História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spohr, Bárbara Cecília
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/827
Resumo: Há tempos, historiadores buscam novas formas e instrumentos que podem contribuir para a compreensão da complexidade histórica. Uma das manifestações culturais mais presentes no cotidiano da população, seja ela brasileira ou não, é a música. A relação História e Música já vem de anos, e, cada vez mais, historiadores se aprofundam em termos teórico-metodológicos nos assuntos voltados a musicalidade e ao retrato da vida social através desse tipo de manifestação. Um período de fortes intervenções estatais no âmbito cultural caracteriza-se através dos anos 1930 a 1945, na chamada Era Vargas. Um Estado autoritário em busca de controle social e ordem, utiliza-se dos meios de comunicação – dentre eles, a produção musical –, como manobra de manipulação da população brasileira e busca por uma imagem externa de uma identidade nacional progressista e em pleno desenvolvimento, usando como artefato ideológico o trabalho. Por meio da revisão bibliográfica, este artigo, objetiva a análise historiográfica já existente, a discussão a respeito de um sistema musical como fonte histórica e a investigação, na prática, do uso da fonte musical para contribuição histórica. A música produzida neste período mostra na sua letra e também, na sua musicalidade, aspectos pontuais de como era viver sob a instalação de um mundo moderno, sob a diversidade social e cultural e sob a interferência do Estado autoritário no cotidiano da população.
id UNINTER-3_1a016e35436efc1093b34cde0efd83c7
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/827
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Spohr, Bárbara CecíliaFrezarin, Maria Silvana2022-04-13T11:45:14Z2022-04-13T11:45:14Z2022https://repositorio.uninter.com/handle/1/827Há tempos, historiadores buscam novas formas e instrumentos que podem contribuir para a compreensão da complexidade histórica. Uma das manifestações culturais mais presentes no cotidiano da população, seja ela brasileira ou não, é a música. A relação História e Música já vem de anos, e, cada vez mais, historiadores se aprofundam em termos teórico-metodológicos nos assuntos voltados a musicalidade e ao retrato da vida social através desse tipo de manifestação. Um período de fortes intervenções estatais no âmbito cultural caracteriza-se através dos anos 1930 a 1945, na chamada Era Vargas. Um Estado autoritário em busca de controle social e ordem, utiliza-se dos meios de comunicação – dentre eles, a produção musical –, como manobra de manipulação da população brasileira e busca por uma imagem externa de uma identidade nacional progressista e em pleno desenvolvimento, usando como artefato ideológico o trabalho. Por meio da revisão bibliográfica, este artigo, objetiva a análise historiográfica já existente, a discussão a respeito de um sistema musical como fonte histórica e a investigação, na prática, do uso da fonte musical para contribuição histórica. A música produzida neste período mostra na sua letra e também, na sua musicalidade, aspectos pontuais de como era viver sob a instalação de um mundo moderno, sob a diversidade social e cultural e sob a interferência do Estado autoritário no cotidiano da população.application/pdfFonte HistóricaMúsicaHistória CulturalGetúlio VargasHistória através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCentro Universitário Internacional UninterEscola de educaçãoHistóriaGraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALSPOHR, Bárbara Cecília.pdfSPOHR, Bárbara Cecília.pdfapplication/pdf280639https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/1/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf628edbda9f7ed1cab1e1c897073943e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTSPOHR, Bárbara Cecília.pdf.txtSPOHR, Bárbara Cecília.pdf.txtExtracted texttext/plain45325https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/3/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf.txt4a968a61704a3b79f1b4f6ce4dc907c0MD53THUMBNAILSPOHR, Bárbara Cecília.pdf.jpgSPOHR, Bárbara Cecília.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1708https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/4/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf.jpg70ca46cc03cfe810620aec482e9a124aMD541/8272022-04-13 10:02:37.041oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-04-13T13:02:37falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-04-13T13:02:37Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
title História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
spellingShingle História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
Spohr, Bárbara Cecília
Fonte Histórica
Música
História Cultural
Getúlio Vargas
title_short História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
title_full História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
title_fullStr História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
title_full_unstemmed História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
title_sort História através da música: uma perspectiva historiográfica sobre a era Vargas (1930 – 1945)
author Spohr, Bárbara Cecília
author_facet Spohr, Bárbara Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spohr, Bárbara Cecília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frezarin, Maria Silvana
contributor_str_mv Frezarin, Maria Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Fonte Histórica
Música
História Cultural
Getúlio Vargas
topic Fonte Histórica
Música
História Cultural
Getúlio Vargas
description Há tempos, historiadores buscam novas formas e instrumentos que podem contribuir para a compreensão da complexidade histórica. Uma das manifestações culturais mais presentes no cotidiano da população, seja ela brasileira ou não, é a música. A relação História e Música já vem de anos, e, cada vez mais, historiadores se aprofundam em termos teórico-metodológicos nos assuntos voltados a musicalidade e ao retrato da vida social através desse tipo de manifestação. Um período de fortes intervenções estatais no âmbito cultural caracteriza-se através dos anos 1930 a 1945, na chamada Era Vargas. Um Estado autoritário em busca de controle social e ordem, utiliza-se dos meios de comunicação – dentre eles, a produção musical –, como manobra de manipulação da população brasileira e busca por uma imagem externa de uma identidade nacional progressista e em pleno desenvolvimento, usando como artefato ideológico o trabalho. Por meio da revisão bibliográfica, este artigo, objetiva a análise historiográfica já existente, a discussão a respeito de um sistema musical como fonte histórica e a investigação, na prática, do uso da fonte musical para contribuição histórica. A música produzida neste período mostra na sua letra e também, na sua musicalidade, aspectos pontuais de como era viver sob a instalação de um mundo moderno, sob a diversidade social e cultural e sob a interferência do Estado autoritário no cotidiano da população.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T11:45:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T11:45:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/827
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/1/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/3/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/827/4/SPOHR%2c%20B%c3%a1rbara%20Cec%c3%adlia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 628edbda9f7ed1cab1e1c897073943e5
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
4a968a61704a3b79f1b4f6ce4dc907c0
70ca46cc03cfe810620aec482e9a124a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797136048869867520