Comunicação: história, componentes, formas e ruídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetti, Elizabeth
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Odirlei Zart, Clovis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492
Resumo: A busca incessante por relacionamento fez a humanidade, durante toda a sua história, criar e transformar os meios de comunicar-se. Valendo-se de registros existentes, esta pesquisa analisa as descobertas e a evolução dos meios e métodos de relacionamento utilizados nas esferas profissional, familiar e social. Percebe-se que os componentes e as formas de se comunicar quase não se alteram, com exceção dos canais, que evoluem juntamente com cada novidade tecnológica. Esses canais, por sua vez, tiveram o uso ainda mais expandido e potencializado no cenário de pandemia da Covid-19, que assolou o mundo a partir de 2020, levando milhões de pessoas a dependerem exclusivamente da tecnologia para estudar, trabalhar e relacionar-se socialmente. Apesar de toda a evolução das plataformas e meios digitais, o grande desafio continua sendo chegar à excelência na comunicação, papel de responsabilidade dos interlocutores. Cabe ao próprio ser humano a tarefa de encontrar a melhor maneira de se fazer compreender. Para tanto, não basta estar cercado por aparatos tecnológicos que transmitem mensagens instantaneamente. A eficácia no processo de comunicação depende também da preocupação dos envolvidos em se expressar — seja através da fala, gestos, escrita e até da arte — de maneira acessível e entendível ao público-alvo. A comunicação só é realizada com sucesso quando o emissor e o receptor conseguem alinhar a decodificação da mensagem. Qualquer obstáculo nesse processo pode ser classificado como ruído. Palavras-chave: comunicação; relacionamento; excelência; ruídos na comunicação. Abstract The incessant search for relationships has made humanity, throughout its history, create and transform the means of communicating. Relying on existing records, this research analyzes the discoveries and evolution of the means and methods of relationship used in the professional, family, and social spheres. It is noticed that the components and ways of communicating hardly change, except for the channels, which evolve along with each technological innovation. These channels, in turn, had their use even more expanded and potentialized in the Covid-19 pandemic scenario, which swept the world from 2020, leading millions of people to rely exclusively on technology to study, work and relate socially. Despite all the evolution of digital platforms and media, the great challenge continues to be to achieve excellence in communication, a role of responsibility of the interlocutors. It is up to the human being himself to find the best way to make himself understood. Therefore, it is not enough to be surrounded by technological devices that transmit messages instantly. Effectiveness in the communication process also depends on the concern of those involved in expressing themselves — whether through speech, gestures, writing, or even art — in an accessible and understandable way for the target audience. Communication is only performed successfully when the sender and receiver can align the message decoding. Any obstacle in this process can be classified as noise. Keywords: communication; relationship; excellence; noises in communication. Resumen La permanente búsqueda de relaciones hizo que la humanidad, en toda su historia, creara y transformara las formas de comunicarse. Sobre la base de registros existentes, esta investigación analiza las innovaciones y la evolución de los medios y métodos de interacción utilizados en los ámbitos profesionales, familiares y sociales. Se puede constatar que los componentes y las formas de comunicarse casi no sufren alteraciones, a excepción de los canales, que evolucionan con cada novedad tecnológica. El uso de esos canales, a su vez, se expandió y potencializó en el escenario de la pandemia del Covid-19, que devastó el mundo a partir de 2020, lo que hizo que millones de personas dependieran exclusivamente de la tecnología para estudiar, trabajar y relacionarse socialmente. A pesar de la evolución de las plataformas y medios digitales, el gran reto continúa siendo llegar a la excelencia en materia de comunicación, responsabilidad esta que le cabe a los interlocutores. Le toca al ser humano la tarea de encontrar la mejor manera de hacerse entender. Para ello, no es suficiente estar cercado de aparatos tecnológicos que trasmiten mensajes de forma instantánea. La eficacia en el proceso de comunicación depende también de la preocupación de los involucrados por expresarse — por medio del habla, de los gestos, de la escritura y hasta del arte — de forma accesible y comprensible para el público-meta. A comunicación solo se realiza exitosamente cuando el emisor y el receptor coinciden en la decodificación del mensaje. Cualquier obstáculo en ese proceso puede ser calificado como ruido. Palabras-clave: comunicación; relacionamiento; excelencia; ruidos en la comunicación.
id UNINTER-2_927bfe3b75037448bccb26066fcd2073
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/492
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Comunicação: história, componentes, formas e ruídosA busca incessante por relacionamento fez a humanidade, durante toda a sua história, criar e transformar os meios de comunicar-se. Valendo-se de registros existentes, esta pesquisa analisa as descobertas e a evolução dos meios e métodos de relacionamento utilizados nas esferas profissional, familiar e social. Percebe-se que os componentes e as formas de se comunicar quase não se alteram, com exceção dos canais, que evoluem juntamente com cada novidade tecnológica. Esses canais, por sua vez, tiveram o uso ainda mais expandido e potencializado no cenário de pandemia da Covid-19, que assolou o mundo a partir de 2020, levando milhões de pessoas a dependerem exclusivamente da tecnologia para estudar, trabalhar e relacionar-se socialmente. Apesar de toda a evolução das plataformas e meios digitais, o grande desafio continua sendo chegar à excelência na comunicação, papel de responsabilidade dos interlocutores. Cabe ao próprio ser humano a tarefa de encontrar a melhor maneira de se fazer compreender. Para tanto, não basta estar cercado por aparatos tecnológicos que transmitem mensagens instantaneamente. A eficácia no processo de comunicação depende também da preocupação dos envolvidos em se expressar — seja através da fala, gestos, escrita e até da arte — de maneira acessível e entendível ao público-alvo. A comunicação só é realizada com sucesso quando o emissor e o receptor conseguem alinhar a decodificação da mensagem. Qualquer obstáculo nesse processo pode ser classificado como ruído. Palavras-chave: comunicação; relacionamento; excelência; ruídos na comunicação. Abstract The incessant search for relationships has made humanity, throughout its history, create and transform the means of communicating. Relying on existing records, this research analyzes the discoveries and evolution of the means and methods of relationship used in the professional, family, and social spheres. It is noticed that the components and ways of communicating hardly change, except for the channels, which evolve along with each technological innovation. These channels, in turn, had their use even more expanded and potentialized in the Covid-19 pandemic scenario, which swept the world from 2020, leading millions of people to rely exclusively on technology to study, work and relate socially. Despite all the evolution of digital platforms and media, the great challenge continues to be to achieve excellence in communication, a role of responsibility of the interlocutors. It is up to the human being himself to find the best way to make himself understood. Therefore, it is not enough to be surrounded by technological devices that transmit messages instantly. Effectiveness in the communication process also depends on the concern of those involved in expressing themselves — whether through speech, gestures, writing, or even art — in an accessible and understandable way for the target audience. Communication is only performed successfully when the sender and receiver can align the message decoding. Any obstacle in this process can be classified as noise. Keywords: communication; relationship; excellence; noises in communication. Resumen La permanente búsqueda de relaciones hizo que la humanidad, en toda su historia, creara y transformara las formas de comunicarse. Sobre la base de registros existentes, esta investigación analiza las innovaciones y la evolución de los medios y métodos de interacción utilizados en los ámbitos profesionales, familiares y sociales. Se puede constatar que los componentes y las formas de comunicarse casi no sufren alteraciones, a excepción de los canales, que evolucionan con cada novedad tecnológica. El uso de esos canales, a su vez, se expandió y potencializó en el escenario de la pandemia del Covid-19, que devastó el mundo a partir de 2020, lo que hizo que millones de personas dependieran exclusivamente de la tecnología para estudiar, trabajar y relacionarse socialmente. A pesar de la evolución de las plataformas y medios digitales, el gran reto continúa siendo llegar a la excelencia en materia de comunicación, responsabilidad esta que le cabe a los interlocutores. Le toca al ser humano la tarea de encontrar la mejor manera de hacerse entender. Para ello, no es suficiente estar cercado de aparatos tecnológicos que trasmiten mensajes de forma instantánea. La eficacia en el proceso de comunicación depende también de la preocupación de los involucrados por expresarse — por medio del habla, de los gestos, de la escritura y hasta del arte — de forma accesible y comprensible para el público-meta. A comunicación solo se realiza exitosamente cuando el emisor y el receptor coinciden en la decodificación del mensaje. Cualquier obstáculo en ese proceso puede ser calificado como ruido. Palabras-clave: comunicación; relacionamiento; excelencia; ruidos en la comunicación.Centro Universitário Internacional - Uninter2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492Revista Organização Sistêmica; v. 10 n. 18 (2021); 27-432316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492/260Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanetti, ElizabethOdirlei Zart, Clovis 2021-08-06T10:28:51Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/492Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2021-08-06T10:28:51Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
title Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
spellingShingle Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
Zanetti, Elizabeth
title_short Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
title_full Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
title_fullStr Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
title_full_unstemmed Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
title_sort Comunicação: história, componentes, formas e ruídos
author Zanetti, Elizabeth
author_facet Zanetti, Elizabeth
Odirlei Zart, Clovis
author_role author
author2 Odirlei Zart, Clovis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetti, Elizabeth
Odirlei Zart, Clovis
description A busca incessante por relacionamento fez a humanidade, durante toda a sua história, criar e transformar os meios de comunicar-se. Valendo-se de registros existentes, esta pesquisa analisa as descobertas e a evolução dos meios e métodos de relacionamento utilizados nas esferas profissional, familiar e social. Percebe-se que os componentes e as formas de se comunicar quase não se alteram, com exceção dos canais, que evoluem juntamente com cada novidade tecnológica. Esses canais, por sua vez, tiveram o uso ainda mais expandido e potencializado no cenário de pandemia da Covid-19, que assolou o mundo a partir de 2020, levando milhões de pessoas a dependerem exclusivamente da tecnologia para estudar, trabalhar e relacionar-se socialmente. Apesar de toda a evolução das plataformas e meios digitais, o grande desafio continua sendo chegar à excelência na comunicação, papel de responsabilidade dos interlocutores. Cabe ao próprio ser humano a tarefa de encontrar a melhor maneira de se fazer compreender. Para tanto, não basta estar cercado por aparatos tecnológicos que transmitem mensagens instantaneamente. A eficácia no processo de comunicação depende também da preocupação dos envolvidos em se expressar — seja através da fala, gestos, escrita e até da arte — de maneira acessível e entendível ao público-alvo. A comunicação só é realizada com sucesso quando o emissor e o receptor conseguem alinhar a decodificação da mensagem. Qualquer obstáculo nesse processo pode ser classificado como ruído. Palavras-chave: comunicação; relacionamento; excelência; ruídos na comunicação. Abstract The incessant search for relationships has made humanity, throughout its history, create and transform the means of communicating. Relying on existing records, this research analyzes the discoveries and evolution of the means and methods of relationship used in the professional, family, and social spheres. It is noticed that the components and ways of communicating hardly change, except for the channels, which evolve along with each technological innovation. These channels, in turn, had their use even more expanded and potentialized in the Covid-19 pandemic scenario, which swept the world from 2020, leading millions of people to rely exclusively on technology to study, work and relate socially. Despite all the evolution of digital platforms and media, the great challenge continues to be to achieve excellence in communication, a role of responsibility of the interlocutors. It is up to the human being himself to find the best way to make himself understood. Therefore, it is not enough to be surrounded by technological devices that transmit messages instantly. Effectiveness in the communication process also depends on the concern of those involved in expressing themselves — whether through speech, gestures, writing, or even art — in an accessible and understandable way for the target audience. Communication is only performed successfully when the sender and receiver can align the message decoding. Any obstacle in this process can be classified as noise. Keywords: communication; relationship; excellence; noises in communication. Resumen La permanente búsqueda de relaciones hizo que la humanidad, en toda su historia, creara y transformara las formas de comunicarse. Sobre la base de registros existentes, esta investigación analiza las innovaciones y la evolución de los medios y métodos de interacción utilizados en los ámbitos profesionales, familiares y sociales. Se puede constatar que los componentes y las formas de comunicarse casi no sufren alteraciones, a excepción de los canales, que evolucionan con cada novedad tecnológica. El uso de esos canales, a su vez, se expandió y potencializó en el escenario de la pandemia del Covid-19, que devastó el mundo a partir de 2020, lo que hizo que millones de personas dependieran exclusivamente de la tecnología para estudiar, trabajar y relacionarse socialmente. A pesar de la evolución de las plataformas y medios digitales, el gran reto continúa siendo llegar a la excelencia en materia de comunicación, responsabilidad esta que le cabe a los interlocutores. Le toca al ser humano la tarea de encontrar la mejor manera de hacerse entender. Para ello, no es suficiente estar cercado de aparatos tecnológicos que trasmiten mensajes de forma instantánea. La eficacia en el proceso de comunicación depende también de la preocupación de los involucrados por expresarse — por medio del habla, de los gestos, de la escritura y hasta del arte — de forma accesible y comprensible para el público-meta. A comunicación solo se realiza exitosamente cuando el emisor y el receptor coinciden en la decodificación del mensaje. Cualquier obstáculo en ese proceso puede ser calificado como ruido. Palabras-clave: comunicación; relacionamiento; excelencia; ruidos en la comunicación.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/492/260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Organização Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 10 n. 18 (2021); 27-43
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493997215744