Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elizeu Barroso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rolon, Vanessa Estela Kotovicz, Freitas, Renan Figueiredo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220
Resumo: RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação.   Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação.  Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management.  Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación.   Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación.  Modelos de innovación.
id UNINTER-2_2a923060fd7c52a88f4d9f005c2533a2
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/220
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação.   Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação.  Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management.  Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación.   Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación.  Modelos de innovación. Centro Universitário Internacional - Uninter2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220Revista Organização Sistêmica; v. 5 n. 3 (2014); 76 - 992316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220/133Alves, Elizeu BarrosoRolon, Vanessa Estela KotoviczFreitas, Renan Figueiredo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-25T15:59:27Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/220Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2014-06-25T15:59:27Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
title Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
spellingShingle Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
Alves, Elizeu Barroso
title_short Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
title_full Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
title_fullStr Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
title_full_unstemmed Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
title_sort Modelos inovadores como diferencial competitivo de negócios
author Alves, Elizeu Barroso
author_facet Alves, Elizeu Barroso
Rolon, Vanessa Estela Kotovicz
Freitas, Renan Figueiredo de
author_role author
author2 Rolon, Vanessa Estela Kotovicz
Freitas, Renan Figueiredo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elizeu Barroso
Rolon, Vanessa Estela Kotovicz
Freitas, Renan Figueiredo de
description RESUMO O debate sobre o poder de influência e a importância das inovações nos modelos de negócios é de incomensurável relevância. Muitos são os questionamentos de como as empresas empregam a inovação que, a priori, parece ser fadada ao sucesso. Porém, muitas vezes, é um verdadeiro fracasso, podendo ocasionar até a falência da empresa. Para compreender esse cenário, o objetivo deste estudo é o questionamento da forma conceitual da gestão da inovação e os modelos de inovação para que sua aplicação traga maiores benefícios e diferencial competitivo para as empresas. Para isso, serão fornecidos exemplos de duas empresas, reconhecidas mundialmente como inovadoras e quanto do conceito elas aplicam em sua gestão no intuito de propiciar a inovação.   Palavras-chave: Modelos de negócios. Gestão da inovação.  Modelos de inovação. ABSTRACT The debate about the power of influence and the importance of innovations in business models has an immeasurable importance. There is a wide range of questions on how the companies employ innovation that, at first, seems to be doomed to success. However, it is often a real failure that may lead to the bankruptcy of the company. To understand this scenario, the objective of this study is the questioning of the conceptual way of the innovation management and the innovation models so that their application will bring greater benefits and competitive differential for the companies. For this reason, examples of two companies globally recognized as innovative will be provided and in what extent of the concept is applied in their management in order to encourage innovation. Key words: Business models. Innovation management.  Innovation models. RESUMEN El debate sobre el poder de influencia y la importancia de las innovaciones en los modelos de negocios es de incalculable importancia. Muchas son las preguntas de cómo las empresas emplean la innovación que, a priori, parece estar condenada al éxito. Sin embargo, en muchas ocasiones, se trata de un verdadero fracaso, y puede llevar a la quiebra de la empresa. Para entender este escenario, el objetivo de este estudio es el cuestionamiento de la forma conceptual de la gestión de la innovación y los modelos de innovación para que su aplicación traiga mayores beneficios y diferencial competitivo para las empresas. Para tal, se ofrecerán ejemplos de dos empresas, reconocidas a nivel mundial como innovadoras, y cuanto del concepto ellas aplican en su gestión con el fin de fomentar la innovación.   Palabras-clave: Modelos de negocios. Gestión de la innovación.  Modelos de innovación.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/220/133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 5 n. 3 (2014); 76 - 99
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493670060032