A inserção da mulher negra na docência no curso de serviço social em Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1465 |
Resumo: | Falar sobre gênero e raça, será sempre singular e particular. Tratar sobre esses assuntos, despertam angústias e feridas que já mais serão esquecidas. Isso porque o processo identitário, não é apenas delicado, mas ele exige individualidade. O poder ser, gera para mulher preta ou parda um apagamento literal e histórico. Portanto, em uma sociedade colonial branca, a fala e discussão sobre mulher negra, negligenciada. Sendo assim e tendo em vista todo um processo histórico, é nosso dever poder falar sobre nós mesmas e nossas experiências, para não passarmos de forma despercebidas nas mais diversas eixos estruturantes da sociedade. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de cursos, teve como objetivo geral: refletir sobre a trajetória docente de mulheres negras que atuam em faculdades de Serviço Social na modalidade presencial em Curitiba. Para que este fosse atingido, elencou-se os seguintes objetivos específicos: compreender a diáspora africana e história das mulheres negras; entender a relação de raça e gênero, a partir da definição da interseccionalidade, trazendo o feminismo negro; realizar uma revisão de literatura sobre a inserção da mulher negra no mercado de trabalho e na docência em Serviço Social no Brasil e apresentar a trajetória docente de mulheres negras que atuam em faculdades de Serviço Social na modalidade presencial em Curitiba. Para que estes objetivos fossem atingidos, o método que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi o materialismo histórico-dialético a partir de uma revisão sistemática bibliográfica de literatura a respeito da inserção da mulher negra na docência nos Cursos de Serviço Social em Curitiba. Para que se desenvolvesse de forma coesa, foi incialmente realizado um estudo sobre a formação sócio-histórica, racismo estrutural, reflexões sobre o processo de racialização, interseccionalidade, gênero e feminismo negro, para que sequencialmente fossem exploradas as plataformas Rede de Revistas Científicas de Acesso Aberto Diamond (Redalyc), Catálogo de Teses e Dissertações Capes e Plataforma periódico SciElo. Tomou como norte as questões estruturantes, a saber: a área do conhecimento que predomina os estudos selecionados, a política pública em que as produções se vinculam, o estado que se destaca na elaboração de produções, além de apontar quem são os autores que tem se debruçado a pesquisar sobre elementos sobre gênero raça, mercado de trabalho e serviço social e como essa expressão da questão social tem sido abordada por diferentes prismas. Ademais, a partir da realização do trabalho, foi possível perceber que a trajetória histórica da mulher negra no Brasil, até a contemporaneidade. Motivo pelo qual houve a possibilidade de compreender qual o papel da mulher negra e o que ela vem representando longo dos anos, socialmente. Foi realizada a análise de conteúdo para correlacionar a historicidade e revisão sistemática de leitura. E por fim, pudemos compreender qual a trajetória docente de mulheres negras que atuam em faculdades de Serviço Social na modalidade presencial em Curitiba. |
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