Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Organização Sistêmica |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220 |
Resumo: | RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação. Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação. Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management. Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación. Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación. Modelos de innovación. |
id |
UNINTER-2_2a923060fd7c52a88f4d9f005c2533a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/220 |
network_acronym_str |
UNINTER-2 |
network_name_str |
Revista Organização Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação. Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação. Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management. Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación. Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación. Modelos de innovación. Centro Universitário Internacional - Uninter2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220Revista Organização Sistêmica; v. 5 n. 3 (2014); 76 - 992316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220/133Alves, Elizeu BarrosoRolon, Vanessa Estela KotoviczFreitas, Renan Figueiredo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-25T15:59:27Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/220Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2014-06-25T15:59:27Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
title |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
spellingShingle |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios Alves, Elizeu Barroso |
title_short |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
title_full |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
title_fullStr |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
title_full_unstemmed |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
title_sort |
Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios |
author |
Alves, Elizeu Barroso |
author_facet |
Alves, Elizeu Barroso Rolon, Vanessa Estela Kotovicz Freitas, Renan Figueiredo de |
author_role |
author |
author2 |
Rolon, Vanessa Estela Kotovicz Freitas, Renan Figueiredo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elizeu Barroso Rolon, Vanessa Estela Kotovicz Freitas, Renan Figueiredo de |
description |
RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação. Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação. Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management. Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación. Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación. Modelos de innovación. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220 |
url |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica; v. 5 n. 3 (2014); 76 - 99 2316-2848 reponame:Revista Organização Sistêmica instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Revista Organização Sistêmica |
collection |
Revista Organização Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com |
_version_ |
1800219493670060032 |