Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria da Penha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467
Resumo: RESUMO O presente trabalho abordou a temática “práticas em gestão” como forma de justificar a real necessidade de se discutir sobre novos enfoques das organizações, neste caso, das organizações educacionais no município de Sobral, no Estado do Ceará. O objetivo foi apresentar questões discutidas no âmbito da gestão em contextos educacionais da educação pública. Ao iniciar essa discussão recorreu-se aos novos enfoques das organizações administrativas quer seja na escola ou em outros espaços, em cujas terminologias estão termos relacionados a controle, eficiência, eficácia e resultados, no modelo capitalista onde tudo gira em torno do ganho, do lucro e da produtividade. Para a fundamentação teórica, recorreu-se a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). Em pleno século XXI ainda é forte a ideia de que a escola é mera transmissora de conhecimentos. Dentro do contexto globalizado se faz necessário repensar posturas, renovar metodologias para então promover outros conhecimentos, que levem o aluno não somente a aprender a ler e a escrever, mas principalmente a elevar seu potencial para participar na sociedade como cidadão crítico e comprometido com seu tempo, que apresente resultados e eficácia a favor da transformação social. Tomou-se como base a gestão escolar, cujo gestor tem o papel de liderar sua equipe, pôr em prática suas ideias para que possa de verdade ocorrer a “transformação". Desse gestor espera-se que seja o grande articulador entre a escola e a comunidade. Tudo gira em torno dele, mas, apesar do poder de tomada de decisão, recorre à escuta da comunidade para junto com esta gerenciar, liderar e alcançar os resultados. Nesses termos, a figura do gestor escolar é a mais importante no contexto escolar, trazendo para si toda responsabilidade e, ao mesmo tempo, socializando as angústias e anseios. Palavras-chave: Liderança. Práticas em gestão. Educação pública. ABSTRACT This paper approached the theme "management practices" as a way to justify the real need to discuss about new approaches of organizations, in this case, educational organizations in the municipality of Sobral, Ceará State, Brazil. The objective was to present issues discussed in the management environment within the educational contexts of public education. To begin this discussion, we resorted to the new approaches of the administrative organizations, whether in the school or other spaces, in whose terminology are terms related to control, efficiency, effectiveness and results, in a capitalist model where everything revolves around gain, profit and productivity. For theoretical basis we used Libâneo, Oliveira and Toschi (2010) and Paro (2007). In the 21st century the idea that the school is merely a transmitter of knowledge is still strong. Within the globalized context, it is necessary to rethink attitudes, renew methodologies to promote other knowledge that will lead students not only to learn to read and write, but especially to increase their potential to participate in society as critical citizens, committed to their time, achieving results and effectiveness in favor of social transformation. Regarding school management, the manager whose role is to lead his team, puts his ideas into practice so that the “transformation” can actually take place. This manager is expected to be the great articulator between the school and the community. Everything revolves around this relation, and despite the manager’s power of decision making, one must listen to the community to manage, lead and achieve the results. In these terms, the school managers are most important in the school context, bringing all responsibility to themselves and at the same time socializing anxieties and wishes.Keywords: Leadership. Management practices. Public education. RESUMEN El presente trabajo aborda la temática “prácticas en gestión” como forma de justificar la real necesidad de discutirse sobre los nuevos enfoques en las organizaciones, en este caso, en las organizaciones educativas en el Municipio de Sobral, estado de Ceará (Brasil). El objetivo fue presentar cuestiones discutidas en el ámbito de la gestión en contextos educativos de la educación pública. Al comenzar esa discusión, se recurrió a los nuevos enfoques sobre las organizaciones administrativas, tanto en la escuela como en otros espacios, en cuya terminología se encuentran conceptos relacionados con control, eficiencia, eficacia y resultados en el modelo capitalista, donde todo se refiere a ganancias, lucro y productividad. Para la fundamentación teórica se buscó a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). En pleno siglo XXI, todavía es fuerte la idea de que la escuela es una simple transmisora de conocimientos. En el contexto globalizado es necesario repensar posturas, renovar metodologías, para entonces promover otros conocimientos, que lleven a los alumnos no solamente a aprender a leer y escribir, sino principalmente a elevar su potencial para participar en la sociedad como ciudadanos críticos y comprometidos con su tiempo, que presenten resultados y eficacia en favor de la transformación social. En esta investigación, se asumió como base la gestión escolar, cuyo gestor tiene el rol de liderar su grupo, poner en práctica ideas para que pueda de verdad ocurrir la “transformación”. De ese gestor, se espera que sea el gran articulador entre la escuela y la comunidad. Todo sucede en torno a él, pero, a pesar del poder de tomar decisiones, prefiere escuchar a la comunidad para, juntamente con ella, dirigir, liderar y alcanzar resultados. En esos términos, la figura del gestor escolar es la más importante en el contexto escolar, pues atrae para sí toda la responsabilidad y, al mismo tiempo, socializa angustias y anhelos. Palabras-clave: Liderazgo. Prácticas en gestión. Educación pública.
id UNINTER-2_c8e0671006fc657f215a9f46c7650b58
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/467
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de SobralRESUMO O presente trabalho abordou a temática “práticas em gestão” como forma de justificar a real necessidade de se discutir sobre novos enfoques das organizações, neste caso, das organizações educacionais no município de Sobral, no Estado do Ceará. O objetivo foi apresentar questões discutidas no âmbito da gestão em contextos educacionais da educação pública. Ao iniciar essa discussão recorreu-se aos novos enfoques das organizações administrativas quer seja na escola ou em outros espaços, em cujas terminologias estão termos relacionados a controle, eficiência, eficácia e resultados, no modelo capitalista onde tudo gira em torno do ganho, do lucro e da produtividade. Para a fundamentação teórica, recorreu-se a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). Em pleno século XXI ainda é forte a ideia de que a escola é mera transmissora de conhecimentos. Dentro do contexto globalizado se faz necessário repensar posturas, renovar metodologias para então promover outros conhecimentos, que levem o aluno não somente a aprender a ler e a escrever, mas principalmente a elevar seu potencial para participar na sociedade como cidadão crítico e comprometido com seu tempo, que apresente resultados e eficácia a favor da transformação social. Tomou-se como base a gestão escolar, cujo gestor tem o papel de liderar sua equipe, pôr em prática suas ideias para que possa de verdade ocorrer a “transformação". Desse gestor espera-se que seja o grande articulador entre a escola e a comunidade. Tudo gira em torno dele, mas, apesar do poder de tomada de decisão, recorre à escuta da comunidade para junto com esta gerenciar, liderar e alcançar os resultados. Nesses termos, a figura do gestor escolar é a mais importante no contexto escolar, trazendo para si toda responsabilidade e, ao mesmo tempo, socializando as angústias e anseios. Palavras-chave: Liderança. Práticas em gestão. Educação pública. ABSTRACT This paper approached the theme "management practices" as a way to justify the real need to discuss about new approaches of organizations, in this case, educational organizations in the municipality of Sobral, Ceará State, Brazil. The objective was to present issues discussed in the management environment within the educational contexts of public education. To begin this discussion, we resorted to the new approaches of the administrative organizations, whether in the school or other spaces, in whose terminology are terms related to control, efficiency, effectiveness and results, in a capitalist model where everything revolves around gain, profit and productivity. For theoretical basis we used Libâneo, Oliveira and Toschi (2010) and Paro (2007). In the 21st century the idea that the school is merely a transmitter of knowledge is still strong. Within the globalized context, it is necessary to rethink attitudes, renew methodologies to promote other knowledge that will lead students not only to learn to read and write, but especially to increase their potential to participate in society as critical citizens, committed to their time, achieving results and effectiveness in favor of social transformation. Regarding school management, the manager whose role is to lead his team, puts his ideas into practice so that the “transformation” can actually take place. This manager is expected to be the great articulator between the school and the community. Everything revolves around this relation, and despite the manager’s power of decision making, one must listen to the community to manage, lead and achieve the results. In these terms, the school managers are most important in the school context, bringing all responsibility to themselves and at the same time socializing anxieties and wishes.Keywords: Leadership. Management practices. Public education. RESUMEN El presente trabajo aborda la temática “prácticas en gestión” como forma de justificar la real necesidad de discutirse sobre los nuevos enfoques en las organizaciones, en este caso, en las organizaciones educativas en el Municipio de Sobral, estado de Ceará (Brasil). El objetivo fue presentar cuestiones discutidas en el ámbito de la gestión en contextos educativos de la educación pública. Al comenzar esa discusión, se recurrió a los nuevos enfoques sobre las organizaciones administrativas, tanto en la escuela como en otros espacios, en cuya terminología se encuentran conceptos relacionados con control, eficiencia, eficacia y resultados en el modelo capitalista, donde todo se refiere a ganancias, lucro y productividad. Para la fundamentación teórica se buscó a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). En pleno siglo XXI, todavía es fuerte la idea de que la escuela es una simple transmisora de conocimientos. En el contexto globalizado es necesario repensar posturas, renovar metodologías, para entonces promover otros conocimientos, que lleven a los alumnos no solamente a aprender a leer y escribir, sino principalmente a elevar su potencial para participar en la sociedad como ciudadanos críticos y comprometidos con su tiempo, que presenten resultados y eficacia en favor de la transformación social. En esta investigación, se asumió como base la gestión escolar, cuyo gestor tiene el rol de liderar su grupo, poner en práctica ideas para que pueda de verdad ocurrir la “transformación”. De ese gestor, se espera que sea el gran articulador entre la escuela y la comunidad. Todo sucede en torno a él, pero, a pesar del poder de tomar decisiones, prefiere escuchar a la comunidad para, juntamente con ella, dirigir, liderar y alcanzar resultados. En esos términos, la figura del gestor escolar es la más importante en el contexto escolar, pues atrae para sí toda la responsabilidad y, al mismo tiempo, socializa angustias y anhelos. Palabras-clave: Liderazgo. Prácticas en gestión. Educación pública.Centro Universitário Internacional - Uninter2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467Revista Organização Sistêmica; v. 9 n. 5 (2016)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467/226Cardoso, Maria da Penhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-18T15:41:36Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/467Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2019-09-18T15:41:36Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
title Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
spellingShingle Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
Cardoso, Maria da Penha
title_short Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
title_full Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
title_fullStr Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
title_full_unstemmed Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
title_sort Práticas em gestão em contextos organizacionais: a experiência de Sobral
author Cardoso, Maria da Penha
author_facet Cardoso, Maria da Penha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria da Penha
description RESUMO O presente trabalho abordou a temática “práticas em gestão” como forma de justificar a real necessidade de se discutir sobre novos enfoques das organizações, neste caso, das organizações educacionais no município de Sobral, no Estado do Ceará. O objetivo foi apresentar questões discutidas no âmbito da gestão em contextos educacionais da educação pública. Ao iniciar essa discussão recorreu-se aos novos enfoques das organizações administrativas quer seja na escola ou em outros espaços, em cujas terminologias estão termos relacionados a controle, eficiência, eficácia e resultados, no modelo capitalista onde tudo gira em torno do ganho, do lucro e da produtividade. Para a fundamentação teórica, recorreu-se a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). Em pleno século XXI ainda é forte a ideia de que a escola é mera transmissora de conhecimentos. Dentro do contexto globalizado se faz necessário repensar posturas, renovar metodologias para então promover outros conhecimentos, que levem o aluno não somente a aprender a ler e a escrever, mas principalmente a elevar seu potencial para participar na sociedade como cidadão crítico e comprometido com seu tempo, que apresente resultados e eficácia a favor da transformação social. Tomou-se como base a gestão escolar, cujo gestor tem o papel de liderar sua equipe, pôr em prática suas ideias para que possa de verdade ocorrer a “transformação". Desse gestor espera-se que seja o grande articulador entre a escola e a comunidade. Tudo gira em torno dele, mas, apesar do poder de tomada de decisão, recorre à escuta da comunidade para junto com esta gerenciar, liderar e alcançar os resultados. Nesses termos, a figura do gestor escolar é a mais importante no contexto escolar, trazendo para si toda responsabilidade e, ao mesmo tempo, socializando as angústias e anseios. Palavras-chave: Liderança. Práticas em gestão. Educação pública. ABSTRACT This paper approached the theme "management practices" as a way to justify the real need to discuss about new approaches of organizations, in this case, educational organizations in the municipality of Sobral, Ceará State, Brazil. The objective was to present issues discussed in the management environment within the educational contexts of public education. To begin this discussion, we resorted to the new approaches of the administrative organizations, whether in the school or other spaces, in whose terminology are terms related to control, efficiency, effectiveness and results, in a capitalist model where everything revolves around gain, profit and productivity. For theoretical basis we used Libâneo, Oliveira and Toschi (2010) and Paro (2007). In the 21st century the idea that the school is merely a transmitter of knowledge is still strong. Within the globalized context, it is necessary to rethink attitudes, renew methodologies to promote other knowledge that will lead students not only to learn to read and write, but especially to increase their potential to participate in society as critical citizens, committed to their time, achieving results and effectiveness in favor of social transformation. Regarding school management, the manager whose role is to lead his team, puts his ideas into practice so that the “transformation” can actually take place. This manager is expected to be the great articulator between the school and the community. Everything revolves around this relation, and despite the manager’s power of decision making, one must listen to the community to manage, lead and achieve the results. In these terms, the school managers are most important in the school context, bringing all responsibility to themselves and at the same time socializing anxieties and wishes.Keywords: Leadership. Management practices. Public education. RESUMEN El presente trabajo aborda la temática “prácticas en gestión” como forma de justificar la real necesidad de discutirse sobre los nuevos enfoques en las organizaciones, en este caso, en las organizaciones educativas en el Municipio de Sobral, estado de Ceará (Brasil). El objetivo fue presentar cuestiones discutidas en el ámbito de la gestión en contextos educativos de la educación pública. Al comenzar esa discusión, se recurrió a los nuevos enfoques sobre las organizaciones administrativas, tanto en la escuela como en otros espacios, en cuya terminología se encuentran conceptos relacionados con control, eficiencia, eficacia y resultados en el modelo capitalista, donde todo se refiere a ganancias, lucro y productividad. Para la fundamentación teórica se buscó a Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) e Paro (2007). En pleno siglo XXI, todavía es fuerte la idea de que la escuela es una simple transmisora de conocimientos. En el contexto globalizado es necesario repensar posturas, renovar metodologías, para entonces promover otros conocimientos, que lleven a los alumnos no solamente a aprender a leer y escribir, sino principalmente a elevar su potencial para participar en la sociedad como ciudadanos críticos y comprometidos con su tiempo, que presenten resultados y eficacia en favor de la transformación social. En esta investigación, se asumió como base la gestión escolar, cuyo gestor tiene el rol de liderar su grupo, poner en práctica ideas para que pueda de verdad ocurrir la “transformación”. De ese gestor, se espera que sea el gran articulador entre la escuela y la comunidad. Todo sucede en torno a él, pero, a pesar del poder de tomar decisiones, prefiere escuchar a la comunidad para, juntamente con ella, dirigir, liderar y alcanzar resultados. En esos términos, la figura del gestor escolar es la más importante en el contexto escolar, pues atrae para sí toda la responsabilidad y, al mismo tiempo, socializa angustias y anhelos. Palabras-clave: Liderazgo. Prácticas en gestión. Educación pública.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/467/226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 9 n. 5 (2016)
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493816860672