Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ueno Maccoppi, Grazielle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Flavia Roberta, Freme Duarte Sturzenegger, Karen, Aurelio Hernandes, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490
Resumo: Na educação a distância, as intervenções tecnológicas se tornam práticas do cotidiano docente e acadêmico, visto que novos recursos e novas ferramentas surgem constantemente e passam a permear o processo de ensino-aprendizagem. A capacidade de aprendizagem dos alunos é possivelmente modificada por conta da digitalização dos recursos. Em contrapartida, a atuação docente é desafiada a se adaptar rapidamente a uma incorporação quase instantânea de novos processos. Neste cenário, o objetivo deste artigo[1] — como resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória — é apresentar as dificuldades enfrentadas pelo professor da educação a distância no período de teletrabalho. Para a construção do percurso metodológico, além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se questionário direcionado a um grupo de 54 professores do ensino superior da educação a distância. Verificou-se que os desafios da prática docente estão diretamente associados: ao domínio e ao uso dos artefatos tecnológicos disponibilizados; à organização do espaço físico domiciliar para o teletrabalho; ao planejamento das atividades cotidianas, que neste período se sobrepõem as atividades profissionais. Alia-se aos resultados desta pesquisa a necessidade de discussão das formas de ensino e a construção do conhecimento docente diante das inovações tecnológicas no ensino superior. Palavras-chave: desafios; prática docente; educação a distância; teletrabalho. Abstract In distance education, technological interventions become daily teaching and academic practices, since new resources and new tools constantly emerge and start to permeate the teaching-learning process. The students' learning capacity is possibly modified because of resources’ digitalization. On the other hand, teachers are challenged to adapt quickly to an almost instantaneous new processes’ incorporation. In this scenario, the objective of this article — as a result of an exploratory qualitative research — is to present the difficulties faced by distance education teacher during the teleworking period. For methodological path construction, besides the bibliographical research, a questionnaire was used, directed to a group of 54 higher education teachers of distance learning. It was found that the challenges of teaching practice are directly associated with the mastery and use of technological artifacts made available; the organization of the physical space at home for telework; the planning of daily activities, which in this period overlap professional activities. Allied to this research's results are the need to discuss forms of teaching and the construction of teaching knowledge in face of technological innovations in higher education. Keywords: challenges; teaching practice; distance education; telework. Resumen En la educación a distancia, las intervenciones tecnológicas se vuelven prácticas del hacer docente y académico cotidiano, puesto que nuevos recursos y herramientas surgen constantemente y pasan a integrar el proceso de enseñanza-aprendizaje. La capacidad de aprendizaje de los estudiantes ha sido posiblemente modificada por la digitalización de recursos. En contrapartida, la acción docente ha sido impelida a una adaptación rápida, por la incorporación casi que instantánea de nuevos procesos. En ese escenario, el objetivo de ese artículo — como resultado de una investigación cualitativa y exploratoria — es presentar las dificultades enfrentadas por el profesor de educación a distancia en el período de teletrabajo. Para construir el recorrido metodológico, además de revisión bibliográfica, se utiliza cuestionario dirigido a un grupo de 54 docentes de la educación superior a distancia. Se pudo constatar que los retos de la práctica docente están directamente asociados: al dominio y al uso de los aparatos tecnológicos disponibles; a la organización del espacio físico domiciliario para el teletrabajo; a la planificación de las actividades cotidianas que, en ese período, se sobreponen a las actividades profesionales. Se une a los resultados de esta investigación la necesidad de discusión de las formas de enseñanza y la construcción del conocimiento docente frente a las innovaciones tecnológicas en la educación superior. Palabras-clave: retos; práctica docente; educación a distancia; teletrabajo.
id UNINTER-2_35b2e5e824f4cd8344fe9d62bf80c120
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/490
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalhoNa educação a distância, as intervenções tecnológicas se tornam práticas do cotidiano docente e acadêmico, visto que novos recursos e novas ferramentas surgem constantemente e passam a permear o processo de ensino-aprendizagem. A capacidade de aprendizagem dos alunos é possivelmente modificada por conta da digitalização dos recursos. Em contrapartida, a atuação docente é desafiada a se adaptar rapidamente a uma incorporação quase instantânea de novos processos. Neste cenário, o objetivo deste artigo[1] — como resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória — é apresentar as dificuldades enfrentadas pelo professor da educação a distância no período de teletrabalho. Para a construção do percurso metodológico, além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se questionário direcionado a um grupo de 54 professores do ensino superior da educação a distância. Verificou-se que os desafios da prática docente estão diretamente associados: ao domínio e ao uso dos artefatos tecnológicos disponibilizados; à organização do espaço físico domiciliar para o teletrabalho; ao planejamento das atividades cotidianas, que neste período se sobrepõem as atividades profissionais. Alia-se aos resultados desta pesquisa a necessidade de discussão das formas de ensino e a construção do conhecimento docente diante das inovações tecnológicas no ensino superior. Palavras-chave: desafios; prática docente; educação a distância; teletrabalho. Abstract In distance education, technological interventions become daily teaching and academic practices, since new resources and new tools constantly emerge and start to permeate the teaching-learning process. The students' learning capacity is possibly modified because of resources’ digitalization. On the other hand, teachers are challenged to adapt quickly to an almost instantaneous new processes’ incorporation. In this scenario, the objective of this article — as a result of an exploratory qualitative research — is to present the difficulties faced by distance education teacher during the teleworking period. For methodological path construction, besides the bibliographical research, a questionnaire was used, directed to a group of 54 higher education teachers of distance learning. It was found that the challenges of teaching practice are directly associated with the mastery and use of technological artifacts made available; the organization of the physical space at home for telework; the planning of daily activities, which in this period overlap professional activities. Allied to this research's results are the need to discuss forms of teaching and the construction of teaching knowledge in face of technological innovations in higher education. Keywords: challenges; teaching practice; distance education; telework. Resumen En la educación a distancia, las intervenciones tecnológicas se vuelven prácticas del hacer docente y académico cotidiano, puesto que nuevos recursos y herramientas surgen constantemente y pasan a integrar el proceso de enseñanza-aprendizaje. La capacidad de aprendizaje de los estudiantes ha sido posiblemente modificada por la digitalización de recursos. En contrapartida, la acción docente ha sido impelida a una adaptación rápida, por la incorporación casi que instantánea de nuevos procesos. En ese escenario, el objetivo de ese artículo — como resultado de una investigación cualitativa y exploratoria — es presentar las dificultades enfrentadas por el profesor de educación a distancia en el período de teletrabajo. Para construir el recorrido metodológico, además de revisión bibliográfica, se utiliza cuestionario dirigido a un grupo de 54 docentes de la educación superior a distancia. Se pudo constatar que los retos de la práctica docente están directamente asociados: al dominio y al uso de los aparatos tecnológicos disponibles; a la organización del espacio físico domiciliario para el teletrabajo; a la planificación de las actividades cotidianas que, en ese período, se sobreponen a las actividades profesionales. Se une a los resultados de esta investigación la necesidad de discusión de las formas de enseñanza y la construcción del conocimiento docente frente a las innovaciones tecnológicas en la educación superior. Palabras-clave: retos; práctica docente; educación a distancia; teletrabajo.Centro Universitário Internacional - Uninter2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490Revista Organização Sistêmica; v. 10 n. 18 (2021); 4-152316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490/262Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessUeno Maccoppi, GrazielleFernandes, Flavia Roberta Freme Duarte Sturzenegger, KarenAurelio Hernandes, Cláudio2021-08-06T10:28:51Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/490Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2021-08-06T10:28:51Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
title Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
spellingShingle Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
Ueno Maccoppi, Grazielle
title_short Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
title_full Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
title_fullStr Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
title_full_unstemmed Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
title_sort Os desafios da prática docente no ensino a distância durante o teletrabalho
author Ueno Maccoppi, Grazielle
author_facet Ueno Maccoppi, Grazielle
Fernandes, Flavia Roberta
Freme Duarte Sturzenegger, Karen
Aurelio Hernandes, Cláudio
author_role author
author2 Fernandes, Flavia Roberta
Freme Duarte Sturzenegger, Karen
Aurelio Hernandes, Cláudio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ueno Maccoppi, Grazielle
Fernandes, Flavia Roberta
Freme Duarte Sturzenegger, Karen
Aurelio Hernandes, Cláudio
description Na educação a distância, as intervenções tecnológicas se tornam práticas do cotidiano docente e acadêmico, visto que novos recursos e novas ferramentas surgem constantemente e passam a permear o processo de ensino-aprendizagem. A capacidade de aprendizagem dos alunos é possivelmente modificada por conta da digitalização dos recursos. Em contrapartida, a atuação docente é desafiada a se adaptar rapidamente a uma incorporação quase instantânea de novos processos. Neste cenário, o objetivo deste artigo[1] — como resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória — é apresentar as dificuldades enfrentadas pelo professor da educação a distância no período de teletrabalho. Para a construção do percurso metodológico, além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se questionário direcionado a um grupo de 54 professores do ensino superior da educação a distância. Verificou-se que os desafios da prática docente estão diretamente associados: ao domínio e ao uso dos artefatos tecnológicos disponibilizados; à organização do espaço físico domiciliar para o teletrabalho; ao planejamento das atividades cotidianas, que neste período se sobrepõem as atividades profissionais. Alia-se aos resultados desta pesquisa a necessidade de discussão das formas de ensino e a construção do conhecimento docente diante das inovações tecnológicas no ensino superior. Palavras-chave: desafios; prática docente; educação a distância; teletrabalho. Abstract In distance education, technological interventions become daily teaching and academic practices, since new resources and new tools constantly emerge and start to permeate the teaching-learning process. The students' learning capacity is possibly modified because of resources’ digitalization. On the other hand, teachers are challenged to adapt quickly to an almost instantaneous new processes’ incorporation. In this scenario, the objective of this article — as a result of an exploratory qualitative research — is to present the difficulties faced by distance education teacher during the teleworking period. For methodological path construction, besides the bibliographical research, a questionnaire was used, directed to a group of 54 higher education teachers of distance learning. It was found that the challenges of teaching practice are directly associated with the mastery and use of technological artifacts made available; the organization of the physical space at home for telework; the planning of daily activities, which in this period overlap professional activities. Allied to this research's results are the need to discuss forms of teaching and the construction of teaching knowledge in face of technological innovations in higher education. Keywords: challenges; teaching practice; distance education; telework. Resumen En la educación a distancia, las intervenciones tecnológicas se vuelven prácticas del hacer docente y académico cotidiano, puesto que nuevos recursos y herramientas surgen constantemente y pasan a integrar el proceso de enseñanza-aprendizaje. La capacidad de aprendizaje de los estudiantes ha sido posiblemente modificada por la digitalización de recursos. En contrapartida, la acción docente ha sido impelida a una adaptación rápida, por la incorporación casi que instantánea de nuevos procesos. En ese escenario, el objetivo de ese artículo — como resultado de una investigación cualitativa y exploratoria — es presentar las dificultades enfrentadas por el profesor de educación a distancia en el período de teletrabajo. Para construir el recorrido metodológico, además de revisión bibliográfica, se utiliza cuestionario dirigido a un grupo de 54 docentes de la educación superior a distancia. Se pudo constatar que los retos de la práctica docente están directamente asociados: al dominio y al uso de los aparatos tecnológicos disponibles; a la organización del espacio físico domiciliario para el teletrabajo; a la planificación de las actividades cotidianas que, en ese período, se sobreponen a las actividades profesionales. Se une a los resultados de esta investigación la necesidad de discusión de las formas de enseñanza y la construcción del conocimiento docente frente a las innovaciones tecnológicas en la educación superior. Palabras-clave: retos; práctica docente; educación a distancia; teletrabajo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/490/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 10 n. 18 (2021); 4-15
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493990924288