, the professional satisfaction of the employees and the company, the identification of a direction that stimulates the communication, and the behavioral analysis of the actors involved. It also presents studies of communication methodologies and a communication investigation focused on the organization. Keywords: Culture. Communication. Organizational Environment. RESUMEN Este trabajo estudia los conceptos de comunicación interna entre una empresa y sus colaboradores a través de su gerente, por medio de un estudio de caso en empresa del sector automotor. La fundamentación teórica utilizada fue la cultura organizacional, orientada a la comunicación, la comunicación en la organización y los elementos de la comunicación entre colaboradores y empresa. El abordaje utilizado fue el cualitativo y la pregunta que conduce el trabajo es: ¿Cómo se configura la comunicación entre colaboradores y empresa a través de su gerente? Para el análisis de los objetivos secundarios propuestos, se utilizó la investigación bibliográfica, la investigación documental y entrevistas semiestructuradas. Los resultados obtenidos fueron: la detección y el favorecimiento de métodos de interacción para estimular la participación de colaboradores y gerente, la satisfacción profesional de los colaboradores y de la empresa, la identificación del camino que estimula la comunicación y el análisis de los comportamientos de los actores involucrados. También presenta estudio de metodologías comunicacionales y una investigación sobre comunicación orientada a la organización. Palabras-clave: Cultura. Comunicación. Ambiente Organizacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459/225
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/459/255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 9 n. 5 (2016)
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493797986304