O (des)uso das tecnologias assistivas na educação a distância no contexto da educação profissional.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1177 |
Resumo: | Os cursos de Educação à Distância (EaD) podem ser compreendidos como sinônimo da democratização do ensino, tendo em vista a possibilidade de levar acesso à educação a todos. No entanto, percebe-se que as propostas de democratização ainda encontram barreiras de acessibilidade às pessoas com deficiência e, no contexto educacional, o uso das tecnologias pode contribuir para a ampliação de novas possibilidades de organização do processo de ensino e aprendizagem. Os elementos norteadores desta pesquisa estão embasados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 − que garante o direito de todos à educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu artigo 80 − que assegura a oferta da Educação a Distância voltada à inclusão das pessoas com deficiência, e demais legislações educacionais. Por meio de uma aproximação com a literatura disponível, foi possível identificar que a maioria dos desafios na EaD está relacionada à prática pedagógica e à formação dos docentes e, que os estudantes precisam apropriar-se do uso das tecnologias de informação e comunicação. Nessa perspectiva, a pesquisa foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional (Uninter), na linha de pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação, mediante o Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade, com o objetivo de identificar a formação docente dos profissionais que atuam na EaD de uma Instituição de Educação Profissional, quanto ao emprego de tecnologias assistivas para atender as pessoas com deficiência. Para tanto, a pesquisa se alicerça em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem qualitativa e, a partir de uma observação participante, busca-se analisar o uso de Tecnologias Assistivas nos cursos EaD. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, da instituição analisada, não são utilizados recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, haja vista que os instrutores não possuem formação ou experiência no uso de Tecnologias Assistivas. Como produto, esta dissertação apresenta um guia de implementação de tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual e auditiva na Educação a Distância. |
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Para tanto, a pesquisa se alicerça em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem qualitativa e, a partir de uma observação participante, busca-se analisar o uso de Tecnologias Assistivas nos cursos EaD. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, da instituição analisada, não são utilizados recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, haja vista que os instrutores não possuem formação ou experiência no uso de Tecnologias Assistivas. Como produto, esta dissertação apresenta um guia de implementação de tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual e auditiva na Educação a Distância.71 f.application/pdfAcessibilidade. 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Os cursos de Educação à Distância (EaD) podem ser compreendidos como sinônimo da democratização do ensino, tendo em vista a possibilidade de levar acesso à educação a todos. No entanto, percebe-se que as propostas de democratização ainda encontram barreiras de acessibilidade às pessoas com deficiência e, no contexto educacional, o uso das tecnologias pode contribuir para a ampliação de novas possibilidades de organização do processo de ensino e aprendizagem. Os elementos norteadores desta pesquisa estão embasados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 − que garante o direito de todos à educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu artigo 80 − que assegura a oferta da Educação a Distância voltada à inclusão das pessoas com deficiência, e demais legislações educacionais. Por meio de uma aproximação com a literatura disponível, foi possível identificar que a maioria dos desafios na EaD está relacionada à prática pedagógica e à formação dos docentes e, que os estudantes precisam apropriar-se do uso das tecnologias de informação e comunicação. Nessa perspectiva, a pesquisa foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional (Uninter), na linha de pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação, mediante o Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade, com o objetivo de identificar a formação docente dos profissionais que atuam na EaD de uma Instituição de Educação Profissional, quanto ao emprego de tecnologias assistivas para atender as pessoas com deficiência. Para tanto, a pesquisa se alicerça em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem qualitativa e, a partir de uma observação participante, busca-se analisar o uso de Tecnologias Assistivas nos cursos EaD. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, da instituição analisada, não são utilizados recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, haja vista que os instrutores não possuem formação ou experiência no uso de Tecnologias Assistivas. Como produto, esta dissertação apresenta um guia de implementação de tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual e auditiva na Educação a Distância. |
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