Basquetebol como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Wellisson de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/775
Resumo: Com a temática do basquetebol como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social e escolar, o presente trabalho visa analisar as possibilidades de uso do basquete como atividade funcional para a inclusão dos alunos deficientes no ambiente escolar. O método de pesquisa utilizado foi o de revisão bibliográfica, a partir de fontes de diferentes fontes, como bibliotecas, hemerotecas, bancos de dados e sites de periódicos científicos. A visão das pessoas com deficiência como sujeitos não dignos de educação (modelo tradicional), posteriormente evoluiu para a consideração das pessoas com deficiência como sujeitos passivos, onde a atenção recai sobre a própria deficiência e as limitações que ela produz, (modelo de reabilitação). Em resposta à esta situação, surge a necessidade de traduzir o déficit em necessidade e focar a ação no ambiente da pessoa (um modelo em que a autonomia pessoal é aumentada).
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