Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1445 |
Resumo: | Este trabalho analisa a obra realizada por Michelangelo Buonarroti no teto da Capela Sistina entre 1508 e 1512 com atenção para o uso da cor, buscando reconstruir parcialmente a história dos pigmentos utilizados, o uso do cânone cangiante e as possíveis aproximações dos resultados ópticos com a teoria moderna das cores estabelecida entre os séculos XVIII e XIX por Goethe. Tal problemática se materializa na dúvida de como o artista realizou a escolha das cores. Essa questão se faz necessária devido aos poucos estudos sobre o tema na obra de Michelangelo, que era também um exímio colorista. O propósito central deste trabalho é aproximar a teoria moderna das cores com o pensamento artístico do artista, buscando por inferência que Michelangelo, mesmo que de forma intuitiva, conseguiu criar efeitos ópticos com as cores que chamam a atenção do olhar. Para isso foi empregada a pesquisa bibliográfica qualitativa, baseada em estudos, artigos e publicações acerca do assunto. Esse propósito será fundamentado a partir da revisão bibliográfica/ estado da arte. A pesquisa demonstrou que apesar de não ser possível evidenciar o pensamento teórico de Michelangelo sobre as cores, existe a possibilidade de que o mesmo alcançou efeitos de harmonizações destas como forma tanto de reverenciar o passado, como moderniza-lo, abrindo espaço para que novas pesquisas acerca do tema possam se aprofundar no assunto a fim de trazer novas descobertas e olhares para o teto da Capela Sistina e as soluções do artista para a obra. |
id |
UNINTER-3_58ad5c6f00aa5678e0f95511904d50b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uninter.com:1/1445 |
network_acronym_str |
UNINTER-3 |
network_name_str |
Repositório Institucional Uninter |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jean Carlos deYukata, Paulo Girata2023-08-11T18:10:51Z2023-08-11T18:10:51Z2022https://repositorio.uninter.com/handle/1/1445Este trabalho analisa a obra realizada por Michelangelo Buonarroti no teto da Capela Sistina entre 1508 e 1512 com atenção para o uso da cor, buscando reconstruir parcialmente a história dos pigmentos utilizados, o uso do cânone cangiante e as possíveis aproximações dos resultados ópticos com a teoria moderna das cores estabelecida entre os séculos XVIII e XIX por Goethe. Tal problemática se materializa na dúvida de como o artista realizou a escolha das cores. Essa questão se faz necessária devido aos poucos estudos sobre o tema na obra de Michelangelo, que era também um exímio colorista. O propósito central deste trabalho é aproximar a teoria moderna das cores com o pensamento artístico do artista, buscando por inferência que Michelangelo, mesmo que de forma intuitiva, conseguiu criar efeitos ópticos com as cores que chamam a atenção do olhar. Para isso foi empregada a pesquisa bibliográfica qualitativa, baseada em estudos, artigos e publicações acerca do assunto. Esse propósito será fundamentado a partir da revisão bibliográfica/ estado da arte. A pesquisa demonstrou que apesar de não ser possível evidenciar o pensamento teórico de Michelangelo sobre as cores, existe a possibilidade de que o mesmo alcançou efeitos de harmonizações destas como forma tanto de reverenciar o passado, como moderniza-lo, abrindo espaço para que novas pesquisas acerca do tema possam se aprofundar no assunto a fim de trazer novas descobertas e olhares para o teto da Capela Sistina e as soluções do artista para a obra.application/pdfCapela SistinaMichelangeloCangianteTeoria da corTeoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCentro Universitário Internacional UninterEscola de EducaçãoUberaba-MG2022Bacharelado em Artes VisuaisGraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdfOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdfapplication/pdf1165164https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/1/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf32e0b29b725a3d2cef6b87fa7a0d008bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdf.txtOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdf.txtExtracted texttext/plain50096https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/3/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf.txtdd04dfa6ea6b8bfa88d34f07f5a105ddMD53THUMBNAILOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdf.jpgOLIVEIRA, Jean Carlos de.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1563https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/4/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf.jpg56c3930e05d2c98cad1e70810257faa7MD541/14452023-08-11 15:30:21.409oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T18:30:21falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T18:30:21Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
title |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
spellingShingle |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina Oliveira, Jean Carlos de Capela Sistina Michelangelo Cangiante Teoria da cor |
title_short |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
title_full |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
title_fullStr |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
title_full_unstemmed |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
title_sort |
Teoria das cores: análise da pintura do teto da capela sistina |
author |
Oliveira, Jean Carlos de |
author_facet |
Oliveira, Jean Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jean Carlos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Yukata, Paulo Girata |
contributor_str_mv |
Yukata, Paulo Girata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capela Sistina Michelangelo Cangiante Teoria da cor |
topic |
Capela Sistina Michelangelo Cangiante Teoria da cor |
description |
Este trabalho analisa a obra realizada por Michelangelo Buonarroti no teto da Capela Sistina entre 1508 e 1512 com atenção para o uso da cor, buscando reconstruir parcialmente a história dos pigmentos utilizados, o uso do cânone cangiante e as possíveis aproximações dos resultados ópticos com a teoria moderna das cores estabelecida entre os séculos XVIII e XIX por Goethe. Tal problemática se materializa na dúvida de como o artista realizou a escolha das cores. Essa questão se faz necessária devido aos poucos estudos sobre o tema na obra de Michelangelo, que era também um exímio colorista. O propósito central deste trabalho é aproximar a teoria moderna das cores com o pensamento artístico do artista, buscando por inferência que Michelangelo, mesmo que de forma intuitiva, conseguiu criar efeitos ópticos com as cores que chamam a atenção do olhar. Para isso foi empregada a pesquisa bibliográfica qualitativa, baseada em estudos, artigos e publicações acerca do assunto. Esse propósito será fundamentado a partir da revisão bibliográfica/ estado da arte. A pesquisa demonstrou que apesar de não ser possível evidenciar o pensamento teórico de Michelangelo sobre as cores, existe a possibilidade de que o mesmo alcançou efeitos de harmonizações destas como forma tanto de reverenciar o passado, como moderniza-lo, abrindo espaço para que novas pesquisas acerca do tema possam se aprofundar no assunto a fim de trazer novas descobertas e olhares para o teto da Capela Sistina e as soluções do artista para a obra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-11T18:10:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-11T18:10:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1445 |
url |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Uninter instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Repositório Institucional Uninter |
collection |
Repositório Institucional Uninter |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/1/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/2/license.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/3/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1445/4/OLIVEIRA%2c%20Jean%20Carlos%20de.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32e0b29b725a3d2cef6b87fa7a0d008b 2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852 dd04dfa6ea6b8bfa88d34f07f5a105dd 56c3930e05d2c98cad1e70810257faa7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801047284019888128 |